Eclipse Lunar Total – Dia 15 de junho 2011

Na quarta-feira 15 de junho de 2011 “talvez se realize” um dos eventos astronômicos mais importantes do ano: será visivel um eclipse lunar total, caso as condições meteorológicas assim o permitam. O eclipse lunar total poderá ser visto da Europa, África Oriental, Ásia Central, Oriente Médio, Centro-Oeste da Austrália e em algumas zonas da América do Sul. Os observadores localizados na Europa vão perder a primeira parte do “evento”, que deve começar antes que a lua apareça no céu. A NASA anunciou que o eclipse vai durar cerca de seis horas no total , embora obstrua completamente a Lua apenas durante uma hora e 41 minutos.

O próximo eclipse total da Lua integralmente visível em Portugal só se repetirá a 28 de Setembro de 2015. O Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) vai promover uma observação pública no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril (Cascais), acompanhando o eclipse com telescópios e outros instrumentos. A Lua cheia irá nascer já completamente mergulhada na parte central da sombra da Terra pouco antes das 21:00 horas.

Devido à refracção da luz na nossa atmosfera, uma parte dos raios solares misturam-se com a sombra da Terra, conferindo um toque de cor peculiar à Lua eclipsada. Esta cor pode variar do mero cinzento sujo, passando por tonalidades de castanho até vermelho vivo ou cor de laranja.

A cor da Lua é imprevisível, uma vez que pode alterar-se ao longo do evento e depende principalmente da cobertura de nuvens em torno do globo terrestre e das partículas de poeiras e matéria orgânica suspensas na atmosfera. Erupções vulcânicas recentes, tempestades de areia nos desertos e outras calamidades meteorológicas ou geológicas contribuem consideravelmente para a transparência da atmosfera e da cor que o eclipse lunar irá mostrar.

Foto do eclipse lunar:

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Esta matéria tem 4 Comentários
  1. allan Reply

    deve ter sido lindo!mais que pena que não pude ver gostaria muito quem viu deve ter ficado encantados.bjjjjjjj.para as meninas

  2. marcelle Reply

    lindo muito todos do meu bairro ficaram encantados com essa belesa da naturesa.

  3. rafaela Reply

    de onde eu moro não deu pra ver,mas gostaria muito de ter visto,deve ter sido muito lindo!!Quem sabe na proxima,néh?
    bjjkks
    by:rafaela

  4. nat Reply

    UAUA lindoo de mais! como Deus é sabio, tamanha beleza espetaculo da natureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:05 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)