Enjoo de movimento - Tratamento, causas, sinais e sintomas
Fotos Antes e Depois

Enjoo de movimento

O enjoo de movimento é uma sensação desagradável que acontece enquanto se encontra no interior de algo em movimento, tal como um carro ou um carrossel de um parque de diversões.

Também é designado por enjoo do automóvel, do mar ou do ar.

O enjoo de movimento não costuma ser duradouro e desaparece sem qualquer tipo de tratamento sempre que o movimento pára.

Causas do enjoo de movimento

O seu equilíbrio é controlado pela conjugação de várias informações, que chegam ao cérebro vindas dos ouvidos internos, dos olhos, e do sistema músculo-esquelético.

Os movimentos que são produzidos nos automóveis, barcos ou aviões têm repercussões diferentes sobre cada um dos sistemas.

Se o seu cérebro não conseguir integrar essas alterações, podem produzir-se conflitos de informação nos centros integradores do equilíbrio, resultando daí alterações do equilíbrio e enjoo.

Sinais e sintomas

Poderá sentir alguns ou a totalidade dos sintomas seguintes:

A pele poderá adquirir uma tonalidade pálida.
Poderá sentir enjôos.
Poderá produzir uma quantidade substancial de saliva.
Poderá vomitar ou não ter vontade de comer.
Poderá sentir dores de cabeça.
Poderá bocejar muito.
Poderá ficar com suores.
Poderá notar que está com uma respiração mais acelerada do que o normal.
Poderá sentir-se ansioso (em pânico).
Poderá sentir-se tonto, fraco ou cansado.

Tratamento

Normalmente não é necessário recorrer a qualquer tipo de tratamento.

No entanto, pessoas com tendência para enjôo de movimento, principalmente crianças, poderão tomar algum medicamento para o enjôo antes de viajar.

Uma pessoa que tenha múltiplos episódios de vómito, que se mantenham durante muito tempo, como pode acontecer por exemplo numa viagem de barco, poderá ficar desidratada.

Um doente com uma desidratação pode necessitar de internamento hospitalar.

O que fazer e não fazer: Tente proceder da forma seguinte para evitar ficar enjoado com o movimento.

1- Se tem tendência para ficar enjoado quando viaja, tome medicamentos para o enjoo do movimento pelo menos uma hora antes de viajar.

2- Se for viajar de automóvel, ofereça-se para conduzir. Contudo, se tomou medicamentos para o enjôo, que podem fazer com que se sinta sonolento, não conduza nem utilize máquinas.

3- coma refeições grandes e não beba álcool nem cafeína antes e durante a viagem. Afasta-se dos aromas dos cozinhados. Vá bebendo alguns goles de líquidos com uma certa frequência.

4- Não leia nem se sente em locais onde haja pessoas a fumar.

5- Sente-se numa área do avião (perto da asa) ou do barco (a meio) com menos movimento. Se possível, encoste-se para trás no assento e relaxe. Tente não entrar em pânico. Respire lenta e profundamente.

6- Tente manter os olhos acima da zona onde a terra se junta ao céu (horizonte). Não olhe para objectos em movimento tais como as ondas.

» Náusea, Vômito e Enjoo Matinal Durante a Gravidez? Conheça as Causas, Tratamento para Aliviar os Sintomas

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Eu tenho os sintomas referidos quando ando de carro e não vou a conduzir. Normalmente vou no banco da frente e ainda assim enjoo. Reparo contudo que isto só começou a acontecer depois de ter tido o meu filho, há 9 anos, e enjoo também alguns cheiros como perfumes e essências, mesmo sem estar em viagem.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.