É Seguro Ter Sexo Durante a Gravidez? Cuidado com as Posições Perigosas - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

É Seguro Ter Sexo Durante a Gravidez? Cuidado com as Posições Perigosas

Quando se trata de ter relações sexuais durante a gravidez, esse é, absolutamente, o último pensamento que entra na mente de uma mulher grávida.

“Mesmo as mulheres sexualmente ativas, que engravidam, preocupam-se com o sexo durante a gravidez.”

É completamente seguro ter relações sexuais durante a gravidez, desde que não existam complicações. Mas, se não tiver a certeza, pergunte ao seu médico e compreenda os possíveis riscos que se aplicam, condições que podem impedir de manter relações sexuais e as posições mais seguras e confortáveis para fazer sexo durante a gravidez.

Sexo Durante A Gravidez

Quão seguro é o sexo durante a gravidez?

Na maioria das gestações normais, é seguro ter relações sexuais. Com um rápido olhar para a anatomia feminina, é claro que o pénis não ultrapassa a vagina durante as relações sexuais, portanto, há uma distância total entre qualquer secreção e o útero.

Além disso, o útero fornece um abundante acolchoamento para o feto em crescimento, desde que seja um sexo leve a moderadamente vigoroso.

O saco amniótico em que o bebê se desenvolve também é bastante forte e o tampão de muco na base do colo do útero impede que qualquer infecção afete o crescimento do seu filho.

Dito isto, ainda existem os riscos normais de se ter relações sexuais, em particular, a transferência de uma doença sexualmente transmissível.

A contração de uma doença sexualmente transmissível durante a gravidez pode ser complicada, pois, o uso de medicamentos e outros tratamentos podem ser necessários para garantir o nascimento seguro da criança.

Se tiver relações sexuais com um novo parceiro ou com a presença de uma doença sexualmente transmissível, o método anticoncecional é altamente recomendado (por exemplo, preservativos, anéis vaginais, diafragmas, etc.)

Pode o sexo durante a gravidez causar um aborto espontâneo?

Numa gravidez normal e de baixo risco, o sexo não pode causar aborto espontâneo.

Na verdade, o sexo geralmente é considerado uma atividade saudável e segura durante a gravidez, o que pode reduzir os níveis de estresse e liberar as hormonas do bem-estar no corpo.

Se está a ter sexo durante esta fase, pode haver algum sangramento ou mancha vaginal leve, mas isso deve ser temporário e normal. Se esse sangramento continuar, procure atendimento médico imediatamente.

O medo de um aborto espontâneo durante o sexo nesta fase provém das contrações uterinas que acompanham frequentemente o orgasmo.

Essas contrações sempre ocorrem com o orgasmo feminino, mas, com uma pressão adicional nesta área do corpo, e o aumento do fluxo sanguíneo nesses tecidos intumescidos, as contrações podem se sentir mais intensas.

No entanto, existem certas condições que podem impedi-la de ter relações sexuais nesta fase.

O sexo nesta fase tão delicada prejudica o bebê?

O sexo nesta fase não prejudica o bebê de nenhuma forma, desde que não sofra de placenta prévia, vazamento de líquido amniótico, sangramento vaginal, história de parto prematuro, Gravidez múltipla ou gemelar, ou incompetência cervical.

Placenta prévia

Esta é uma condição em que a placenta bloqueia parcialmente a abertura do colo do útero e pode trazer uma série de complicações. Se foi diagnosticada com esta condição, o sexo pode ser proibido, com base na recomendação do seu médico.

Sangramento vaginal

Embora pequenas quantidades de sangramento ou manchas vaginais sejam normais após a relação sexual, a hemorragia consistente ou regular pode ser indicativa de um problema ainda mais grave e pode tornar o sexo perigoso durante esta fase.

Historial de parto pré-termo

Se teve partos prematuros no passado, há uma hipótese maior de que o sexo durante a relação sexual resulte em complicações ou nascimentos prematuros. Fale com o seu médico antes de fazer sexo se isso se aplica ao seu histórico médico.

Insuficiência Cervical

A Incompetência istmo-cervical é uma condição caracterizada pela abertura prematura do colo do útero, o que poderia expor o feto a possíveis infecções ou passagem de fluido durante as relações sexuais.

Gravidez múltipla

Se está a carregar múltiplos bebês como gémeos ou trigémeos, isso pode aumentar os riscos de manter relações sexuais durante esta fase, pois, não só tornará o ato físico mais desconfortável, como a sensação de satisfação ou pressão na vagina pode ser muito mais intenso.

Pode o sexo ativar o trabalho de parto?

A pesquisa mostrou que mesmo o sexo no final do período da gravidez não desencadeia o trabalho de parto.

Embora depoimentos informais tenham muitas vezes sugerido as relações sexuais como uma boa maneira de desencadear ou estimular o trabalho, os dados não mostram essa correlação.

Semelhante ao medo de abortos espontâneos, o medo de induzir o parto é por causa da sensação de um orgasmo que inclui uma forte contração dos músculos uterinos, semelhante ao sentimento das dores do parto.

No entanto, se alguma das condições acima afeta a sua gravidez, é melhor falar com o seu médico antes de tentar fazer sexo no final da gravidez.

Posições recomendadas para ter sexo durante a gravidez

Devido ao aumento de peso e outras alterações corporais, pode ser difícil encontrar uma posição confortável para realizar atividades sexuais nesta fase.

Algumas das melhores sugestões incluem lado a lado com ângulo, com a mulher por cima, lado a lado por trás, por trás ou na borda da cama. (VER IMAGEM)

• A mulher por cima
• Lado a lado por trás
• Lado a lado com ângulo
• Na borda da cama
• Por trás

Em que fase da gravidez a gestante deve parar de ter sexo?

É Seguro Ter Sexo Durante A Gravidez

Uma mulher grávida não deve ter relações sexuais quando diagnosticada com qualquer condição específica, como uma dor constante, uma secreção ou falta de desejo de ter relações sexuais.

Falta de desejo

O desejo sexual nas mulheres flutua drasticamente. Algumas mulheres podem estar completamente desconectadas da ideia de ter relações sexuais, enquanto outras podem sentir que o fluxo das hormonas aumentou dramaticamente o seu desejo sexual.

Se se sentir desconfortável com o sexo, deverá dialogar com o seu parceiro, pois, esses obstáculos psicológicos são bastante comuns.

Dor ou secreção

Se tiver dor consistente ou encontrar qualquer secreção vaginal após o sexo, isso pode indicar que algo mais grave acontece.

Deve evitar ter relações sexuais, desde que esses sintomas persistam, e também, deve fazer um exame geral com o seu médico, apenas para garantir que tudo esteja a progredir normalmente.

Condições específicas

A maioria das condições listadas acima (placenta prévia, insuficiência cervical, etc.) resultará na proibição do sexo durante o período da gravidez, pelo seu médico. Estas instruções são fundamentais para a saúde da gestante e do bebê.

Referências

http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/science/
http://journals.plos.org/plosone/
http://www.tandfonline.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3881707
http://www.sciencedirect.com/science/article/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19711831
http://www.tandfonline.com/doi/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16554698

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade