Fraldas Descartáveis

As fraldas descartáveis, são uma espécie de cuecas descartáveis usadas pelos incontinentes e que têm a finalidade de impedir a fuga de fezes e urina. A incontinência está associada à impossibilidade de controlar a actividade intestinal e a urinária. As fraldas descartáveis também podem ser usadas por uma pessoa que esteja confinada a uma cama ou a uma cadeira de rodas durante a maior parte do tempo.

Porque são necessárias?

Quando determinada pessoa se encontra acamada ou dependente de uma cadeira de rodas pode não ter tempo suficiente para chegar à casa de banho ou pegar numa arrastadeira ou num urinol. Por vezes, estas fraldas são necessárias para efeitos de protecção ou conforto, independentemente do facto de uma pessoa poder, ou não, movimentar-se. Algumas pessoas utilizam estas fraldas para evitar sujar a roupa. As fraldas conseguem manter a pessoa devidamente seca, desde que a quantidade de urina ou de fezes seja reduzida.

Que tipo de fraldas se deverá usar?

Existem diversos tipos e marcas de fraldas descartáveis, também disponíveis em vários tamanhos e modelos. Algumas têm um elástico nas pernas para evitar fugas. Outras são concebidas para um uso nocturno. Poderá adquirir fraldas descartáveis numa farmácia ou num supermercado. Geralmente, estas fraldas têm fita adesiva nos lados para poderem ser melhor ajustadas.

Como usar ou mudar uma fralda descartável?

Os passos seguintes ajudá-lo-ão a mudar uma fralda descartável num acamado.

Coloque os seguintes objectos num local de fácil alcance:

  • Papel higiénico.
    Água morna.
    Sabonete com PH neutro.
    Toalha e toalhetes
    Luvas descartáveis.
    Fralda limpa
    Pomada com vitamina A.

Calce as luvas descartáveis. A fim de proteger a cama contra derrames, coloque um resguardo à prova de água debaixo da pessoa. Descole a fita em ambos os lados da fralda. Vire a pessoa de lado, flectindo-lhe o joelho em direcção ao peito. Embrulhe a fralda usada de modo a cobrir a parte suja. Limpe a pele da pessoa. Limpe a zona entre as pernas com papel higiénico.

Limpe-a com um toalhete molhado em água morna e sabonete neutro. Se a pessoa for do sexo feminino, certifique-se de que a limpa de frente para trás. Seque muito bem sem friccionar. Inspeccione a pele e veja se esta apresenta quaisquer lesões. Informe o médico se detectar sinais de vermelhidão ou feridas.

Neste caso poderá aplicar pomada com vitamina A para proteger a pele. Abra completamente a fralda nova. Coloque, tanto quanto possível, metade da fralda limpa debaixo da pessoa. Rode a pessoa na sua direcção. Levante a grade lateral e coloque-se no outro lado da cama. Retire a fralda suja. Limpe a zona entre as pernas a partir do outro lado, conforme descrito anteriormente. Retire a outra metade da fralda limpa de debaixo da pessoa. Deite a pessoa de costas e Cole as fitas adesivas em ambos os lados da fralda.

O que Procura?

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. maria lemos marques Reply

    Minha dúvida: como evitar que o doente de alzehimer retire as fraldas e urine nas roupas e pela casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *