Fonoaudiologia – O que é

A Fonoaudiologia estuda a comunicação humana, visando a prevenção, diagnóstico, tratamento e aperfeiçoamento da fala/linguagem, leitura/escrita, voz e audição. “As patologias da linguagem oral abrangem desde as trocas fonêmicas, na fala (“troca de sons”); gagueira até a ausência de comunicação. Os pais e professores devem observar se a criança está tendo um desenvolvimento de fala adequado à idade e como está se comunicando, verificando se seu discurso não é confuso e se a fala é compreensível”, orienta a fonoaudióloga, Dra. Claudeli Assumpção.

Na área escolar, o fonoaudiólogo intervém em alterações no processo de aprendizagem, trabalhando dificuldades de comunicação gráfica como: troca de letras, elaboração de texto e leitura.

Algumas patologias da voz, podem ser diagnosticadas pelo otorrinolaringologista através de exames clínicos que constatem alterações nas cordas vocais, como a presença de nódulos ou pólipos, que geralmente estão acompanhados de um quadro de rouquidão freqüente, dor e/ou cansaço ao falar. “Este indivíduo deve procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação, pois pode estar usando inadequadamente a voz, causando danos às pregas vocais. Neste caso, o profissional trabalhará a reeducação vocal do paciente”, explica Dra. Claudeli.

Alterações na fala, na mastigação, sucção, deglutição e respiração podem ser determinadas e/ou acompanhadas por problemas ortodônticos, por isso, é comum o ortodontista trabalhar em conjunto com o fonoaudiólogo para, deste modo, obter melhores resultados.

“É importante ter uma boa alimentação e mastigar bem. Chupeta e mamadeira só devem ser usadas por crianças até os três anos. Também é fundamental atentar para a respiração, que deve ser nasal. Caso a criança tenha dificuldade em respirar pelo nariz, deve ser encaminhada a um otorrinolaringologista e, caso não haja problema com o nariz e, mesmo assim, ela continua a respirar pela boca, procure a orientação de um fonoaudiólogo”, esclarece Dra. Claudeli.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)