Métodos para eliminar os pelos indesejáveis: Temporária ou de forma permanente

Os pêlos indesejáveis são um problema que afeta todas as mulheres pelo menos uma vez na vida.

Se o caso do rosto, pernas ou várias partes do corpo, a arte da remoção dos cabelos é uma parte importante da indústria dos cosméticos.

Métodos Para Eliminar Os Pelos Indesejáveis

Existem dezenas de métodos para remover pêlos, que são classificados em duas categorias: Temporaria ou permanente.

Remoção de pelos Temporária

Tal como o próprio nome indica, estes métodos de depilação dão resultados que só passado um certo tempo precisa ser repetido outra vez (normalmente depois de alguns dias).

Barbear

barbear, utilizando folhas de metal afiadas ( lâminas), para cortar o cabelo à superfície da pele.

É acessível, rápido e geralmente não é doloroso.

No entanto, o seu efeito dura pouco tempo e, na maioria dos casos, é necessário repetir a operação todos os dias para manter a maciez.

E também é possível que em algumas mulheres formem-se pêlos encravados.

Ao contrário da crença popular, de o barbear com a gilletle não fazer com que o cabelo se torne mais espesso e escuro.

Um estudo clínico feito nos E.U. publicado em 1928 mostrou que os pêlos cortados com a lamina crescem mais escuros e mais grossos.mDepilatórios

Geralmente, estes são cremes depilatórios, pós e loções contendo soluções químicas para dissolver o pelo da superfície da pele. Eles também são baratos, rápidos e quase nunca machucam a pele.

Mas, como no caso de barbear, estes também são temporários e devem ser repetidos a cada dois ou três dias para manter a aparência suave da pele.

Além disso, um risco (especialmente para aqueles com a pele mais sensível) podem irritar a pele e causar queimaduras químicas.

Atrito

Este é um método de remoção de pêlos menos comum, uma vez que os seus efeitos são limitados. É utilizado principalmente para os cabelos finos das pernas.

A superfície rugosa é utilizada (geralmente ligada a uma luva) para remover os pêlos da superfície da pele. A vantagem é que limpa a pele.

Também é muito barato, com um resultado a curto prazo, portanto, o procedimento deve ser repetido depois de alguns dias para manter a pele lisa.

É importante ter cuidado para não esfregar demasiado para evitar irritações e escoriações.

Dois métodos temporários que permanecem depois de alguns dias.

São eles:Pinca Inox AnatomicaA remoção de pelos com uma pinça

Este envolve o uso de pinças para puxar o cabelo pela raiz, um por um, ou vários de uma só vez.

É geralmente utilizado em áreas pequenas, como as sobrancelhas e nos pêlos isolados do lábio superior .

O procedimento é muito doloroso e muito lento para as mulheres serem tentadas a usá-lo em grandes áreas, como as pernas ou áreas mais sensíveis como o biquíni.

Se mal feito, pode danificar o cabelo e irritar a pele.ceraCera

A Cera quente é aplicada sobre a pele e é aplicada uma tira de papel em cima para pressioná-la. Ao puxar o papel, a cera e cabelo que ficar preso a ele é removido.

A cera é geralmente barata, mas os cabelos podem quebrar acima ou abaixo da superfície da pele, dando origem aos pêlos encravados.

O procedimento pode ser complicado de fazer para muitas mulheres. Além disso, tenha cuidado com as irritações na pele.

O doce

O procedimento é bastante semelhante ao da cera.

É baseado no uso de uma massa grossa (geralmente feita de açúcar, daí o seu nome) que é aplicado à pele e coberto com uma tira de papel.

Em seguida, puxando rapidamente o papel, o cabelo vem com ele. É barato e rápido, mas pode deixar alguns cabelos escondidos na superfície. Basicamente, é tão doloroso como a cera.

 Remoção com linha

Esta técnica é chamada de Fatlah Khitan em árabe e em egípcio e é realizada por um especialista que tem de aplicar a extremidade de um fio de algodão entre os dentes e a outra na mão esquerda ficando com o rolo do fio entre os dedos indicador e médio da mão direita.

O especialista usa um anel para prender uma série de cabelos e retirá-los. Pode ser um pouco caro, mas dura para as últimas quatro semanas.

Só que é difícil encontrar especialistas fora das grandes cidades. É muito eficaz nas sobrancelhas e bigode, mas pode ter efeitos colaterais, como vermelhidão na superfície da pele ou alterações de pigmentação.lMáquinas depilatórias de cilindros rotativos

É um sistema de depilação semelhante a um barbeador elétrico, mas as lâminas são substituídas por uma cabeça de alicate girando para retirar o cabelo pela raiz.

É mais rápido do que a depilação com cera e especialmente eficaz para os braços e pernas. O resultado pode durar de vários dias a várias semanas.

Pode ser difícil chegar à parte de trás das pernas, e a pele deve estar esticada em cada passagem da máquina . Para algumas mulheres é um aparelho um pouco doloroso, especialmente em áreas sensíveis.

Métodos de remoção Permanentes

Existe uma série de procedimentos “permanentes” para remover o cabelo, dos quais alguns são mais eficazes do que outros.

O objetivo destes é não prejudicar a pele quando o folículo é destruído, conseguindo um resultado realmente eficaz.

Aqui você pode ver alguns dos métodos mais eficazes:

Eletrólise

A Eletrólise oferece resultados permanentes na maioria das pessoas, mas é necessário uma boa preparação para este ser bem sucedido.

Durante o processo, um fino fio de lâminas de metal sobre o folículo enviam alguma corrente elétrica de forma a quebrá-lo e impedir o nascimento de um novo cabelo.

É o método para alcançar os melhores resultados e tambem os mais duráveis, mas pode ser caro e doloroso.

Devemos esclarecer também que algumas pessoas não sofrem nenhuma reação á eletrólise , ou seja , ” não faz efeito”.

O laser

O método de depilação a laser direciona uma frequência específica sobre a pele, apontando o laser para as áreas mais escuras (os pigmentos) causando danos térmicos ou mecânicos ao nível dos folículos.

Algumas pessoas que já o fizeram observaram uma redução da perda de cabelo ou por períodos prolongados após o tratamento.

É um método considerado seguro e pode ser aplicado em grandes áreas . Para alguns, pode ser desconfortável, e não é recomendado para aqueles com pigmentos escuros.

É caro, e nem todos respondem da mesma forma ao tratamento, mesmo aqueles com a pele clara e cabelos pretos.

IPL

Esta é a tecnica de luz intensa pulsada que funciona em princípio, como os lasers, com a diferença de que é usado todo o espectro de luz, e não apenas uma frequência específica como os lasers.

Aqui, novamente, algumas pessoas observam resultados de longo prazo ou permanentes.

Medicamentos orais

Estas pilulas normalmente disponíveis em cápsulas são projetadas para fazer parar o crescimento de pelos indesejáveis.

Estes comprimidos são a espironolactona, finasterida, flutamida, acetato de ciproterona, cetoconazol, gonadotrofinas, todos de tratamentos hormonais.

Todos estes medicamentos fazem o que uma maquina depilatória não é capaz de fazer, não os corta, mas sim reverte o seu processo de crescimento.

Eles normalmente exigem receita médica e algumas indicações específicas.

Alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais graves.

Novamente, estes medicamentos são utilizados para resolver graves problemas clínicos de crescimento anormal de pêlos e cabelos e não simplesmente por uma questão apenas estética.

Requisitos específicos

Em casos de crescimento anormal de pêlos faciais, os médicos podem prescrever um tratamento especial chamado deVaniqa que contém eflorcitina.

Este item ODC inibe a enzima (ornitina descarboxilase) que impede o crescimento do cabelo.

Os estudos mostram que o tratamento é eficaz em 58% das mulheres testadas. Não é um creme depilatório, é necessário utilizar métodos diferentes de remoção de cabelo em paralelo a ele.

Demora cerca de dois meses para notar o resultado final, e se o tratamento for interrompido, levará mais dois meses. É necessário consultar um médico para usar este tratamento.

Advertências

É muito importante decidir escolher o método que melhor se adapte a cada pessoa.

Muitos métodos são eficazes, mas alguns podem ser perigosos ou, na falta destes, a sua eficácia pode ser questionável.

Preste muita atenção aos métodos elétricos, a eletrólise “transdérmica” para a remoção do cabelo, os lasers, medicamentos e outros suplementos alimentares.

Seja responsável e encontre o método que melhor se adapte às suas necessidades e à sua situação pessoal.

Descubra como Eliminar os Pelos Definitivamente: 6 Receitas Naturais que Funcionam

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 26/07/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 2 Comentários
  1. leila Reply

    eliminar pelos das pernas e virilhas,sem ser deplilção ou esses metodos que conheço e não dao certo, volta tudo, gostaria de um mais eficaz

  2. celio cardoso Reply

    Será assim tão dificil de de eliminar pelos desnecessarios e que tanto nos incomodam. Porquê que a medicina não anda para a frente nos pontos mais inportantantes da nosso vida. Transplante afecta meia dizia de pessoas, perca de cabelo afecta biliões de pessoas assim como pelos desnecessarios afectam biliões. conseguimos ir a Marte e não sabemos ainda como eliminar um pelo permanente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 26/07/2018 às 4:06 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)