Eslovénia - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Eslovénia

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

A Eslovénia é um país pequeno, bonito e pitoresco, e representa um óptimo destino de férias. Montanhas, lagos, rios, cascatas de água, florestas, grutas, colinas, planícies, nascentes termais e o mar: seja o que for, pode encontrá-lo na Eslovénia – com metade do tamanho da Suíça. Pode esquiar nos Alpes eslovenos durante a manhã e render-se à costa adriática mediterrânea pouco extensa, mas pitoresca, durante a tarde. Ou pode entregar-se ao calor de várias nascentes termais naturais e terminar a sua noite numa adega ricamente abastecida na orla da planície panoniana. Pode viajar no tempo ao longo de todo o dia em museus, castelos, igrejas e galerias de arte.

LIUBLIANA – A CAPITAL DA ESLOVÉNIA
Encontra-se na metade do caminho entre os Alpes e o Mediterrâneo. Liubliana é uma das poucas cidades europeias onde, desde a janela do hotel, o viajante pode avistar seu restaurante preferido. Se estiver com vontade de tomar tranquilamente, um café na beira do rio, a vista o levará a parte antiga da cidade, ao amparo do
imponente Castelo. Preferindo um rápido almoço europeu pode olhar para o centro da cidade, o qual reconhecerá pelo edifício Nebotienik. Porém, se prefere os pratos tradicionais da cozinha eslovena seus olhos pousarão nas névoas vespertinas de Barje, onde brilham as luzes dos restaurantes caseiros dos arredores de Liubliana.

A beleza das pequenas capitais reside na concentração inacreditável de instituições nacionais. O turista pode imaginar uma praça maior, cujos cantos estão formados pelo Teatro Nacional e o Museu Nacional. Na praça o Teatro da Ópera, a casa central da cultura, a Galeria Moderna e uma série de cines. Liubliana representa esta praça e nas ruas adjacentes, há muitas galerias privadas, cenários para concertos e teatros experimentais. Tudo isto tem convertido Liubliana numa capital cultural.

OS ALPES ESLOVENOS
A Eslovénia partilha com a Itália uma faixa dos Alpes, no canto noroeste do país, e seus picos são escalados regularmente por centenas de montanhistas no verão. Os lagos Bled e Bohinj são o ponto de partida ideal. A maior parte destas vistas espectaculares estão no Parque Nacional de Triglav. A administração do parque tem resistido à pressão para permitir a entrada de autocarros nos vales preservando assim ao máximo seu encanto natural.

BLED
Bled é um elegante centro turístico a 500 metros de altitude assentado sobre um idílico lago de dois quilómetros de longitude, que se pode percorrer a pé em menos de duas horas. Com um imponente castelo no ponto mais alto da cidade (diz-se que é o castelo mais antigo da Eslovénia), bonitas igrejas e paisagens fabulosas, o seu ex-líbris é sem dúvida o lago que tem o seu nome. Rodeadas de montanhas que conservam durante todo o ano alguns pontinhos brancos de neve em locais que o Sol não é capaz de alcançar, as águas transparentes do lago de Bled guardam uma pequena ilha, onde nada se encontra para além de uma igreja.

POSTOJNA (GRUTAS)
Postojna é uma cidade e município na província de Carniola, a 35 km de Trieste, no sudoeste da Eslovénia. O sistema de grutas de Postojna atinge 20km de extensão, dos quais apenas 5km estão abertos ao público em geral, e a visita turística inclui até uma “tour” de comboio dentro da própria gruta. Consideradas pelo grande escultor inglês Henry Moore (1898- 1986) como “a maior exposição de esculturas feitas pela mãe natureza”, as grutas de Postojna são a “casa” do maior animal vertebrado que vive numa gruta: o Proteus anguinus, ou “homem-peixe”, que tem este nome devido à ausência de pigmento na sua pele(não precisa dele, já que nunca se expõe ao sol) que faz com que esta seja semelhante à pele humana. O interesse neste “homem-peixe”, que pode atingir cerca de 30cm de comprimento e não tem olhos, Digna de registo é ainda a extraordinária sala de concertos existente dentro da gruta de Postojna, com capacidade para 10.000 pessoas.

Guia Prático:
Idioma: Esloveno
Moeda: Euro
Superfície: 20.273 km2
População: 2.023.358 Hab.
Capital: Liubliana
Principais cidades: Bled, Koper.
Regime Político: Republica
Parlamentar
Religião: Católica

Clima: ( Ver Clima da Eslovénia)

Gastronomia: ( Ver Gastronomia da Eslovénia)

Compras: Entre o artesanato típico da Eslovénia destacam os bordados, artigos de pele, tapetes, olaria, joalharia e trajes típicos nacionais e tapetes.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *