11 Benefícios Surpreendentes do Extrato De Folha De Oliveira - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

11 Benefícios Surpreendentes do Extrato De Folha De Oliveira

Ainda que a folha de oliveira seja já mundialmente conhecida pelos seus diversos benefícios para a saúde, o extrato de folha de oliveira não goza ainda da mesma popularidade.

Extrato De Folha De Oliveira

Contudo, este é um suplemento que comporta consigo sérias vantagens para a saúde, podendo representar um valioso suplemento nutricional para a sua dieta.

É importante, no entanto, aprender um pouco mais sobre as características deste suplemento antes de iniciar o seu consumo, de modo a garantir que o mesmo exercerá o efeito pretendido na sua saúde, sem surpresas desagradáveis.

Em que consiste o extrato de folha de oliveira?

Extrato De Folha De Oliveira

Este extrato é diretamente derivado das folhas da oliveira, cujo nome cientifico é Olea europaea L.

Desde há já milhares de anos que as folhas de oliveira têm vindo a ser amplamente utilizadas, tanto para fins culinários quanto medicinais.

Originárias da região do mediterrâneo, as oliveiras são agora cultivadas em dezenas de países e extremamente apreciadas pelo fruto que produzem, a azeitona, particularmente valiosa pelo óleo que se dela extrai.

Ao contrário do azeite, o extrato de folha de oliveira é adquirido directamente a partir das próprias folhas da árvore, processo este que pode até mesmo ser executado em casa, caso tenha tempo e disponibilidade para tal.

Outra forma de ter acesso a este extrato é comprando-o em ervanárias ou lojas de produtos naturais, geralmente em formato de suplementos produzidos através de processos de destilação a vapor.

Também é possível usufruir-se dos benefícios nutricionais da folha de oliveira através de outros métodos, como é o caso de chás.

No entanto, estas alternativas tendem a revelar-se menos potentes e eficientes do que o extrato de folha de oliveira.

O ingrediente chave no extrato de folha de oliveira é a oleuropeína, que em conjunto com nutrientes como os flavonóides e os compostos polifenólicos contribui para um rápido fortalecimento da saúde daqueles que consomem este extrato regularmente.

Os benefícios do extrato de folha de oliveira

Extrato De Folha De Oliveira Suplemento Em Cápsulas Solgar

Pele mais jovem

As propriedades desintoxicantes deste extrato revelam-se altamente eficazes na eliminação das toxinas da pele, atrasando assim o processo de envelhecimento.

Adicionalmente, os antioxidantes nele presentes ajudarão também a aliviar o estresse oxidativo, combatendo assim a formação de rugas e manchas de envelhecimento.

A utilização frequente deste extrato favorecerá também a circulação sanguínea, beneficiando assim a saúde geral da pele.

Diabetes

Foram realizados estudos que concluíram que o extrato de folha de oliveira apresenta a capacidade de aumentar consideravelmente a produção e libertação de insulina, contribuindo assim para uma melhor regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Pressão sanguínea

Estudos têm também revelado que o extrato pode revelar-se eficaz na rápida redução da pressão sanguínea, aliviando assim a tensão exercida no sistema cardiovascular, o que levará a uma diminuição bastante significativa das probabilidades de ocorrência de ataques cardíacos e desenvolvimento de outros problemas cardiovasculares.

Câncer

Alguns dos antioxidantes encontrados no extrato de folha de oliveira apresentam poderosas propriedades anti-cancerígenas.

Isto significa que o corpo conseguirá mais facilmente detetar e neutralizar radicais livres antes dos mesmos terem a oportunidade de causar mutações celulares e originar o desenvolvimento de tumores.

Cognição

O extrato oferece uma excelente protecção contra doenças neurodegenerativas, entre elas as doenças de Parkinson e Alzheimer.

O uso regular deste suplemento também costuma ser recomendado a vítimas de AVC e outras lesões cerebrais, uma vez que, ao reduzir o estresse oxidativo, este extracto consegue melhor significativamente a performance cognitiva do paciente.

Colesterol

Os compostos presentes no extrato de folha de oliveira ajudarão a prevenir a oxidação do colesterol LDL, reduzindo assim o risco de doenças coronárias.

Digestão

Segundo diversos estudos, o consumo regular deste extrato também parece ter um efeito positivo no processo digestivo, aliviando até mesmo problemas como a prisão de ventre e sensação de inchaço.

Isto deve-se ao fortalecimento do sistema imunitário proporcionado por propriedades presentes neste extrato, que contribuem também para um bom equilíbrio da flora intestinal.

Os benefícios digestivos da folha de oliveira são especialmente expressivos se o consumo for efectuado em formato de chá.

Analgésico

As propriedades analgésicas do extrato de folha de oliveira poderão revelar-se de grande utilidade para quem experiência regularmente dores resultantes de lesões ou doenças crônicas.

Sistema imunitário

Os efeitos imunomoduladores da folha de oliveira já há muito que são bem conhecidos. Estes efeitos ajudam a estimular a produção de glóbulos brancos, facilitando assim o combate a uma enorme diversidade de infecções virais e bacterianas.

Anti-inflamatório

Já há muito tempo que o extrato de folha de oliveira é popularmente utilizado no alivio de dores ósseas e musculares.

Isto deve-se à sua capacidade de inibir a libertação de citocinas, bem como de outras enzimas inflamatórias responsáveis pelo desenvolvimento de dor e desconforto nas articulações, particularmente em quem sofre de artrite.

Metabolismo

Ao estimular a libertação de hormonas como a adrenalina, o extrato de folha de oliveira revela-se bastante eficaz no aceleramento do metabolismo, fomentando assim a eliminação de gordura corporal.

Utilização do extrato de folha de oliveira

Extrato Líquido De Folha De Oliveira

A forma de utilização primária deste extrato é através de cápsulas que costumam ter entre 500 e 1000 miligramas ou extrato líquido.

Outra forma de se usufruir das propriedades da folha de oliveira é através da utilização da mesma para a preparação de chás.

Ainda que o número de ingredientes ativos libertados seja um pouco inferior ao do extrato puro, este chá consegue ainda assim revelar-se bastante benéfico para a saúde.

Para prepará-lo basta colocar 4 ou 5 folhas em água a ferver durante cerca de 7 minutos. O sabor pode ser um pouco desagradável para certas pessoas, por isso aconselha-se a adição de um pouco de mel.

Descubra os Benefícios das Folhas de Cenoura

Efeitos colaterais

Inflamação tóxica

Ainda que esteja repleto de propriedades antibacterianas, antivirais e fungicidas, este extrato pode causar a libertação de toxinas resultantes da eliminação de agentes patogénicos, originando assim uma resposta inflamatória por parte do organismo.

Alguns dos sintomas podem incluir dores nos músculos e articulações, transpiração excessiva, febre e dor de cabeça.

Problemas de estômago

A natureza poderosa deste extrato pode dar origem a irritações estomacais. Para evitar isto, é importante consumir o extracto juntamente com comida.

Se optar pelo consumo das folhas em formato de chá, é importante ingerir bastante água, uma vez que isto ajudará a libertar todas as toxinas resultantes do processo de eliminação de agentes patogénicos.

Azia

Há quem relate episódios de azia após o consumo de chá de folha de oliveira. Este efeito não é, no entanto, comum entre quem consume as folhas em formato de suplemento.

O alivio dos sintomas poderá ser feito através da ingestão de maiores quantidades de água.

Incompatibilidade com medicação

Tendo em conta o efeito controlador deste extrato na pressão sanguínea e nos níveis de açúcar no sangue, quem estiver a tomar medicação para a diabetes ou hipertensão deverá evitar a utilização deste suplemento de modo a prevenir complicações.

Tonturas

Uma pequena percentagem dos consumidores deste suplemento afirma sentir tonturas após a utilização do mesmo.

Isto tende a revelar-se mais comum entre quem já sofre de pressão sanguínea baixa, uma vez que o extracto de folha de oliveira exerce um efeito hipertensivo no organismo.

Recursos

https://books.google.co.in/books?id=1Fz7ich8LGQC
https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0031-1299970
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924857908005542
http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/jmf.2011.0243
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009279708004079
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.1363/full
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mnfr.200800204/full
http://www.mdpi.com/2218-0532/78/2/133
http://jn.nutrition.org/content/140/5/946.short
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271531706001151
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1013905213000473
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874103002824
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411015000474
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mnfr.201200795/full
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.2455/full

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade