Endoscopia

A endoscopia é um procedimento rotineiro no estudo das doenças do esôfago, estômago e duodeno. Muitos pacientes o temem, provavelmente por ter sido muito incômodo no passado. Atualmente os aparelhos usados são flexíveis (portanto acomodam-se bem aos contornos dos órgãos examinados) e relativamente finos. Mas é a preparação do paciente, com medicamentos bem selecionados e uma boa conversa, que tornam o procedimento perfeitamente tolerável para a quase totalidade das pessoas. O aparelho não empurra, não traciona, não doi, nem interfere com a respiração. Para evitar o reflexo do vômito, ao ter a garganta tocada, usa-se um spray anestésico. Nos pacientes mais sensíveis pode-se usar ainda um anti-hemético injetável, assim como uma droga derivada da morfina – a meperidina – para proporcionar um perfeito relaxamento e bem estar ao paciente. Como não tolerar um exame indolor e que não demora mais que três minutos?

Algumas Dicas

  1. Na hora do exame você deve estar com o Estômago vazio. Por isso, não tome café da manhã e, na noite anterior, faça apenas um jantar leve, antes das 21:00 hs.
  2. Fique o mais à vontade possível. Não use roupas apertadas nem gravata e paletó. Tire os óculos e dentadura.
  3. Não tente “engolir” o endoscópio. Apenas deixe-o passar livremente pela garganta, seguindo as orientações do médico. Mantenha-se relaxado e não tente engolir nem saliva durante o exame.
  4. Você ficará com a garganta anestesiada por cerca de 30 minutos, por isso não deve comer ou beber por uma hora ou mais.
  5. Não dirija após o exame.

28. maio 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *