As mulheres grávidas podem comer camarão? É Seguro? Existem Benefícios para o Feto?

Algumas mulheres grávidas comem camarão, enquanto outras não. Desta forma, torna-se importante esclarecer todas as preocupações relacionadas com a segurança, além dos potenciais benefícios de consumir este alimento.

Saiba Se é Seguro Comer Camarão Durante A Gravidez. Conheça Os Benefícios Oferecidos Pelo Crustáceo

As Mulheres Grávidas Podem Comer Camarão?

Camarão é um termo genérico que descreve milhares de diferentes espécies de crustáceos decápodes, a maioria dos quais pertencentes aos grupos taxonómicos Dendrobranchiata ou Caridea.

Devido à sua abundância e composição nutricional impressionante, os camarões são também uma forma muito comum de marisco, consumida em muitas partes do mundo.

No entanto, têm surgido algumas preocupações sobre o consumo de marisco durante a gravidez, particularmente quando servido cru, devido ao receio de toxicidade por metais pesados e de intoxicações alimentares.

Felizmente, sim, as mulheres grávidas podem comer camarão, uma vez que é habitualmente classificado como um marisco de baixo teor em mercúrio, contrastando com o exemplo de outros peixes que possuem um elevado teor em mercúrio.

É o caso da cavala, do peixe-espada ou do tubarão. Na verdade, não só é seguro comer camarão durante a gravidez como também poderá obter alguns nutrientes extra e alguns benefícios surpreendentes para a saúde.

Benefícios de Comer Camarão Durante a Gravidez

Quando as mulheres grávidas comem o crustáceo, aumentam a ingestão de ácidos gordos da série ômega-3, além de vários aminoácidos, proteínas e outros nutrientes.

As espécies deste crustáceo são tipicamente ricas em selênio e também possuem níveis significativos de ferro, vitamina B12, fósforo, iodo, colina e cobre.

Para além disso, constituem uma excelente fonte de proteínas.

Com uma gama tão diversificada de nutrientes, comer camarão durante esta fase pode ajudar a garantir o crescimento e o desenvolvimento normal do feto.

Dado o elevado teor em ácidos gordos ômega-3, o camarão também poderá ajudar a melhorar a sua saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.

Tais alterações diminuem o risco de aterosclerose e de hipertensão arterial, que afetam muitas gestantes.

Os minerais encontrados nestes crustáceos também poderão ajudar a proteger o sistema imunitário, além de garantirem a saúde dos seus ossos e dos seus dentes.

Pode-se Comer Camarão Cru ou Mal Cozido?

Sim, pode-se comer o crustáceo cru ou mal cozido, desde que provenha de uma fonte confiável e segura. O mais importante quando se trata de camarão é, na verdade, a frescura.

O camarão congelado que é descongelado e depois cozido está realmente associado a um maior risco de intoxicações alimentares.

Tendo em conta que o camarão é também um marisco bastante delicado de cozinhar, será melhor servi-lo mal cozido do que demasiado cozido, uma vez que pode ficar duro e com textura de borracha.

Na verdade, inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo comem o camarão cru.

Embora exista um risco real de conter bactérias, cozinhar o camarão por um curto período de tempo deve ser o suficiente para eliminá-las.

Como comer?

Existem muitas maneiras de cozinhar o crustáceo, incluindo cozê-lo, levá-lo ao micro-ondas ou salteá-lo. Contudo, é imprescindível que saiba como limpar e preparar antes de o comer.

  • Passo 1: Primeiro, remova cuidadosamente a casca.
  • Passo 2: Faça um pequeno corte com uma faca na parte de trás do camarão, desde a cauda até à cabeça.
  • Passo 3: Remova cuidadosamente a veia (que geralmente tem uma cor preta, castanha ou avermelhada).

Depois destes passos, poderá lavar o crustáceo e congelá-lo ou usá-lo imediatamente nos seus cozinhados.

Que Espécies São Seguras Para Comer?

Algumas espécies são mais seguras de comer do que outras! É o caso do camarão rosa e os cultivados nos Estados Unidos, entre outros.

  • Gambas selvagens – São muitas vezes consideradas o crustáceo mais limpo do mundo. Tratam-se de grandes camarões, comummente colhidos no Alasca.
  • Camarão selvagem – São pequenos camarões de água fria, habitualmente encontrados no noroeste do Pacífico.
  • Camarão rosa – Estes, de pequenas espécies são frequentemente utilizados em saladas.
  • Camarão do Norte – Estes pequenos camarões são tremendamente saborosos e limpos, possuindo níveis muito baixos de mercúrio.
  • Camarão cultivado nos EUA – Produzidos em extensas aquaculturas, seguindo padrões elevados e com baixos níveis de toxicidade, os camarões cultivados nos EUA são dos mais seguros que poderá consumir.

Referências

1 https://academic.oup.com/
2 https://academic.oup.com/
3 http://jech.bmj.com/
4 https://www.sciencedirect.com/
5 https://www.sciencedirect.com/
6 https://www.sciencedirect.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *