Folhas de Rabanete: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde

Publicado por Equipe Editorial a 18 de outubro de 2017 - Atualizado em 16 janeiro 2018

Enquanto muitas pessoas deitam fora as folhas verdes do rabanete, elas, de facto, podem ser uma das melhores partes deste vegetal de raiz.

Embora não seja uma das clássicas hortaliças verdes, estão carregadas de nutrientes importantes e podem ajudar a complementar uma dieta saudável.

Folhas De Rabanete

O que são as folhas do rabanete?

É toda a folhagem verde que está sobre os talos que encimam a raiz do vegetal (o próprio rabanete).

Conhecido cientificamente como Raphanus raphanistrum subsp. Sativus, o rabanete é um vegetal extremamente popular no mundo, e diferentes partes da planta incluindo as sementes, os brotos e as ramas, podem ser usados tanto em preparações culinárias quanto em tratamentos médicos tradicionais.

Em algumas partes do mundo os rabanetes são cultivados especificamente pela sua folhagem, pois, ela continua a crescer à medida que a raiz se desenvolve.

Essa folhagem de gosto picante e terroso torna-se um complemento interessante para qualquer salada, mas, também pode ser adicionada a sandes ou, simplesmente fervida e salgada, ela é um ótimo acompanhamento.

As suas ramas contêm concentrações mais elevadas de certos nutrientes do que o próprio vegetal, então, se é uma das inúmeras pessoas que simplesmente deita fora a parte verde do rabanete, mude os seus hábitos e adicione esse novo alimento nutritivo à sua dieta!

Composição nutricional da folha de rabanete

As folhas de rabanete são uma excelente fonte de vitamina C, até 6 vezes, por porção, mais concentrado que o próprio rabanete.

Contêm uma alta concentração de vitamina B6, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A.

Possuem alguns antioxidantes presentes unicamente na folhagem, como o sulforafano indol, bem como, o potássio e o ácido fólico. A rama do rabanete possui, ainda, fibras e proteínas dietéticas.

Benefícios das folhas de rabanete

Benefícios Da Folha De Rabanete Para A Saúde

Se deseja adicionar as folhas de rabanete à sua dieta, poderá experimentar uma série de benefícios para a saúde, tais como a sua habilidade em auxiliar nos cuidados com a pele, em melhorar os processos digestivos, fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar o fígado e aumentar a circulação, entre outras.

Cuidados com a pele

Uma série de estudos descobriu que a folhagem do rabanete tem uma capacidade antioxidante bastante impressionante, o que significa que ela pode lutar contra o estresse oxidativo e as doenças crónicas do corpo.

Ter suficientes antioxidantes na sua dieta o ajudará a manter a sua pele com aparência rejuvenescida, aliviar as condições inflamatórias que afetam este, que é o maior órgão do corpo, e até reduzir a aparência de manchas e cicatrizes da pele.

Ajuda na digestão

Existe uma grande quantidade de fibras dietéticas que podemos encontrar nas folhas do rabanete, o que significa que este vegetal pode ajudar a manter os seus intestinos regulares.

Ao eliminar os sintomas de constipação e estimular o movimento peristáltico, as folhas do rabanete podem prevenir uma série de problemas gastrointestinais, melhorar a eficiência da absorção de nutrientes e até mesmo fortalecer a resposta imune do intestino.

Reduz o Colesterol

O alto nível de potássio, ferro, vitamina C e fibras alimentares encontradas na folhagem do rabanete pode ajudar a fortalecer o coração de muitas maneiras, diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação por curar e reparar vasos sanguíneos e artérias danificadas.

Ao reduzir os níveis globais de colesterol, também reduz-se o risco de aterosclerose, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Impulsiona a imunidade

As folhas do rabanete possuem muito mais vitamina C por porção do que a raiz do vegetal em que eles crescem.

Estas ramas são uma excelente maneira de aumentar o seu sistema imune e manter o seu corpo livre de infecções e outros agentes estrangeiros.

Melhora a saúde do fígado

A folhagem do rabanete é conhecida por desintoxicar o corpo, estimulando a micção e melhorando a função hepática.

Ao ajudar o corpo a efetivamente filtrar as toxinas do sangue, essas folhas aliviarão ainda mais o estresse desnecessário no sistema imunológico.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Uma das melhores partes de uma dieta rica em fibras é o impacto que ela pode ter nos níveis de açúcar no sangue.

A fibra tem a capacidade de regular a emissão de insulina e glicose no organismo, o que é importante para pacientes diabéticos que sofrem de picos e quedas regulares nos seus níveis de açúcar no sangue.

Perda de peso

As folhas do rabanete são baixas em calorias, porém, altas em fibras e carregadas de nutrientes. Isso significa que uma salada destas ramas irá ajudá-lo a sentir-se saciado e, assim, reduzir a sua tendência a petiscar entre as refeições e ao consumo excessivo.

De facto, comer uma salada inteira destas folhas não poderia causar um grande impacto na sua ingestão calórica diária.

Descubra os Benefícios das Folhas de Cenoura

Referências

http://www.koreascience.or.kr/journal/
http://www.tandfonline.com/doi/abs/
http://www.tandfonline.com/
http://pubs.acs.org/doi/abs/
https://www.jstage.jst.go.jp/
http://om.iamm.fr/om/pdf/a19/CI920812.pdf
http://online.liebertpub.com/doi/abs/
http://onlinelibrary.wiley.com/