Efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Nos dias que correm, o laptop é um item essencial na vida de muitas pessoas, seja para o seu lazer, seja para a sua utilização profissional. Contudo, o seu uso excessivo pode trazer alguns problemas, tanto a nível ortopédico, mas também para a saúde dos olhos. Neste artigo poderá conhecer melhor as consequências e os efeitos colaterais do uso excessivo do laptop. Confira.

efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Consequências da utilização excessiva do laptop

O uso do laptop implica na maior parte das vezes estar sentado a escrever. Contudo, se a posição não for a mais adequada, um período mais prolongado ou uma utilização diária, acaba por ter efeitos bastante prejudiciais sobre algumas estruturas importantes do corpo, como por exemplo a coluna cervical.

Uma postura incorreta prolongada e repetida irá implicar uma sobrecarga sobre músculos, causando o seu enfraquecimento. E com a musculatura mais débil geram-se várias compensações, que levam à sobrecarga de esforço ou encurtamento de outros músculos.

Outra das consequências do esforço repetitivo dos músculos, articulações e tendões, é o surgimento de tendinites. Uma inflamação nos tendões, caso não seja imediatamente tratada, pode agravar-se, podendo mesmo causar a síndrome do túnel do carpo, e nalguns casos, levar ao seu rompimento. Nesta situação, apenas uma cirurgia poderá reparar o tendão.

No entanto, o uso excessivo do laptop tem várias outras consequências. Confira de seguida os vários efeitos colaterais da utilização em excesso do seu laptop.

Efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Confira de seguida uma lista completa de problemas que podem surgir associadas à utilização excessiva do laptop:

O que é a laptoptite

Sendo um instrumento tão popular e utilizado nos dias que correm, o problema de saúde mais comum causado pelo seu uso excessivo levou mesmo ao surgimento de uma denominação específica para uma doença ortopédica. Assim, a laptoptite é uma condição de saúde, associada à utilização incorreta deste aparelho, que leva ao aparecimento de dores no pescoço e nas costas, e ainda, à inflamação dos tendões das mãos e dos cotovelos.

Como prevenir os problemas derivados do uso excessivo do laptop

Hoje em dia, a utilização dos laptops é essencial para muitas pessoas, e como tal, não os usar pode não ser uma opção. Dessa forma, é importante conhecer alguns cuidados para ajudar a evitar os problemas aqui referidos. Confira de seguida como prevenir os efeitos colaterais do uso excessivo do laptop.

A postura é essencial, e como tal, esta deve ser corrigida de modo a prevenir os problemas derivados da utilização excessiva deste aparelho. A forma correta de usar o laptop é colocar o aparelho em cima de uma mesa, de maneira que o ecrã fique com a altura dos seus olhos. Além disso, deve ter as suas costas direitas, totalmente encostadas na cadeira, com os cotovelos apoiados na mesa e os pés no chão.

Uma das causas de alguns dos problemas anteriormente referidos está relacionada com o transporte do laptop. Assim, é importante escolher uma bolsa adequada, que evite a sobrecarga de esforço da coluna, ou mesmo a compensação por parte de outros músculos.

A melhor opção é usar uma mala com rodinhas. Pode também optar por mochilas, mas sempre usando as duas alças, de modo a distribuir o peso de uma forma equilibrada, evitando suportá-lo apenas com um ombro.

Além disso, deve ainda fazer uma pausa de 10 minutos por cada hora de trabalho, de modo a alongar os seus músculos, mas também, para evitar a sobrecarga de esforço dos olhos.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 11:04 horas por: Filipe