Estrias vermelhas

O que são estrias vermelhas?

Enquanto as estrias brancas simbolizam a fase final de ruptura das fibras de colágeno, o início do processo é marcado pela presença das chamadas estrias vermelhas. As últimas possuem essa coloração porque ao surgirem a circulação sanguínea se torna intensa no local, que passa a se inflamar, gerando cicatrizes internas.

Causas que levam à ocorrência das estrias vermelhas

biodermogenese em estrias antes e depois 6

Basicamente, pode-se associar o desenvolvimento das estrias vermelhas, que podem se transformar em estrias brancas, a características inerentes a alguns genes. Contudo, o surgimento é estimulado devido ao estiramento súbito da pele em intervalos muito curtos, algo bem comum no decurso do período de gestação, por exemplo. Outro fator determinante para o aparecimento de estrias vermelhas é o mau hábito de deixar a pele desidratada.

Analisando o problema de uma maneira mais profunda, as estrias costumam ter seu processo de formação iniciado no decorrer da puberdade, mais precisamente em virtude das oscilações das concentrações de hormônios típicas da adrenarca (primeira etapa da puberdade). As mudanças na produção de cortisol, por exemplo, costumam redundar em estrias.

Na gestação, a distensão em excesso da pele fica agregada ao aumento natural do peso e às próprias alterações hormonais do período. Nesse ponto, cabe enfatizar que as gestantes adolescentes têm um risco muito superior de produzir estrias em comparação com as grávidas que já estejam na fase adulta. Grande parcela dessa diferença se deve, exatamente, às quantidades distintas de hormônios produzidas por ambas.

Outras causas ligadas ao surgimento de estrias vermelhas são a obesidade, o uso regular de medicamentos corticoides, e a dilatação repentina dos músculos seguida de estiramento grave da pele – resultado, na maioria das vezes, de pessoas que aceleram a hipertrofia da massa muscular.

Estrias vermelhas durante a gestação

estrias da gravidez antes e depois

Embora sejam bem frequentes na fase de gestação, as estrias vermelhas podem desaparecer completamente através de determinadas terapias com fim estético, o que não acontece com as estrias brancas. Por esse motivo, as mulheres que apresentam estrias vermelhas devem realizar um tratamento adequado imediatamente, com o intuito de evitar que estas estrias fiquem claras, sinal de que o processo de cicatrização e rompimento das fibras colágenas está concluído, dificultando as tentativas de remoção.

O que Procura?
Hidratante para Pele Seca

Além disso, deve-se frisar que independentemente da região na qual as estrias vermelhas apontem, como costas, abdômen, e seios, elas podem ser extintas. A prevenção é efetuada por meio da adoção diária de cremes hidratantes.

Como eliminar estrias vermelhas

biodermogenese em estrias antes e depois 5

Uma das opções de tratamento que visam a exclusão das estrias vermelhas é simples, podendo ser realizado em casa. Trata-se da esfoliação da área a ser tratada através de borra de café. Este procedimento deve ser repetido duas vezes ao longo da semana e acompanhado de uma hidratação diária da pele com o uso de cremes que cumpram a respectiva função.

Na hora de selecionar um produto para ajudar a prevenir o desenvolvimento de estrias vermelhas, é possível perceber que existe uma vasta gama de cremes antiestrias no mercado, tais como o distribuído pela Bio-Medicin, e o Mustela 9 meses Estrias Dupla Ação, fabricado pela própria Mustela.

Recomendações gerais para evitar e tratar estrias vermelhas

biodermogenese em estrias antes e depois

Algumas atitudes ajudam a evitar o primeiro surgimento de estrias vermelhas, ou impedir casos de reincidências. Assim, recomenda-se suprir o corpo com volumes generosos de água (a hidratação do organismo se refle diretamente sobre a pele), não expor a pele à água com temperatura excessivamente quente durante o banho (água quente provoca o ressecamento da pele), priorizar a utilização de sabonetes líquidos em detrimento dos sólidos (pois os últimos, salvo algumas exceções, também ressecam a pele), manter o peso do corpo em equilíbrio, e usar cremes sempre depois do banho, a fim de potencializar a infiltração desses produtos na pele.

09. fevereiro 2015 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *