Evolução do bebê – 9 meses

Depois do nascimento do bebê, a sua evolução é bastante visível nos primeiros meses e anos. De seguida conheça as características que um bebê tem geralmente aos 9 meses.

Desenvolvimento do bebê aos 9 meses

Um bebê com 9 meses consegue já sentar-se sem o apoio das mãos e com as suas pernas esticadas. Além disso, já consegue focalizar os objetos que quer agarrar, esticando os braços e fazendo o gesto de pegar.

Mas os sinais da evolução do bebê aos nove meses não se ficam por aqui. De seguida apresentamos mais algumas das coisas que um bebê consegue fazer aos 9 meses de idade.

– o bebê já reconhece a imagem dos pais e a sua própria imagem no espelho;

– nesta altura, já começa a conseguir emitir as primeiras palavras, como “babá”, “mamãe”, “papai” ou “papa”;

– o bebê já consegue indicar uma pessoa ou um objeto, apontando com o dedo indicador;

– também já começa a fazer “psiu” e a imitar a tosse.

– aos nove meses já começar também a querer tocar e a experimentar os vários objetos que o rodeiam, gostando de pegar neles e atirá-los ao chão;

– é também nesta fase que começa a gatinhar para conseguir subir escadas;

– o bebé já compreende o que significam alguns gestos.

É importante referir que, apesar de estas serem as características habituais num bebê de nove meses, na realidade, cada criança tem um ritmo de desenvolvimento próprio.

Dessa forma, é natural que alguns bebês até estejam um pouco mais avançados, e outros, um pouco mais atrasados. Isso é perfeitamente natural e deve ser respeitado. De modo a conferir se o desenvolvimento do bebê está a decorrer dentro da normalidade, é importante ir ao pediatra regularmente.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *