Enxaquecas associadas a maior risco de doenças cardiovasculares - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Enxaquecas associadas a maior risco de doenças cardiovasculares

Atualizado em 26 Fevereiro 2010

Novo estudo acaba com percepção antiga de que indivíduos com enxaqueca têm um estilo de vida saudável, já que estes são mais propensos a ter diabetes, hipertensão e colesterol alto.foto enxaquecaEnxaquecas com ou sem aura estão associadas a doenças cardiovasculares e a factores de risco para este tipo de patologias. Esta é a conclusão de um estudo publicado na edição de 10 de Fevereiro da revista Neurology.

Neste estudo caso-controle, Marcelo Bigal e colegas compararam indivíduos com enxaqueca (n= 6. 102) com pessoas que não sofriam dessas dores (n=5. 243). O diagnóstico de enxaqueca foi formalmente atribuído através de um questionário validado que também obteve detalhes sobre tratamentos, co-morbilidades e outras variáveis.

Numa análise não ajustada, a enxaqueca global e a enxaqueca com aura foram associadas ao enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e claudicação, e a enxaqueca sem aura foi associada a enfarte do miocárdio e claudicação. Verificou-se ainda que as pessoas com enxaquecas, em comparação com o grupo-controle, apresentaram uma maior probabilidade de serem diagnosticadas com diabetes (12, 6 vs por 9, 4 por cento), hipertensão (33, 1 vs 27, 5 por cento) e colesterol elevado (32, 7 vs 25, 6 por cento). O risco foi maior nos casos de enxaquecas com aura, mas manteve-se elevado em indivíduos com enxaqueca sem aura.

Após os ajustes (idade, deficiência, tratamento, factores de risco), a presença de enxaqueca manteve-se significativamente associada com enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e claudicação. Em comentário ao estudo, Hans-Christoph Diener, do departamento de Neurologia da University Hospital Hufelandstrasse (Alemanha), diz que “o estudo indica claramente que o risco aumentado de eventos vasculares não pode ser só explicado pela maior prevalência de factores de risco por si só e apoia a ideia de que a função endotelial fora do cérebro também pode ser comprometida.

Isto coloca um problema do tipo ‘galinha ou-o-ovo’”. A questão que se coloca agora é a de saber se existe uma relação directa entre a enxaqueca e os factores de risco para doenças cardiovasculares ou se há uma patogénese comum, ou uma base genética comum para ambos.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade