10 Ervas, Especiarias, Plantas e Raízes com Propriedades Anti-Inflamatórias Únicas e Surpreendentes

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 15 de setembro de 2017

São várias as razões que fazem com que cada vez seja maior o número de pessoas a fazer uso de plantas, raízes e ervas com propriedades anti-inflamatórias.

Acessibilidade, Eficácia e as suas Qualidades Naturais, são as principais razões desta escolha.

A inflamação é um dos problemas mais comuns do corpo e trata-se simplesmente da resposta do corpo a uma reação imunológica.

10 Ervas, Especiarias, Plantas E Raízes Com Propriedades Anti Inflamatórias Surpreendentes

O Que Causa A Inflamação?

A inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo, e por dezenas de razões diferentes, desde infecções a danos físicos.

O grande desafio da inflamação é ela tratar-se de uma tentativa do corpo proteger-se de agentes patogênicos, irritantes, poluentes e outras substâncias estranhas no sistema.

Quando é desencadeada uma resposta imune no organismo, o sistema imunológico envia um fluxo de glóbulos brancos para a zona afectada.

Neste processo são liberados produtos químicos pelos glóbulos brancos (leucócitos), incluindo citoquinas e histaminas, o que pode desencadear um aumento do fluxo sanguíneo na área.

Quando mais sangue fluir para a área afetada, maior será a probabilidade de vermelhidão, inchaço e calor nesta área.

O desencadeamento de uma resposta imune hiperativa pode resultar em reações alérgicas e em situações extremas, doenças auto-imunes.

O processo inflamatório pode estar associada a variadíssimos problemas ou doenças, desde artrite, gota, síndrome do intestino irritável e até a um aumento do risco de câncer.

A inflamação crônica pode aumentar significativamente o estresse oxidativo, o que também leva ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Embora existam muitos medicamentos anti-inflamatórios e remédios caseiros que podem ajudar a tratar ou minimizar uma reacção inflamatória, são muitas as pessoas que optam pelo uso de raízes, plantas e ervas anti-inflamatórias.

As plantas, especiarias, raízes e ervas descritas abaixo podem ser usadas de várias formas, e existem de fato várias evidências sobre os seus benefícios, para cada uma das aplicações.

Lista De Ervas, Plantas e Raízes Boas Contra Inflamações

As melhores ervas anti-inflamatórias são o manjericão, sementes de funcho (erva-doce), pimenta-caiena, alho, alecrim, cúrcuma, canela, gengibre, pimenta preta, cravo-da-índia, sálvia e orégano.

Açafrão-da-Terra (Cúrcuma, turmérico)

Benefícios – Conhecido como uma das mais poderosas ervas anti-inflamatórias, o açafrão-da-terra (Curcuma longa) tem um ingrediente ativo chamado curcumina, que pode ajudar a reduzir a inflamação na pele, e a irritação causada pela psoríase, eczema, rosácea e a acne.

A curcumina também está ligada à redução dos sintomas de dores gastrointestinais e à redução dos níveis de acidez no intestino, o que pode influenciar na eliminação da inflamação.

Como usar – O pó de cúrcuma é um tempero/especiaria bastante popular em muitas cozinhas de várias regiões do mundo.

Para obter doses mais concentradas e maiores benefícios da raiz, o ideal será preparar o chá de cúrcuma a partir do pó e não da raiz, uma vez que o pó contém uma maior concentração de curcumina.

Além disso, pode também preparar uma pasta de açafrão-da-terra e aplicar topicamente no local da dor nas articulações ou inflamação.

Conheça todas as utilidades do óleo essencial e como fazer um chá anti-inflamatório.

Gengibre

Gengibre Em Pó

Benefícios – Quando se trata de ervas anti-inflamatórias, o gengibre (Zingiber officinale) é uma das mais eficazes.

O gengibre pode aliviar a inflamação do revestimento do estômago e também mitigar a resposta alérgica do corpo

O consumo regular de gengibre também tem sido relacionado a uma redução dos sintomas de osteoartrite.

Como usar – Para quem sofre de dores de estômago, o chá de gengibre pode ajudar a acalmar esse desconforto.

Adicionado à sua comida na sua forma bruta ele também pode ajudar a aliviar a rigidez e dores em todo o corpo.

O uso de um cataplasma de gengibre também é bastante eficaz para minimizar a dor aguda e inflamação da gota ou qualquer outra lesão.

Saiba mais sobre o Gengibre, Um Poderoso Anti-Inflamatório Natural

Cravo-da-índia

Conheça 8 Benefícios Surpreendentes Do Cravo Da índia Para A Saúde

Benefícios – Os óleos essenciais de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) estão ligados a uma atividade anti-inflamatória dentro do corpo, e a medicina tradicional confia no seu uso tópico e interno para tratar a dor crônica e a inflamação.

Esta espécie é rica em eugenol, que funciona como um antioxidante para reduzir ainda mais a inflamação nos tecidos e sistemas orgânicos.

Como usar – O cravo pode ser usado na culinária na sua forma bruta ou em pó, sendo estas as aplicações mais comuns.

No entanto, este botão de flor maravilhoso, também é usado em formas tópicas, principalmente nas gengivas, dor de dentes e articulações.

O óleo de cravo-da-índia é outra opção bastante popular e extremamente potente, sendo necessária apenas uma pequena quantidade do óleo para os seus efeitos serem notados.

Conheça 8 Benefícios Exemplares do Cravo-da-Índia para a Saúde

Sálvia (Salvia officinalis)

Benefícios – A sálvia-comum contém o mesmo ingrediente ativo presente no alecrim, o ácido rosmarínico, que oferece benefícios na artrite, síndrome do intestino irritável e outras condições inflamatórias comuns, incluindo as que afetam a saúde da pele.

O uso regular de sálvia também tem sido associado a níveis mais baixos de estresse oxidativo, problema frequentemente causado por estados inflamatórios.

Como usar – A sálvia pode ser usada em forma de chá para a inflamação do sistema respiratório e estômago.

Adicionar a planta fresca às suas refeições e “tentativas culinárias” também pode ajudar a reduzir os sintomas da artrite e baixar a pressão arterial, o que pode reduzir as dores de cabeça.

Conheça 19 Óleos Essenciais que prometem reduzir os sintomas de Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

Pimenta-caiena

Pimenta Caiena

Tanto a pimenta-de-caiena como outras pimentas picantes têm sido elogiadas pelos benefícios que podem proporcionar à nossa saúde.

São usadas desde os tempos antigos!

Todas as pimentas picantes contêm compostos naturais chamados capsaicinoides. Estes são os componentes que dão ao fruto o seu sabor picante e as suas propriedades anti-inflamatórias.

A pimenta-caiena é amplamente considerada um poderoso tempero anti-inflamatório, por isso não deixe de a incluir no seu próximo prato, para um benefício adicional da sua saúde digestiva.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Alecrim (Rosmarinus Officinalis)

Benefícios – Um dos ingredientes ativos presentes no alecrim, o ácido rosmarínico, tem sido amplamente pesquisada a sua ligação com os sintomas da artrite.

Este composto também mostrou reduzir espasmos musculares e a inflamação no intestino, o que pode ajudar a resolver alguns problemas de estômago e evitar vómitos e diarreia.

Os sintomas da doença de Crohn, outra doença inflamatória auto-imune, também podem ser mitigados pelo uso do alecrim.

Como usar – O uso mais comum da planta para condições inflamatórias é na forma de óleo essencial de alecrim, mas também pode ser adicionado na sua forma bruta a uma variedade de pratos.

As folhas de alecrim também podem ser usadas em emplastros tópicos para a inflamação.

Canela

Oleo Essencial De Canela

A canela é uma especiaria usada para adicionar sabor a muitas receitas. No entanto, é mais do que apenas um delicioso aditivo para bolos.

Estudos realizados mostram que o tempero tem propriedades anti-inflamatórias, o que pode aliviar o inchaço.

Mantenha-se prevenido e polvilhe o seu café ou chá, ou cereal matinal preferido com a especiaria.

Conheça as propriedades incríveis do Óleo Essencial de Canela

Alho

Benefícios – O alho (Allium sativum) é rico em compostos sulfúricos, bem como em vários anti-oxidantes, incluindo o ingrediente ativo – alicina.

Esta substância é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular e também está ligada a uma redução do estresse oxidativo em todo o corpo.

Os níveis de selênio presentes no alho também são bastante elevados, o que está ligado a uma redução dos sintomas de artrite e alivio da dor das doenças inflamatórias das articulações.

Como usar – Seja o alho em pó ou o alho cru, ambos podem ser adicionados a inúmeros pratos.

O extrato de alho é também um suplemento bastante popular para consumo diário.

Por outro lado, os cataplasmas de alho são também um remédio tópico bastante eficaz para dores e articulações inflamadas.

Saiba como fazer Infusões de Alho e Limão para Queimar a Gordura da Barriga

Pimenta-do-Reino

Oleo Essencial Das Sementes Da Pimenta Preta

Benefícios – Graças ao seu maravilhoso ingrediente ativo “piperina“, a pimenta-do reino (Piper nigrum), conhecida em Portugal como pimenta preta é uma das melhores plantas anti-inflamatórias.

Através de pesquisas, a pimenta-do-reino mostrou parar a resposta inflamatória inicial do corpo a lesões agudas e imunidade.

Esta característica pode ajudar a evitar eventos como dores de cabeça e crises de gota, bem como sintomas de sinusite e infecções gastrointestinais.

Como usar – Pode adicionar a pimenta-da-terra a centenas de pratos, ou mergulhar a pimenta-da-terra fresca em água durante a noite e, bebê-la na parte da manhã.

Descubra para que serve o Óleo Essencial de Pimenta-do-Reino e como a Piperina pode ajudar no Emagrecimento

Sementes de Funcho (erva-doce)

Benefícios – As sementes de funcho ou erva-doce (Foeniculum vulgare) são conhecidas por reduzir os sintomas de dor crônica e inflamação, particularmente após atividade física intensa.

Relativamente ao estômago, a erva-doce é muitas vezes usada como digestivo, uma vez que a planta ajuda a aliviar a inflamação e regular os níveis de acidez no intestino, evitando efeitos colaterais gastrointestinais desagradáveis.

Como usar – As sementes de funcho podem ser adicionadas a muitos pratos, no entanto estas sementes também podem ser trituradas e usadas em chás ou em forma de cataplasmas.

O chá de erva-doce é muito fácil de preparar e pode aliviar inflamações do sistema respiratório, cavidades nasais e intestino.