Fluxo de Trabalho de Webdesign e Projetos Web

O trabalho de um webdesigner embora extremamente variado pode ser organizado através dos fluxos de trabalho mais comuns, separados em processos mais freqüentes. Com isso tanto um aspirante pode vislumbrar o que encontrará, quanto um veterano saberá por quais etapas passará um projeto que esteja em suas mãos e com isso planejar melhor a execução do mesmo.

Briefing, Arquitetura da Informação e Brainstorm
As primeiras etapas quando um projeto tem início. O briefing é uma coleta e organização das informações sobre a tarefa a ser empreendida, clarificando quaisquer pontos que possam impactar futuramente. Geralmente contém os dados da empresa ou cliente, os dados do projeto, como os obejtivos do mesmo, informações contextuais relevantes e público-alvo. Lista as tarefas a ser realizadas, orçamento, prazos e os stakeholders (responsáveis e envolvidos) do projeto.

Considerando que o projeto envolva uma quantidade considerável de dados, a arquitetura da informação é outra tarefa a se realizar o quanto antes, pois cria toda a lógica para a distribuição da informação em seções coerentes.

Brainstorm é uma técnica utilizada quando há necessidade de criação original, seja de arte, conceitos ou slogans. Envolve o desprendimento de se pensar nas necessidades e processos de criação, gerando apenas uma torrente de idéias originais a ser selecionadas e refinadas posteriormente. Geralmente trabalha conceitos, idéias, palavras-chave, de maneira livre e aparentemente desordenada a princípio.

Direção de arte, prototipagem e wireframes
Nesse estagio cria-se os wireframes e protótipos, amostras ainda sem as imagens finais que servem como testes de interface e marcação de onde estará cada elemento. Dão uma idéia geral de como será montado o layout e como será a navegação.

Muitas vezes se faz alguns rascunhos das imagens mesmo à mão, e se vislumbra como serão as imagens finais da etapa seguinte, guiados pela direção de arte, que definirá desde os conceitos a ser visados até paletas de cores e estilos visuais.

Criação e edição de imagens
Ainda sob a supervisão do diretor de arte, esta é a etapa em que se cria de fato as imagens de fundo, de botões, banners, ícones, além de criar ilustrações que sejam necessárias. Existe tanto o trabalho de criação e ilustração vetorial, quanto o de edição de imagens bitmap e a criação de modelos 3D.

Código e programação
Cria-se os códigos front-end (responsáveis pela interface, navegação e diagramação da página) e back-end (responsáveis pela comunicação com os servidores, bases de dados, pela segurança e demais sistemas envolvidos). Geralmente um webdesigner quando muito atua no código front-end (sendo as linguagens mais comumente encontradas o HTML, CSS, javascript, PHP, MySQL e actionscript). O código back-end normalmente fica sob a responsabilidade de webdevelopers e programadores.
Testes e finalização
Por fim, antes do lançamento, há a necessária fase de testes, aonde se descobrem bugs nos sistemas e se corrige e adapta tanto layout quanto código. É essencial no caso de conteúdo disponibilizado via web se testar em todos os navegadores de maior utilização dentre o público-alvo. Mas o trabalho geralmente não acaba aqui, sendo necessária tanto a manutenção quanto a atualização do produto final, periodicamente.

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