Fitoterapia: conheça os benefícios das plantas

Publicado por Equipe Editorial a 17 de junho de 2010 - Atualizado em 13 janeiro 2018

Conheça os verdadeiros benefícios da Fitoterapia e das plantas para a nossa saúde.

As ervas, quando tomadas de acordo com as indicações do fitoterapeuta, não têm efeitos indesejáveis. Já todos sofremos efeitos adversos dos medicamentos da medicina alopática, ou seja, que a medicina convencional nos prescreve.

Nos Estados Unidos, a reacção adversa aos medicamentos mata mais pessoas do que os acidentes de automóveis. Sejam as alergias, seja a interacção com outros, uma mistura de medicamentos pode, inclusive, matar-nos. Tal não se dá com as ervas ou com os produtos à base delas. É que quando vamos ao médico, ele vai tratar o problema de que nos queixamos, sejam as dores de cabeça, ou de estômago, ou o reumatismo e muitas vezes não tem sequer tempo para perguntar ao paciente do que mais sofre, que medicamentos utiliza, ou até se lhe é alérgico.

O fitoterapeuta, porém, como tem uma visão ‘holística’ ou global da pessoa, vai querer saber se além da dor de estômago, temos prisão de ventre, ou tendência para diarreia. Vai perguntar se estamos a tomar medicamentos e quais, de forma a evitar a sobrecarga do organismo que na sua óptica, se está doente, precisa de ser aliviado para poder recuperar o equilíbrio.

Os medicamentos para combater o reumatismo, por exemplo, fazem mal ao estômago. Os anti-inflamatórios, a mesma coisa. Só que quem sofre de artrose, ou artrite, ou qualquer outra doença reumática, de modo geral muito dolorosa e incapacitante, não pode passar sem eles. Depois, tem de tomar remédios para o estômago, e estes, é evidente, vão sobrecarregar o fígado. É um nunca acabar de reacções adversas, isto sem falar dos perigos de um medicamento poder anular o efeito do outro ou, ao contrário, exacerbá-lo.

É por isso que cada vez mais pessoas procuram os fitoterapeutas. Onde quer que se encontrem, os ervanários estão cheios de gente. Essas pessoas procuram um alívio suave, não agressivo para os seus males, que os produtos químicos químicos em geral não oferecem.

Isto não quer dizer que as pessoas não devam tomar os remédios que os seus médicos receitam. Há casos em que somente a cirurgia pode resultar e então temos mesmo de submeter-nos à anestesia e ao bisturi. Nesses casos, quanto mais depressa, melhor. Não se cura uma apendicite aguda com chazinhos, nem com sacos de gelo.

O bom-senso é essencial em tudo na vida e, especialmente, nos cuidados com a saúde. Para prevenir e para impedir que uma doença se torne crónica, nada como a fitoterapia.

Saiba mais sobre a fitoterapia…

As plantas medicinais são utilizadas há milhares de anos pelo homem no tratamento de diversas moléstias. Atualmente o homem vem buscando cada vez mais uma vida saudável e equilibrada, o que vem aumentando a procura de tratamentos alternativos, que visam a melhora, não só dos males físicos ( doenças ), bem como maior sensação de bem estar no campo psíquico e afetivo. A fitoterapia vem de encontro a esta necessidade. É um tratamento completo, uma terapia eficiente e menos agressiva ao organismo. Ela visa restruturar o homem, tratando-o de forma integral.

Especialidades compostas:

Agoniada composta: (Agoniada/Melão de S.Caetano) Composição de extratos vegetais que atua nas irregularidades menstruais, regras dolorosas, inflamações do útero, ovários e corrimentos.

Castanha composta (Castanha da Índia/Erva de Bicho/Hamamélis) Composição de extratos vegetais que atuam no tratamento de perturbações da circulação venosa, varizes, hemorróidas e flebites.

Caroteno (Urucum/Cenoura/Beterraba) Auxiliar do bronzeamento. Rico em vitamina A, torna a pele mais macia e aveludada, o bronzeamento mais intenso e duradouro. Indicado em casos de anemia, falta de apetite e enfraquecimento da visão.

Composto Anti-Anêmico (Fígado dissecado/Lêvedo de Cerveja) Rico em glícidios, lipidios, protídeos, sais minerais e vitaminas, principalmente vitamina B12. Recomendado no tratamento de crianças de pequeno porte, emagrecidas e atrasadas, principalmente no fator crescimento, avitaminoses em geral, falta de apetite e anemias simples e perniciosas.

Composto Anti-Gripal (Alho/Guaco/Malva/Própolis Composição de extratos vegetais e própolis (Leia: Extrato de Própolis), especialmente formulado para combater a gripe, resfriado, sinusite, inflamação da garganta, bronquite, tosse, catarros, rouquidão e demais incômodos do aparelho respiratório.

Composto Anti-Reumático (Chapéu de Couro/Sassafrás/Salsaparilha/Taiuiá) Composição de extratos vegetais com propriedades anti-reumáticas, depurativas, diuréticas e dudoríferas. Atua no tratamento do reumatismo agudo, crônico, articular e gotoso, nas dores nevrálgicas e ciáticas e problemas cutâneos de origem simples ou sifílitica.

Composto Anti-Reumático (Garra do diabo/Alecrim/Salsaparilha/Taiuiá/Chapéu de Couro/Alfafa) Prevenção e tratamento de reumatismo, agindo principalmente como depurativas, diuréticas e anti-reumáticas.

Composto Anti-Varizes (Castanha da Índia/Centelha Asiática/Hamamélis) Associação de ervas que agem no sistema circulatório, aumentando o tônus venoso e estimulando a circulação, inclusive periférica. Muito recomendado em casos de varizes, cansaço nas pernas, hemorróidas, flebites, doenças uterinas e também durante a gestação para estimular a circulação dos membros inferiores e prevenir hemorróidas.

Composto Calmante (Maracujá/Valeriana/Mulungue/Melissa) Associação de ervas com efeitos calmantes, antidepressivos e sedativos, sem contudo levar à dependência do medicamento. Indicado nos casos de insônia, excitação nervosa, stress, estados de ansiedade e histeria.

Composto Calmante (Passiflora, Mulungue, Erva Cidreira/Valeriana) Composição de extratos vegetais com propriedades calmantes, antidepressivas, antiespasmódicas e sedativas. Atua nas insônias, crises nervosas, estados de ansiedade, dores de cabeça e demais incômodos de origem nervosa.

Composto para Diabetes (Pata de Vaca, Pau Ferro, Pfaflia Paniculata, Jambolão) Associação de ervas de ação sôbre a regulação da glicemia sanguínea. Atua como precioso coadjuvante na terapêutica do diabético.

Diabetina (Carqueja, Pata de Vaca, Pau Ferro) Composição de extratos vegetais, com eficácia comprovada popularmente no combate da glicossúria, excesso de glicose (açucar no sangue), ajudando assim no tratamento e prevenção da diabetes.

Composto Digestivo (Espinheira santa, Boldo, Camomila, Zedoário) Composto de ervas que estimulam a produção da secreção biliar, auxiliando no tratamento da má digestão, além de acelerar o esvaziamento gástrico, diminuido a formação de gases. Atua também nos casos de gastrite, azia, úlcera e acidez gástrica.

Composto Diurético (Abacateiro, Chapéu de Couro, Cavalinha, Cipó Cabeludo, Uva, Ursina, Quebra Pedra) Indicado no tratamento de edemas (inchaço), hipertensão arterial, desintoxicação, doenças renais e das vias urinárias, preservando o equilibrio mineral necessário ao bom funcionamento do organismo.

Composto Emagrecedor (Alcachofra, Carqueja, Cáscara Sagrada, Cavalinha, Fucus Visiculosos, Spirulina) Elaborado com ervas que auxiliam nos regimes de emagrecimento, facilitando a ação da digestão e havendo um melhor aproveitamento do alimento de maneira que os nutrientes sejam metabolizados, ações diuréticas e depurativas levando a uma melhor circulação geral do organismo. Ação intestinal favorecendo o peristalismo. Possui ainda em sua formulação s Spirulina que além de fornecer grande quantidade de proteínas ao organismo, funciona como inibidor do apetite.

Composto Enrigecedor (Centelha Asiática, Agar-Agar, Colágeno) Utilizado no tratamento da celulite e flacidez. Estimula a circulação periférica e enrigece os tecidos. Nos casos de regime de emagrecimento, recomenda-se sua associação ao Composto Emagrecedor.

Composto Energético (Catuaba, Ginseng, Guaraná, Marapuama) Excelente composição de ervas com efeitos revigorantes. Indicado para combater o cansaço físico e mental, além de possuir ervas afrodisíacas que fortalecem e estimulam as funções sexuais.

Composto Hepático (Alcachofra, Boldo, Carqueja, Jurubeba) Associação de ervas que estimulam e regularizam as funções hepáticas e biliares. Eficiente na eliminação de cólicas, indisposições gástricas e intoxicações de origem hepática.

Composto Hepático (Alcachofra/Boldo do Chile/Jurubeba/Carqueja) Composição de extratos vegetais que age sobre o aparelho digestivo, estimulando e regulando o funcionamento do fígado, estomago, baço, vesicula, intestino e rins. Atua nos engurgitamento do fígado e do baço, nas indisposições gástricas, intoxicações e demais males de origem hepática.

Composto Laxante (Cáscara sagrada/Fucus/Vesiculosos,Sene) Utilizado no tratamento de prisão de ventre, este composto é uma sssociação de ervas que estimulam o peristaltismo, reeducando o instestino sem provocar a dependência do medicamento tão comum quando se utiliza certos produtos químicos.

Composto Laxante (Cáscara Sagrada/Sene/Ruibarbo) Composição de extratos vegetais que atua no tratamento da prisão de ventre habitual, sem oferecer o inconveniente do hábito ou perda de atividade depois de um uso prolongado.

Composto Renal (Alcachofra/Chapéu de Couro/Cipó Cabeludo/Quebra Pedra) Composição de extratos vegetais que atua no tratamento de afecções dos rins, bexiga, cistites, nefrites, pielites, uretrites, edemas e demais incômodos do aparelho urinário. é diurético e depurativo.

Composto Regulador do Apetite (Glucomanam Spirulina) Glucomanam é uma fibra diétetica que possui grande capacidade de absorver água ( até 200 vezes seu peso ), proporcionando uma plenitude gástrica. Associada à Spirulina, rica em proteínas minerais, forma um medicamento muito útil nas dietas de emagrecimento, diabetes, melitus, prisão de ventre e dietas pobres em fibras.

Composto Revitalizador “E” (Catuaba/Guaraná/Marapuama/Pfaffia Paniculata/Vitamina E)Composição de extratos vegetais com propriedades tônicas-estimulantes e afrodisíacas, enriquecida com vitamina E. combate a fadiga, o esgotamento físico e mental, estimula e fortalece as funções sexuais.

Pomadas, Cremes

São produzidas à base de lanolina, vaselina e tinturas:

Arnica –  Traumatismos, contusões, estiramento muscular, fratura, torsões, hematomas e dores musculares.

Beladona – Indicado para casos de furúnculos, abcessos. Possuiação antiflamatória.

Calêndula – Anti-séptica, antiflamatória e cicratizante. Indicada para queimaduras, irritações da pele, rachadura do bico do seio e assaduras.

Castanha da Índia – Indicada para varizes e hemorróidas por ser vaso constritora. Inibe as inflamações.

Confrei – Com excelente ação cicratizante. Usada para fraturas, contusões, queimaduras e ferimentos em geral.

Citropódium – Indicada para furúnculos, espinhas e abcessos pois promove a drenagem do pus. Tem ação cicratizante e antiflamatória.

Hamamélis – Indicada para hemorróidas, rachadura do ânus, varizes, úlceras varicosas, devido sua ação adstringente e vaso constritora, aliviando a dor e evitando supuração.

Ledum – Combate a reação alérgica provocada por picadas de insetos.

Própolis – Excelente ação anti-séptica, antiflamatória e cicratizante. É ndicada para casos de queimaduras, acne e espinhas, abcessos e ferimentos em geral.

Tuia – Indicada especialmente para verrugas.