Doenças Cardiovasculares e Colesterol - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Doenças Cardiovasculares e Colesterol

Doenças Cardiovasculares e Colesterol – Perceber o colesterol:

A principal tarefa do colesterol dentro do organismo é auxiliar no transporte de gorduras pelos vasos sanguíneos. Ele pode vir de duas maneiras, ou é fabricado pelo fígado (a maior parte), ou então faz parte dos alimentos que ingerimos.

Quando se come apenas a quantidade de gordura necessária ao organismo todo este sistema de transporte de gorduras funciona correctamente, o problema surge quando comemos muita gordura.

De uma forma similar ao que acontece numa fábrica, quando existem muitos produtos para transportar a fábrica compra camiões e mais camiões para transportar todas as gorduras…o problema é que depois as estradas ficam cheias de camiões (colesterol) e os outros veículos (sangue) não conseguem circular. Por isso a maneira mais eficaz para se iniciar a redução do colesterol é diminuir a quantidade de gorduras que ingerimos, para que desta maneira não seja necessário tanto colesterol (camiões) para a transportar.

Os diversos tipos de colesterol

Existem essencialmente 3 tipos de colesterol o VLDL, o LDL e o HDL vejamos cada um deles.

As VLDL pode-se dizer que são os camiões por excelência pois são elas que transportam as gorduras do fígado para todas as células do nosso corpo. Depois de “descarregarem a carga” elas transformam-se nas LDL.

As LDL são chamadas de “mau colesterol”, porque depois de terem transportado as gorduras prendem-se com muita facilidade às paredes dos vasos sanguíneos, podendo obstruí-los.

As HDL são chamadas de “bom colesterol” porque elas recuperam as LDL presas e levam-nas de volta ao fígado, são por assim dizer os reboques dos camiões e que os reparam.

Como reduzir o meu Colesterol?

Antes de mais é preciso ter consciência que temos o colesterol elevado e ter vontade de baixá-lo, reconhecendo os malefícios que ele provoca.

Como vimos atrás a alteração da dieta alimentar revela-se a medida mais eficaz para esta redução do Colesterol, no entanto ela só por si pouco pode fazer! Como a união faz a força é preciso ajudar a dieta com o controlo do peso, a prática de exercício, deixando de fumar, controlar a tensão arterial e reduzir as preocupações do dia-a-dia, no fim de tudo isto o seu coração agradece-lhe.

Alteração da dieta alimentar

O nosso primeiro objectivo é dar razões ao nosso corpo para não produzir mais “camiões”, reduzindo as gorduras que ingerimos. Comece por evitar comer as gorduras “obvias”, tais como a manteiga, o queijo e o leite gordo. Por norma todas as comidas preparadas tem muita gordura, elimine as gorduras visíveis da carne e não coma a pele das aves (galinha, pato, etc.), prefira o peixe à carne.

Coma mais fibras. Ao comer fibras solúveis tais como a aveia, os feijões e a fruta evita que o colesterol que ingerimos seja absorvido pelo organismo.

Coma menos colesterol. Ingerir alimentos ricos em colesterol também ajuda a aumentar os seus níveis no sangue. Evite a ingestão de ovos e carne de todos os animais, especialmente as miudezas.

Coma mais amido. O amido não engorda e podem reduzir o seu nível de colesterol diluindo as gorduras que comemos. Coma mais grão, feijão, batata e vegetais, todos eles são ricos em amido.

Perder peso

Quando temos excesso de peso quer dizer que o nosso corpo acumula mais gordura e colesterol do que é necessário. Isto pode causar um aumento do nível de colesterol no sangue. Como as gorduras têm mais calorias que as proteínas e do que o amido, a maneira mais rápida de reduzir o colesterol é reduzir a quantidade de gorduras que comemos.

Praticar exercício físico

A prática regular de exercício não só o ajuda a aumentar o nível do colesterol bom, como também o ajuda a perder peso. Pratique exercício físico leve a moderado (andar, corrida lenta, nadar, dançar, andar de bicicleta) pelo menos 4 vezes por semana durante meia hora pelo menos. Se necessário fale com o seu médico ou seu enfermeiro para o aconselhar sobre o melhor exercício para o seu caso.

Diga não às gorduras, diga não ao Colesterol

Ler Tambem:

– Como medir a Pressão Arterial
– Como medir a Frequência Cardíaca

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.