Forscolina: 23 Benefícios Surpreendentes e Usos na Saúde

Publicado por Equipe Editorial a 10 de janeiro de 2018 - Atualizado em 10 abril 2018

Embora o uso de suplementos de forscolina não seja assim tão comum, existem alguns estudos que mostram evidências de que a substância pode realmente ter vários efeitos benéficos na saúde.

Forscolina, Conheça 13 Benefícios Do Composto Extraído Da Planta Coleus Indiano, Boldo Da Terra, Boldo De Jardim, Tapete De Oxal, Plectranthus Barbatus. 

O Que É a Forscolina?

A forscolina é um composto que pode ser extraído de uma planta em particular, o Coleus Indiano (boldo-da-terra, boldo-de-jardim, tapete-de-oxal), nativo da Índia e algumas regiões da África, cientificamente conhecido como Plectranthus barbatus. 

O composto é um diterpeno e desempenha um papel chave no ciclo cAMP( Monofosfato cíclico de adenosina), que pode ajudar a reduzir a inflamação e tem outras propriedades antioxidantes e relaxantes.

Embora o composto tenha sido isolado na medicina tradicional há milhares de anos, existem uma falta de pesquisas formais, particularmente quando se trata de saúde humana.

É geralmente considerado seguro tomar forscolina, e mostra ter alguma eficácia, embora muitos desses relatos sejam anedóticos,e não apoiados pela ciência. Outros nomes pelos quais é conhecido o composto incluem coleonol e pashanabhedi.

Antes de iniciar a toma de um novo suplemento ou extrato, é sempre aconselhável falar com o médico, particularmente se está atualmente a tomar outros medicamentos.

Por que o cAMP é tão importante?

O monofosfato cíclico de adenosina (cAMP ou AMP cíclico) é uma molécula derivada da adenosina – um nucleotídeo que também faz parte do DNA e do RNA [ R ].

Ativa várias proteínas, incluindo proteína quinase A, proteína de troca ativada por cAMP (Epac) e proteína quinase ativada por AMP (AMPKA) [ R ]. Através dessas proteínas, o AMPc determina a reação das células aos hormônios e mantém o balanço de energia [ R ].

Também foi relatado para estar envolvido em reações imunes [ R ].

É uma parte de processos extremamente complexos, a maioria dos quais não totalmente compreendidos [ R ].

O composto desempenha um papel importante na investigação destes processos [ R ]. É também por causa do AMPc que a forscolina tem um efeito tão diverso no organismo e uma terapia promissora para muitas doenças.

De onde vem?

Como mencionado anteriormente, é uma substância derivada de plantas. É produzida nas células-raiz do arbusto Plectranthus barbatus / Coleus forskohli, e obtido principalmente da raiz seca [ R ].

Os extratos de espectro mais amplo, como chás e pós, também são usados ​​[ R , R , R ].

Benefícios da forscolina

Suplemento Extrato De forscolina Em Cápsulas

Os benefícios mais impressionantes do forscolina incluem os seus efeitos na perda de peso, glaucoma, câncer, saúde respiratória, alergias, níveis hormonais, pressão sanguínea, entre outros. Tem muitas propriedades potencialmente úteis:

  • Estimula o AMP cíclico
  • Diminui a pressão sanguínea
  • Previne o bloqueio de vasos sanguíneos
  • Promove a perda de peso
  • Relaxa os músculos
  • Influencia a liberação de hormônios
  • Restaura a função das células cardíacas
  • Diminui a inflamação
  • Mata diferentes tipos de células cancerígenas

Perda de peso

Uma das principais razões pelas quais as pessoas usam o suplemento é porque ele pode afetar positivamente a perda de peso no corpo. Esta acção ocorre em grande parte devido aos ingredientes ativos presentes na forscolina que podem estimular o processo de lipólise, tornando o exercício mais eficaz na queima de gordura.

Câncer

Algumas das pesquisas mais interessantes sobre o suplemento dizem respeito ao câncer, pois acredita-se que este poderia ser um bom complemento na terapia do câncer, melhorando a força do sistema imunológico e do metabolismo do corpo.

Pressão sanguínea

O uso anedótico do suplemento ao longo da história incluiu o uso para pressão alta. Devido aos efeitos relaxantes e vasodilatadores do suplemento, pode reduzir os sintomas da hipertensão e proteger todo o sistema cardiovascular.

É usado no tratamento da pele

O suplemento e o extrato são frequentemente usados ​​nos tratamentos de pele. Por exemplo, foi mostrado que o composto pode induzir a migração de células da pele para o local da ferida, ajudando na cura [ R ].

Alguns tipos de raios ultravioletas emitidos pelo sol são realmente perigosos, danificando a informação genética nas células da pele. A aplicação de forscolina na cultura celular da pele repara esses danos e previne a morte das células da pele [ R ].

Além disso, o tratamento com o composto torna a pele mais espessa e resistente à luz UV [ R ].

Foi demonstrado em laboratório que em animais que não possuem um gene ativo da melanina, a substância aumenta a produção de uma proteína semelhante à melanina-eumelanina, ativando assim um mecanismo alternativo de proteção [ R ].

O composto também pode prevenir o envelhecimento, neutralizando os danos aos genes e eliminando os tipos destrutivos de oxigênio [ R ].

Diabetes

Embora os estudos em humanos sejam poucos, testes em animais mostraram que os níveis de glicose podem ser controlados com níveis concentrados de forscolina, o que é um avanço empolgante nessa distúrbio metobólico comum.

Pode ser usado no tratamento da adrenoleucodistrofia

A adrenoleucodistrofia é uma doença causada pela transformação defeituosa de moléculas chamadas ácidos graxos de cadeia longa. O AMPc ajuda a diminuir o nível de tais ácidos e também bloqueia um número de citocinas que impulsionam o progresso da doença [ R ].

Glaucoma

A capacidade do suplemento ajudar a aliviar a pressão nos olhos pode ser uma excelente notícia para as pessoas que sofrem de glaucoma, uma vez que o excesso de pressão sobre o olho é muitas vezes o que causa o dano.

Pode ajudar na infecção do HIV

Existe um relato experimental indicando que o extrato de P. barbatus bloqueia a atividade de proteínas derivadas do vírus HIV [ R ]. Infelizmente, não existem mais relatórios que corroborem ou refutem esta afirmação.

Mata células cancerígenas

O composto pode influenciar as células cancerígenas através de vários mecanismos e é visto atualmente como uma droga promissora na terapia do câncer.

Em primeiro, a forscolina ativa a fosfatase de proteína 2A (PP2A), que se bloqueia em alguns tipos de câncer especialmente leucemias – câncer de células sanguíneas. OPP2A é uma proteína importante que ativa muitas enzimas na célula [ R ].

A restauração da atividade da PP2A com o composto bloqueia o desenvolvimento de células cancerígenas e induz a morte das células cancerígenas . Também pode aumentar o efeito das drogas anticâncer padrão, como a Idarubicina e Ara-c [ R ].

A ativação de PP2A também causa morte celular no câncer de próstata [ R ].

O suplemento também aumenta a ação de drogas da quimioterapia 5-fluorouracil e oxaliplatina ao tratar o câncer de cólon e causa a morte de células cancerosas devido ao mesmo mecanismo [ R ].

Também é conhecida por bloquear a Hedgehog – uma proteína importante no desenvolvimento inicial, pois determina o destino de todos os órgãos do embrião recém-formado.

Num organismo crescido, o Hedgehog pode ajudar as células cancerígenas a moverem-se para outros locais e formarem metástases. [ R].

Também impede a invasão de células cancerosas em outros órgãos [ R ] e demonstrou-se que, aumentando o nível de cAMP e ativando a PKA, a forscolina bloqueia um gene chamado gli1, além da Hedgehog [ R ].

Através deste mecanismo, o crescimento do câncer no cérebro pode ser evitado [ R , R ].

Pesquisas em linhagens de células de câncer cerebral também mostram que a edição do composto impede o desenvolvimento de novas células cancerígenas a partir de células cerebrais [ R ].

Esta droga também aumenta os benefícios de outras drogas contra o câncer, como a dexametasona [ R ].

O composto também pode causar alterações nas células cancerígenas de leucemia e mieloma que as tornam sensíveis aos glicocorticóides [ R ]. Isso faz com que a terapia do câncer com glicocorticóides seja mais eficaz.

Alergias

A redução da resposta inflamatória no corpo pode ajudar a reduzir a gravidade ou a frequência das reações alérgicas.

Asma

Um dos usos mais comuns do extrato na medicina tradicional é aliviar a pressão e a inflamação no sistema respiratório, o que pode ajudar aqueles que sofrem dos sintomas da asma.

Influencia os espermatozóides

A substância pode influenciar as células reprodutivas em homens e mulheres.

No caso das mulheres, a substância em combinação com a cilostamida melhorou o desenvolvimento de óvulos humanos [ R ].

Mesmo sem a presença de outros fármacos, a forscolina aumenta a taxa de divisão celular e torna-os mais propensos a serem fertilizados e se desenvolverem num embrião [ R ].

No decorrer de uma pesquisa de laboratório, verificou-se que o composto é capaz de controlar o desenvolvimento de oócitos e aumenta a produção de progesterona, uma proteína importante no desenvolvimento do embrião [ R ].

A substância também pode desempenhar um papel na reprodução masculina. Em doses baixas pode aumentar a produção de testosterona pelas células testiculares, bem como a produção de AMPc, mas em doses elevadas, pode bloquear os mesmos processos [ R , R ].

Além disso, o composto é capaz de aumentar o nível de cAMP em uma parte apropriada do espermatozóide e tornar a célula mais propensa a entrar no óvulo [ R ].

Níveis hormonais

Ao tomar o composto, os níveis de testosterona aumentam, uma das outras razões pelas quais este é um complemento tão popular ao treino de atletas e fisiculturistas. No entanto, consumir em excesso pode causar estragos no equilíbrio hormonal do corpo.

Dosagem / Como tomar

Antes de iniciar o uso é importante entender a dosagem adequada. Para perda de peso ou equilíbrio hormonal, a maioria dos especialistas recomenda duas doses de 250 mg de forscolina a 10%. Se o suplemento tiver um percentual do composto mais levado que 10%, precisará de dosagens menores.

ForscolinaVs Garcinia Cambogia

Quando se trata de suplementos para perder peso, dois dos favoritos nos últimos anos têm sido a forscolina e a garcinia cambogia. No entanto, existem algumas diferenças claras entre os dois.

Forscolina: Como mencionado anteriormente, é derivado da planta Plectranthus barbatus. Age aumentando a lipólise, que é a queima de gordura. 

Garcinia cambogia: A Garcinia cambogia é derivada de uma fruta cítrica, chamada tamarindo Malabar. É muito rica em ácido hidroxicítrico (HCA) e conhecida por suprimir o apetite e ajudar a prevenir a formação de gordura.

Ambos são eficazes, mas as altas concentrações de HCA presentes na garcinia cambogia tornam-na uma opção mais eficaz.

Efeitos Colaterais

Apesar dos benefícios serem evidentes, existem alguns efeitos colaterais graves de forskolina que devem ser considerados, como os seguintes:

  • Frequência cardíaca irregular
  • Maior risco de síndrome dos ovários policísticos (SOP)
  • Ardor nos olhos

Importante, certifique-se de falar com o médico antes de tomar o suplemento, pois os efeitos colaterais podem ser bastante graves quando tomado em excesso.

Referência

http://europepmc.org/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://europepmc.org/
http://care.diabetesjournals.org/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://www.ajol.info/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/