As 15 Melhores Frutas e Vegetais Low Carb para a Sua Dieta

Por vezes surge a necessidade ou “obrigação” de recorrermos a opções alimentares com um baixo índice glicêmico, seja porque pretendemos perder peso, quando temos como objetivo uma maior definição corporal ou até mesmo devido a algumas doenças como a diabetes ou a obesidade.

As frutas, os vegetais e os legumes Low Carb são uma excelente solução quando o objetivo é reduzir a ingestão total de carboidratos, e consequentemente, a quantidades calorias.

Além disso, todas as escolhas alimentares descritas abaixo são conhecidas por oferecer uma imensa variedade de benefícios para a nossa saúde.

As 15 Melhores Frutas E Vegetais Low Carb Para A Sua Dieta

Os carboidratos são a principal fonte de energia usada pelo organismo e são considerados um dos 3 principais pilares da nossa dieta, além das proteínas e gorduras.

Na verdade, a maioria dos especialistas em nutrição recomendam que as pessoas consumam entre 35-65% da suas calorias diárias provenientes dos carboidratos.

No entanto, nem todos os carboidratos são iguais e saudáveis; alguns são mais “complexos” e levam mais tempo a serem digeridos pelo o organismo.

Enquanto existem outros, os “carboidratos simples“, provenientes do pão branco, frutas e produtos lácteos.

Quando consumimos carboidratos simples (açúcares) em excesso, o corpo nosso corpo começa a armazenar os carboidratos extras em forma de gordura no nosso corpo.

Existem outros efeitos colaterais de consumir muitos hidratos de carbono, incluindo problemas digestivos, particularmente se esses hidratos de carbono forem todos ricos em fibra ricos.

Além disso, os hidratos de carbono simples levam a picos de açúcar no sangue altíssimos, uma vez que o nosso corpo os transforma rapidamente em glicose utilizável, o que pode por vezes tornar difícil para o pâncreas criar a insulina suficiente em resposta a esse excesso “pico”.

Uma dieta baixa em carboidratos bem conhecida é a dieta cetogênica, que se tornou bastante popular nos últimos anos.

E as frutas e os legumes low carb são uma ótima forma de obter o sucesso desejado por este programa dietético.

Além disso, consumir menos carboidratos também pode ajudar a reduzir o tormento da fome, aumentar a cognição, diminuir o risco de alguns tipos de câncer e melhorar sua saúde cardiovascular em geral.

15 Frutas e Legumes Low Carb

Algumas das melhores opções de frutas e vegetais low carb incluem o melão, morango, melancia, aipo, alface, espinafre, abacate, pêssego e amoras, entre outros.

O que Procura?
Leite de Coco: Como Fazer, Composição Nutricional e 8 Potenciais Benefícios para a Saúde

Cantalupo (Meloa)

Cantalupo (Meloa) Baixo Em Carboidratos

14 gramas de hidratos de carbono por copo

Benefícios: A meloa (cantalupo) não só é relativamente baixa em carboidratos como também oferece 1,5 gramas de fibra dietética em cada copo, responsável por alguns desses carboidratos.

Além disso, este fruto baixo em carboidratos é uma excelente fonte de vitamina A, bem como de magnésio, potássio e vitamina K, tornando-o ideal para o tratamento de problemas como a hipertensão arterial, problemas relacionados com o sono, distúrbios na coagulação do sangue e deficiências na visão.

Salsão (Aipo)

Salsão (Aipo) é Um Vegetal Low Carb

2 gramas de carboidratos por cada haste (grande)

Benefícios: Embora o aipo seja composto principalmente de água, também possui alguma fibra dietética em cada haste, juntamente com vitaminas do complexo B, vitamina C, e potássio.

Este alimento é conhecido por dar a sensação de estarmos cheios, sem contribuir com muitas calorias, ao mesmo tempo que fornece um bom impulso para o nosso sistema imunológico.

Alface Iceberg

Alface Romana

3 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: Alface pode parecer um vegetal simples, mas é enriquecida com muitos nutrientes, incluindo açúcares, proteínas, gorduras, fibras, vitamina K, potássio, ferro, zinco , vitamina E, e sódio, entre outros.

A alface pode ajudar a otimizar o equilíbrio de água no corpo e fornecer uma fonte de energia limpa e com baixas calorias.

Tomate

5 gramas de hidratos de carbono por cada tomate médio

Benefícios: Famoso pelo seu conteúdo de beta-caroteno, o tomate é excelente para melhorar a visão e prevenir o estresse oxidativo em todo o corpo.

O fruto também oferece níveis elevados de vitaminas do complexo B, cobre, potássio, fibras, manganês e vitamina C.

Isto faz com que seja uma fruta bem popular e uma excelente escolha para a optimização do metabolismo, aumento da densidade mineral óssea e proteção do sistema imunitário.

Abacate

Abacate é Um Dos Alimentos A Incluir Na Dieta Cetogênica

12 gramas de carboidratos por cada abacate de tamanho médio

Benefícios: À primeira vista pode parecer “apenas” um fruto com um alto teor de carboidratos, no entanto, os restantes benefícios do abacate tornam-no num fruto bastante valioso para adicionar à sua dieta.

Enriquecido com antioxidantes e gorduras saudáveis, esta fruta também é extremamente rica em fibras alimentares, o que representa cerca de 75% dos carboidratos totais presentes na fruta.

O que Procura?
Benefícios do Azeite de Oliva para o Cérebro e Memória (& dicas de compra)

O abacate também é maravilhoso para melhorar a cognição e reduzir o apetite para auxiliar na perda de peso.

Pêssego

Pêssego

14 gramas de hidratos de carbono por cada pêssego de tamanho médio

Vantagens: Com uma quantidade moderada de fibras e uma quantidade impressionante de compostos polifenólicos e antioxidantes, este fruto Low Carb tem sido associado à redução do risco de doenças cardíacas, redução do colesterol alto e pressão arterial, prevenindo condições inflamatórias e apoiando uma boa saúde digestiva.

Amora silvestre

Amora Silvestre

14 gramas de carboidratos por copo

Benefícios: Cerca de metade dos carboidratos encontrados na amora-silvestre (Rubus fruticosus L.) vêm na forma de fibras, tornando-a a melhor baga para sua saúde digestiva.

Além disso, tal como acontece com muitas outras bagas, as amoras-silvestres são riquíssimas em antioxidantes, que podem ajudar a evitar doenças crônicas, como o câncer, artrite e doenças cardíacas.

Pepino

3,5 gramas de hidratos de carbono por 100 gramas

Benefícios: Os pepinos são muitas vezes negligenciados devido ao seu alto teor de água, mas, na realidade, estes vegetais oferecem uma vasta gama de nutrientes, incluindo potássio, biotina, cobre, vitamina C, manganês, e uma série de vitaminas do complexo B.

A natureza low-carb do vegetal é maravilhosa, além de melhorar também a digestão, o que ajudará em esforços para a perda de peso.

Cogumelos

Cogumelo

3.3 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: A vasta variedade de compostos sulfúricos e antioxidantes, bem como propriedades antivirais, antibacterianas e anti-fúngicas presentes nos cogumelos oferece uma ampla variedade de benefícios para nossa saúde.

Além de serem salgados, estes “fungos” Low-Carb são também abastados em fibras.

O cogumelos têm sido associados à prevenção de várias doenças, desde o câncer a algumas reações alérgicas, tornando-se um “must-have” para o seu regime dietético.

Morango

8 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: Cerca de 25% dos carboidratos encontrados no morango provêm de fibra dietética, mas o fato verdadeiramente impressionante sobre este fruto low carb é o seu conteúdo rico em polifenóis.

As pesquisas associam estes antioxidantes a taxas reduzidas de inflamações no corpo, bem como à inibição da formação de gordura, o que pode levar “a mais energia e menos ganho de peso!”

Melancia

Melancia

8 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: A melancia (Citrullus lanatus) é uma fruta baixa em fibra dietética, no entanto é uma ótima forma de nos manter-mos hidratados ao mesmo tempo que fornece uma explosão de energia saudável.

O que Procura?
Os 10 Fantásticos Usos e Benefícios das Sementes de Manjericão para a Saúde

Mais importante ainda é talvez o fato deste fruto com Baixo Carboidrato ser rico em vários antioxidantes, tais como o licopeno, que pode auxiliar na melhoria do aspecto da pele, prevenir o estresse oxidativo em todo o corpo, e estimular a reparação e a resistência dos vasos sanguíneos cardíacos, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Espinafre

Espinafre

1 grama de carboidratos por copo

Benefícios: Esta hortaliça de folhas verdes não é apenas pobre em colesterol e gordura, como também é rica em proteínas, fibras, vitamina A, vitamina C, potássio, ferro, cálcio e cobre, entre outros.

Não é surpresa para ninguém que o espinafre seja considerado um dos alimentos Low Carb mais saudáveis, bem como um excelente alimento para a perda de peso, saúde cardíaca e melhoria na densidade mineral óssea.

Abobrinha Italiana (Curgete)

Abobrinha Curgete

6 gramas de carboidratos por cada abobrinha média

Benefícios: Graças aos seus níveis moderados de ácidos gordos ômega-3 e à diversa variedade de minerais e vitaminas presentes, a abobrinha (Cucurbita pepo L.), conhecida em Portugal como Curgete, tornou-se um alimento básico em algumas partes do mundo.

O vegetal fornece uma boa quantidade de fibras e é conhecido por dar um impulso de energia, ao mesmo tempo que ajuda na regulação hormonal e atividade enzimática do corpo, benefícios estes proporcionados pelas vitaminas do complexo B e minerais presentes.

Espargos, Asparagos (Asparagus officinalis) 

Espargos, Asparagos (Asparagus Officinalis) 

4 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: Com concentrações significativas de selênio, vitamina A, e vitamina C, é um vegetal rico em antioxidantes e pode ajudar a reduzir a inflamação e a ocorrência de doença crónica.

Além de ter um impacto positivo sobre os níveis de açúcar no sangue, coagulação do sangue, densidade mineral óssea, pressão arterial e na aparência da pele.

Melão HoneyDew

Melão HoneyDew

9 gramas de carboidratos por cada 100 gramas

Benefícios: Esta fruta pobre em carboidratos é frequentemente consumida em conjunto com o cantalupo (meloa), outra fruta Low Carb e, graças ao seu alto teor de potássio, é muitas vezes recomendada para pessoas com pressão arterial elevada.

O Melão Honey Dew é também é rico em vitamina C, tornando-se ideal como reforço do sistema imunológico, juntamente com a sua capacidade de neutralizar os radicais livres.

Referências

http://www.cdc.gov/nutrition/
http://ndb.nal.usda.gov/

14. setembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *