Filtro Solar (Protetor Solar) – Como Aplicar e Determinar o FPS (Fator de Proteção Solar)

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 21 de janeiro de 2013

Saiba o que é e para que serve o filtro Solar (protetor solar) – Como Aplicar e Determinar o FPS (Fator de Proteção Solar).

Filtro Solar (Protetor Solar)

A vitamina D é essencial à manutenção e protecção da estrutura óssea. É através da exposição solar que os nossos ossos se alimentam desta vitamina. Para além de apanhar sol ser uma sensação prazeirosa, as vantagens para a saúde e para a beleza são muitas.

Afinal, apanhar sol obriga a pele a produzir maior quantidade de melanina, uma propriedade que torna a nossa pele mais escura, com um tom ao qual damos o nome de bronzeado. Este tom dourado é invejado e desejado para a época mais quente, tornando-se sinónimo de beleza, de férias e de saúde.

Perigos do sol

Tudo é muito bonito até as primeiras desvantagens começarem a aparecer: apesar de benéfico para os ossos, o sol em excesso é prejudicial à pele. É responsável pelo envelhecimento precoce da pele, pelo aparecimento de manchas, pelas queimaduras solares e até, pelo cancro da pele.

Pode, claro, apanhar sol. Mas com moderação. Evite as horas de maior calor (entre as 11 da manhã e as 16 horas), beba muita água e use um filtro solar capaz de dar resposta às necessidades da sua pele. Estes protetores solares, disponíveis em creme, spray ou óleo, contêm substâncias que nos protegem dos raios ultra-violeta, absorvendo ou reflectindo-os.

Cada protetor ou filtro solar contém o seu valor de FPS, que em Portugal, varia entre o 2 e o 50+. Este valor serve para medir a capacidade de protecção do protector solar contra os raios UV.

Determinar este valor é bastante simples: se você usa um filtro com FPS 15, isto significa que a sua pele vai demorar 15 vezes mais a ficar vermelha (torna-se assim obrigatório o factor 50 para pessoas com a pele muito branca). Ou seja, quanto maior o número do factor, maior será a protecção dada à pele.

Como aplicar

Para render mais a acção do seu protetor, deve aplicá-lo de forma correcta. Espalhe o seu filtro sempre meia-hora antes de se expor ao sol e aposte num filtro solar resistente à água. Se fizer uma exposição intensa, deve reaplicar o protetor de duas em duas horas. Se tem alergias, aposte num filtro hipoalergénico e evite os protetores com substâncias oleosas, se tiver a pele do mesmo tipo. Aposte, também, num creme de rosto com proteção solar, para proteger ainda mais a sua pele.