Elixir Bucal Natural: Hortelã-Pimenta e Semente de Anis

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 22 de julho de 2012

A boca é uma das partes do corpo que mais frequentemente está exposta a agentes abrasivos. Restos de comida, fumo de tabaco, bactérias, são alguns exemplos daquilo que acaba por ficar acumulado na nossa boca no dia-a-dia.

Sendo assim, nunca devemos menosprezar a limpeza e saúde da nossa boca, fazendo para isso o máximo ao nosso alcance para a manter saudável e sempre limpa.

A preocupação com a limpeza bucal não é algo recente, já que existem formas de cuidar da mesma há já muito tempo.
A forma mais tradicional de manter a boca saudável é a utilização de pastas de dentes no ato da escovagem de dentes.

Recomenda-se que os dentes sejam sempre escovados após as refeições e antes de dormir. A escovagem não deve ser excessiva porque pode causar a perda do esmalte dentário. Mais recentemente surgiram no mercado elixires bucais. Os elixires bucais são soluções que devem servir para bochecho bucal.

Chegou-se à conclusão que a escovagem dentária não era suficiente para eliminar todas as bactérias e resíduos, pois alguns resíduos acabavam por se acumular em toda a boca e não apenas nos dentes. Foi a partir desta conclusão que surgiram os elixires bucais. Alguns destes elixires acabam ainda por ser mais uma despesa extra, no entanto são necessários.

Elixir bucal natural

Foto de hortelã pimenta

Sendo assim, a solução será um remédio caseiro, ou seja, um elixir bucal natural. Para preparar um utilizam-se os seguintes ingredientes:

• 2 colheres de chá de hortelã-pimenta seca;
• 1 colher de chã de semente de anis;
• 250 ml de água.

De seguida, deve deixar esta mistura arrefecer num recipiente tapado. Após arrefecer, deve adicionar-se meia colher de chá de tintura de mirra.

A partir daqui o elixir bucal natural está pronto, e basta agora bochechar com este elixir após lavar os dentes, ou sempre que desejar.

Recomendado: Elixir Caseiro Contra o Envelhecimento Precoce