Fissura Anal

A fissura anal não é mais do que um pequeno corte ou rasgo nos tecidos internos que revestem o ânus e seu rebordo. Por norma, surgem na linha média posterior do ânus, podendo surgir também na linha anterior, sobretudo em mulheres, por questões anatómicas.

Existem dois tipos de fissuras anais, as crónicas que podem existir durante longos períodos de tempo ou serem recorrentes, e as agudas que surgem subitamente. Esta é uma doença que não escolhe nem idade nem, à semelhança das hemorróidas, faz distinção entre sexos, podendo aparecer em qualquer altura a qualquer pessoa.

Fotos de fissura anal externa

Causas

As fissuras anais podem surgir em virtude de alguns processos inflamatórios na zona anorectal e em casos de pacientes com crises de diarreia, sobretudo se a mesma se manifestar várias vezes por dia. Contudo, é nos casos de obstipação que a fissura anal surge mais frequentemente como traumatismo resultante do esforço despendido em processos de defecação esforçada e emissão de fezes duras e volumosas.

No entanto, as fissuras anais podem também ser causadas por outras doenças, nomeadamente, a doença de Crohn, Cancro rectal, leucemia e outras doenças infecciosas quer de origem bacteriana, quer de origem viral.

Por acção de dois factores distintos que impedem a cicatrização das fissuras anais, estas podem-se tornar crónicas. Esses dois factores são o espasmo ou hipertonia das fibras musculares do esfíncter anal. O movimento de relaxamento e retorna a situação de espasmo que ocorre no esfíncter aquando do processo de defecação, fazem com que as bordas da fissura se afastem, agravando-as. Ainda no caso de se dar um espasmo permanente do esfíncter, cria-se uma zona de circulação sanguínea deficiente na mucosa que o cobre.

Sintomas

Um dos primeiros sintomas que surge, quando na presença de fissuras anais, é que se começa a evitar, tanto que possível, uma ida à casa de banho para defecar com o intuito de evitar as dores que tal acto provoca a quem padece desta maleita. De facto, tal acto é acompanhado de dor muito intensa, quando se sofre de fissuras anais, no entanto, tal comportamento é apenas mais uma das causas das fissuras anais, sobretudo as crónicas e apenas servirá para agravar o problema, uma vez que vai contribuir para a formação de fezes cada vez mais duras e volumosas e assim aumentar a dificuldade em defecar, a dor e sobretudo a gravidade da fissura.

Outros sintomas típicos, são o sangue de vermelho vivo a cobrir as fezes ou manchas de sangue no papel higiénico. Ambos os sintomas podem coexistir. Outro sintoma que pode também estar presente é o prurido anal e um corrimento fétido.

Como podem ver, os sintomas são em tudo semelhantes aos sintomas das hemorróidas. Aliás, muitos deste sintomas são partilhados também com doenças até bem mais graves pelo que a visita ao médico é não só recomendada como forçosa.

Diagnóstico

O Diagnóstico da fissura anal é relativamente simples e fácil de fazer até porque leva em linha de conta a história clínica do paciente e associa-a à observação da região anal.

Contundo, existem alguns perigos associados que deverão ser despistados durante o diagnósticos, nomeadamente o perigo das fissuras anais não passarem de um sintoma de outra doença mais grave.

Fissuras anais que não se encontrem na linha média e persistência nos sintomas de fissuras anais deverão ser tidos como alerta e portanto, em consideração.

Tratamento

O tratamento é realizado através de uma dieta rica em fibras, Psyllium, farelo de trigo, emolientes fecais, banhos de assento e supositórios de hidrocortisona.

Poderá ser necessário recorrer a terapia tópica com nitrato ou injeção de botox (toxina botulinica) e bloqueadores dos canais de cálcio tópicos. Se não houver melhora com a terapia clínica poderá ser necessária a realização de uma esfincterotomia interna lateral.

Referências

O que Procura?

Esta matéria tem 37 Comentários
  1. Danie soares de moraes Reply

    Estou com uma coceira anal ja paassei varia pomada não doi não sangra somente sangra fui ao medico ele disse que não emorroide qual pomada mais eficaz

  2. Maria Helena santana Reply

    Boa noite eu também sofro com estes poblemas de fissura anal crônico já tem quase dois anos já passei várias vezes com proctologista,e não adiantou nada só passa pomada e nunca tive melhora uma dor emsuportavel não aguento mais é só vai crescendo um desconforto muito grande não sei mais o que fazer ninguém merece…

  3. thayza Reply

    Eu fiz cirugia a 5 dias.a recuperaçao é um pouco dolorida.mas me sinto melhor

  4. Joana Reply

    Bom dia, estou sofrendo á 3 meses com fissura anal, o medico passou um tratamento que iniciei á 3 dias, porem, as dores continuam insuportáveis, não consigo nem caminhar de tanta dor.

    Nenhum analgésico alivia minha dor. Quanto tempo depois de iniciar o tratamento vou melhorar? Preciso de uma resposta…

  5. socorro Reply

    O uso da pomada de assaduras q contem nistantina na composiçao,é esselente remedio para fissuras.

  6. Jonathan Reply

    Olá pessoal, tenho 19 anos, sou de sp e sofro de fissuras anais a quase 2 anos já também. Me sinto perdido, pois tentaram me tratar com pomadas, dietas e nada resolveu, até que um médico particular me diagnosticou com HPV (Virus Papiloma Humano) no anus, ou seja, alem das fissuras e do plicoma, tambem tenho verrugas anais. As de fora cairam, mais as internas serao retiradas junto da cirurgia de fissura anal e plicoma. Estou com um pouco de medo mais confiante de que esse pesadelo vai passar. Quem quiser conversar sobre, estou com um grupo no whatsapp onde poderemos discutir e trocar informações sobre isso sem medo e constrangimento, afinal sofremos do mal, seja por relacao anal, parto, fezes, enfim!
    Contato de whats 011 98675-6107 (exclusivo para mensagens via whatsapp)

  7. Fernando Souza Reply

    Fiz cirurgia anal, estava com hemorroida (início), lesões anal, 2 verrugas e pós a cirurgia sinto muitas dores depois que vou evacuar no banheiro com sangramento. Isso é comum sentir? que remédio uso para passar essa dor ao evacuar???? o que devo comer ??? Quanto tempo de recuperação para cicatrização? Por favor me ajudem, estou sofrendo bastante….
    Obrigado!

  8. Luiz Reply

    Pessoal eu sofri muito já… Vou passar um tratamento que vai ajudar… Primeiro já compre um remédio chamado venalot, ele vai ajudar na circulação… Um no almoço e um após a janta…. Faça banhos de acentos quente com pergamanato de potássio… Após o banho use o supositório proctyl e nunca… Jamais tomem anti inflamatórios… É tome somente dipirona em caso de dor, no máximo dois comprimidos ao dia… Em uma semana estarão muito bem!

  9. Edson Silva Reply

    Em 2008 fui submetido a uma cirurgia de uma fistula anal .
    Agora 8 anos depois foi constatada uma fissura anal cronica. A solução será através de cirurgia . Já foi marcada para dia 10/09/2014 avaliação e conduta com uma cirurgiã .Acho que vou sofrer um pouco no início da recuperação já que tenho diagnóstico de sca 3 (Doença de Machado Joseph) . Mesmo assim acho que é a solução pois não encontrei nestes 06 anos tratamento alternativo eficiente. Boa sorte a todos que sofrem com esse tipo de problema pois sei que não é fácil( coragem).

  10. Marcelo Reply

    Há duas semanas venho sofrendo com essas dores anais, não sei se ela se originou devido a rigorosa limpeza com sabonete ou na relação sexual! Fui ao médico e o tal me passou um comprimido e pomadas, por um tempo melhorou mas a dor está voltando novamente! sinceramente não Sei o que fazer!

  11. Leandro Reply

    Eu sofro com fissura Anal a mais de 10 anos e me arrependo de não ter feito a cirurgia antes. Faz 5 dias que fui operado e já sinto muita diferença, a dor é muito menor e diminui dia a dia. A recuperação vai muito de organismo, mas já me sinto muito melhor mesmo. Se alguém tiver dúvidas ou precisar desabafar segue meu email [email protected], boa sorte a todos.

  12. jose leone Reply

    Sinto dores apos e vacuar e domora muito a passar omedico disse que e cirurgico mais espero autorizacao do plano enquanto isso faco como para nao sofrw de dor.

  13. maria da paz Reply

    Estou com a cirurgia marcadade fissura e papila anal e estou com muito medo do pos cirúrgicos .demora a recuperaçao?dói muito ?
    Agradeço se puder responder .
    Maria da paz

  14. Bruno Reply

    Gente eu ja usei Diltiazem 2%e Dinitrato de isossorbida 2% foram boas, fui curado mais acho que estou novamente, lembrando que as pomadas são manipuladas

  15. elciane souza da silva Reply

    oi eu tenho fissura anal a 6 anos e estou para operar. gostaria de saber se a recuperação doi muito na hora que eu for fazer minhas necessidades? a anestesia é local ou na coluna?quantos dias eu ficarei internada?obrigada

  16. Celso Reply

    Olá!

    Fiz cirurgia fissura anal no dia 07/04/2014, não senti dor nenhuma durante e nem após.
    Antes da cirurgia sentia muita dor ao evacuar.
    Com 14 dias após cirurgia voltei a trabalhar normalmente e não sinto dores.
    É essencial comer muita fibra para que as fezes não endurecem.
    Também tinha medo, devia ter feito antes.

    Celso

  17. lucas Reply

    ola !! boa noite estou com duas fisuaras aanais ja faz uma semana que doii muito queria saber de um tratamento caseiro doi muito !!por favor se alguem saber de algo que seja bom etra em contato comigo pelo email [email protected] agradeço !!
    tenho 22 anos e tenho medo !!

  18. Carlos Reply

    Ola Pessoal, realmente os medicos todos só passam pomadas que arde pra caramba e comer muita fribra, mas eu tambem estou pesquisando um tratamento melhor e ate vou começar o que uma pessoa mim passou, vai em anexo o arquivo olha tem muito sentido a maneira que ela se tratou.

  19. Viviane Reply

    Posso dar uma dica por experiência, minha ginecologista me alertou sobre a fissura, cuidar com a pomada BAYCUTEN, alimentação c/ + fibras e muita água, evitar o papel higiênico se puder lavar sempre, nem penso em operar deve ser muito ruim!!!! Tem tbm o spray ANDOBA anestésico é ótimo!!!!

  20. Ana patricia Reply

    Estou com uma fissura anal,e doi muito. O q faço? Como me tratar?

  21. Camilla Reply

    Sempre sofri de constipação, o fez com surgir a fissura. Em abril do ano passado, por indicação médica, eu operei; e foi a pior coisa que eu fiz na minha vida. Nunca me recuperei, até já tive época boas, em que pensei que estivesse curada, mas isto foi por pouco tempo, é só eu relaxar um pouquinho na alimentação que o sofrimento volta. No domingo passado eu me ataquei e estou sangrando e sofrendo a semana toda!!! Eu estou nervosa com tudo isto, tem horas que eu acho que nunca vou ficar boa. Se eu soubesse que seria assim eu não teria operado!

  22. ADILSON Reply

    Gentileza informar qt tempo se dá a recuperação de cirurgia de fissura anal, e se há algum incômodo, tipo ter que usar bolsa. Como se faz para evacuar? Dúvidas pois parece que estou com esse problema. oBRIGADO

  23. Daiane Reply

    Gostaria de saber como é o processo de recuperação de uma cirurgia anal(fissura anal).aguardo retorno por e-mail.

  24. Alexandre lopes Reply

    estou sofrendo com a fissura anal gostaria de fazer uma cirurgia, parece absurdo falar isso mas faria qualquer coisa para me livra dessa dor !

  25. karla Reply

    Tenho 30 anos e sempre tive fissura anal. mas muitas vezes fiquei boa sem remedio. mas agora tenho um filho de 3 meses que so mama e nasceu de cesariA. a fissura voltou desde que ele nasceu. sinti dores fortissimas, nao consigo andar direito e a pomada nao esta resolvendo. ja usei dois tubos e nao fiquei boa, me ajudem por favor!!!

  26. Henrique Reply

    Já faz aproximadamente 2 semanas que venho sentido forte dores na região anal ,no inicio a dor era constante agora sinto-a somente após ir ao banheiro inicialmente a dor veio seguida por um leve sangramento que ocorreu somente no primeiro dia , porém nessa última todas as vezes após ir ao banheiro a dor é persistente e insuportável , chega a durar horas na maioria das vezes ac0rdo de madrugada de tanta dor e não consigo dormir , as vezes faço banho de acento uma ou duas vezes por dia e ameniza a dor mas depois a mesma volta.Pelos sintomas aparentemente suspeito de fissura aguda , neste caso posso comprar a pomada anestésica sem a receita médica?

  27. Tatiane Reply

    Boa tarde!!!

    Na verdade cresceu uma bolha no meu anus de um tamanho consideravel, deve ter +ou- uns 3cm de altura, ja faz uns 4 dias q apareceu e até agr continua da msm forma.
    Ele encomoda bastaste, sinto dor mais nem tanto, o q mais está encomodando é o tamanho, sinto muito medo afinal, naum faço idéia do q seje.

  28. roselaine schirmer Reply

    gostaria de aber mais sobre fissura anal e porque ocorre,,,e se com cirurgia eu posso sofrer de incontinencia retal, agurdo resposta!

  29. Adriano Reply

    A cirurgia resolve em definitivo o problema da fissura?e

  30. marciele Reply

    ja fui ao medico ele me receitou uma pomada…e uma dieta rica em fibras mas nao resolveu muito…tenho medo de voltar ao medico e ele falar q preciso de cirurgia…tenho 26 anos..aguardo resposta via e-mail..

  31. daiane Reply

    minha mãe sofre com isso a mais de 1 ano ja foi a varios medicos usou pomada e acaba voltando e estou preocupada isso pode ser grave?o que ela deve fazer ja nao sei mais!!!me ajude por favor!!

  32. kaline rodrigues Reply

    tenho uma fissura anal cronica e vou fazer cirurgia quanto tempo depois de operada posso voltar a andar de bicicleta? doi muito a recuperação? estou sofrendo muito com isto me ajude o sus da minha cidade ja foi muito bom mas… ultimamente está um caos

  33. Eliana Reply

    Minha mãe com 83 anos, tem problemas cardiacos, em novembro de 2010 teve um infarto o qual obstruiu 2 arterias, depois de sair do hospital, começaram as dores anais ele sempre teve constipação intestinal, e já fez de td, com pomadas, supositorios, laxantes e nada resolve. Teve outro problema cardiaco em fevereiro de 2011, o medico q a atendeu disse q o problema intestinal seria em função da medicação q ela toma. TEria alguma solução rapida pra me informar, por favor tenho urgência dessa informação.

    Grata

    Eliana

  34. Daniel Dantas Reply

    Vou operar de Fissura Anal, sua recuperação e muito dolorida ……

    Daniel Dantas

  35. Marny Gomes Reply

    Em 2003 fui a uma proctologista e foi constatado fissura e a médica passou uma dieta uns medicamentos e ai tomei mas não resolveu totalmente o meu caso. assim de tempos em tempos sinto crises como ardência, sangramentos quando vou ao banheiro e assim faço uma dieta chupo bastante laranja como a comida com azeite e ai passa, quando extrapolo na comida ai sinto tudo novamente.
    Será que o meu caso já evoluiu pra cirurgia ? aguardo resposta ansiosa no meu e-mail.
    muito obrigada.

  36. Carlos Cesar Lyra Gomes Reply

    Há três anos fui submetido à cirurgia de fissura anal.

    O uso do álcool ( conhaque ), contribui para a causa de fissura anal?

    Estou aguardando resposta no meu e-mail.

    Obrigado e tanta uma boa tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *