Extrato de Açaí - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Extrato de Açaí

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Nome científico do fruto açaí: Euterpe oleracea.
Família: Areaceae
Sinônimos populares: Açaí-do-pará, açaizeiro, açaí, juçara, pina, palmito, palmeira açaí (tradução), Asai Espanhol () Wassaï (Francês).
Parte utilizada: fruto.
Propriedades: rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas, ( vitamina B1, vitamina C e vitamina E) e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Contém altos níveis de fitoquímicos antioxidantes tais como, a cianidina. ácidos oléicos, palmíticos, palmitoléico e cianídrico, amido, fibras, lignina, niacina, proteína, tanino.

Características

O açaí é o fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea), uma palmeira característica das várzeas e margens dos rios amazônicos. A árvore apresenta um tronco delgado, podendo atingir até 30 metros de altura.

É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos.

Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros. Produz frutos de cor violeta escuro, de sabor característico.

O açaí possui propriedades nutricionais incontestáveis. É rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais, além de apresentar elevado teor de antocianinas.

A quantidade de flavonóides do açaí é 30 vezes a quantidade encontrada no vinho tinto.

O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.

Contém uma grande quantidade de vitaminas e de antioxidantes em sua composição que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres.

A polpa do açaí, alimento consumido por nove entre dez praticantes de desportos radicais, também possui propriedades que protegem contra a hiperplasia da próstata, revelou um estudo da Faculdade de Farmácia da UBR (Universidade do Brasil — ex-UFRJ).

O “Journal of Agriculture and Food Chemistry” também publicou, em fevereiro de 2006, um estudo realizado por Del Pozo-Insfran que relata que os polifenóis do açaí induziram a apoptose das células leucêmicas humanas.

Este estudo confirmou que o extrato de açaí é muito rico em antioxidantes. A quantidade de flavonóides do Açaí é 30 vezes a quantidade encontrada no vinho vermelho.

A atividade antioxidante do Açaí é muito maior do que muitas frutas e vegetais europeus contra os radicais peroxila, similar contra o peroxinitrito e menor contra os radicais hidroxila. Este foi o relato do estudo realizado por Lichtenthaler R e colegas.

O antioxidante principal foi a antocianina cianidina-3- – 2 – IT_Açaí_08/12/10 glucosídeo.

O extrato de açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). Garantem melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura. As antocianinas são pigmentos solúveis em água responsáveis pela coloração avermelhada observada nos frutos.

Indicações terapêuticas do açaí

Prevenção e redução das doenças correlacionadas a efeitos nocivos de radicais livres, como enfermidades cardiovasculares e circulatórias e cancerígenas.

Devido á sua rica composição, pode ter colaboração positiva para muitas doenças e problemas de pele, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti idade, muitas vezes relacionados com processos inflamatórios. Ajuda a manter um sistema imunológico saudável.

Posologia

A dose sugerida é de 800 a 1.000mg, de 1 a 2 vezes ao dia.

Contra Indicações

Não encontrados nas literaturas consultadas.

Sugestões de fórmulas:

Pré-sol e pró-imunidade
Resveratrol …………………………………………………. 5mg
Açai extrato ………………………………………………… 400mg
Cenoura extrato …………………………………………. 300mg
L-lisina ………………………………………………………. 100mg
Zinco quelato ……………………………………………… 10mg
Selênio quelato …………………………………………… 30mcg
Silício ………………………………………………………… 5mg
Posologia: tomar 1 cápsula, duas vezes ao dia ao menos 15 dias antes de se expor ao sol.

Adjuvante anti-acne
Ácido alfa-lipóico ………………………………………….. 50mg
L-Glutamina ………………………………………………… 500mg
Resveratrol …………………………………………………. 5mg
Zinco quelato ……………………………………………… 15mg
Selênio quelato …………………………………………… 10mcg
Açaí extrato ………………………………………………… 500mg
Posologia: tomar 1 cápsula, duas vezes ao dia.

Referências Bibliográficas:
CORREA, MP. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.
Ministério do Meio Ambiente, Suframa/SEBRAE; Produtos Potenciais da Amazônia, Açaí, GTA: Brasília, 1998, vol. 19.

Links Úteis:

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. As capsulas de açaí servem para tirar a fome e ajudam a emagrecer?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade