Fotos Antes e Depois

Os beneficios do Exercicio fisico durante a gravidez

Conheça os verdadeiros beneficios do Exercicio fisico durante a gravidez e prepare os Músculos para o grande dia – O exercício fisico é imprescindível na gravidez, no parto e no pós-parto. As mães que o praticam têm mais capacidade para dar à luz e recuperam antes a sua silhueta. A não ser que o ginecologista tenha indicado o contrário, todas as futuras mães deveriam colocar-se em forma a partir do primeiro mês (o exercício fisico quando adequado nunca é causa de aborto) ou, pelo menos, desde que atingem o primeiro trimestre.

O curso de educação maternal oferece uma oportunidade, mas é insuficiente. Recomenda-se que a futura mãe pratique em casa. Podem repetir-se os exercícios do curso e completá-los com alguns exercícios mais. Neste artigo passamos a propor alguns movimentos com a supervisão da fisioterapeuta Virginia Urceley, que é uma especialista em educação física durante a gravidez e o pós-parto e a preparação para o parto. São de execução fácil e podem praticar-se sem a supervisão.

Um momento de descanso e de prazer
À primeira hora da manhã, antes do pequeno almoço, é um bom momento. A mulher encontra-se fresca e cheia de energia, e além disso estira os músculos e as articulações para enfrentar o dia.

Também à tarde, uma vez que recuperou as forças depois de interromper o trabalho ou interromper as lides caseiras. Nem a pressa nem a fadiga são boas companheiras. Quando não se conseguiu ter um momento disponível ao longo do dia, é preferível esquecer os exercícios, desfrutar do descanso e procurar umas pausas no dia seguinte.

Necessita-se uma roupa cómoda, um ambiente sereno e uma temperatura agradável.

O solo constitui uma plataforma ideal. Muito pelo contrário, a cama ou o sofá, afundam-se e obrigam o corpo a tomar posturas prejudiciais para a coluna. Na ginástica de braços, naquela que tem de se fazer sentada, convém apoiar-se na parede. A fita elástica para estes exercícios, vende-se nas lojas de produtos ortopédicos ou nas lojas especializadas em material de desporto.

A respiração acompanha os movimentos
Salvo algumas excepções, como os exercícios de braços, o ar inspira-se durante as pausas de descanso e expira-se, soprando lentamente, ao fazer o esforço. A coordenação de movimentos e ritmo respiratório aumenta a resistência e melhora a oxigenação.

O que Procura?
Benefícios e propriedades da melancia, valor nutricional

1 – Exercício
Sentada, com as pernas flectidas e a coluna recta, passar uma fita elástica pelos pés. O exercício consiste em abrir os braços até atrás e deixá-los descansar (repetir três vezes em séries de cinco). Através destes movimentos, os músculos dorsais, ombros e braços fortalecem-se. Convém inspirar ao fazer esforço e expulsar o ar ao repousar.

2 – Exercício
Se os dorsais estiverem bem treinados, será mais difícil que a mamã tenha dores quando tiver os seu bebé nos braços. Sentada com a coluna direita, apanha-se a fita elástica com as mãos e abrem-se os braços (à altura do peito) enquanto se inspira. Depois fecham-se os braços e expulsa-se o ar. Fazer três séries de cinco exercícios cada uma.

3 – Exercício
Para fortalecerem os músculos das ancas: deitada de lado, com as pernas flectidas e a cabeça descansando sobre o braço levantar e baixar a perna superior (cuidado, não a rodar), tentando «encolher a barriga» quando a baixa. Realizar este exercício cinco vezes, descansar e fazer outras duas séries. O ar inspira-se no repouso e expira-se durante o esforço.

4 – Exercício
Deitar-se de barriga para cima, com as pernas flectidas e os braços cruzados sobre o peito. Elevar a cabeça e os ombros. Aproximando o queixo do peito (se este se coloca para cima faz dores no pescoço). Manter-se nesta posição uns segundos e descansar. Fazer uma série de cinco e repetir duas séries mais. Durante o repouso inspira-se e durante o esforço expira-se soprando. Este exercício é um treino para o período expulsivo.

29. junho 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *