Fumadores têm maior risco de sofrer convulsões - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Fumadores têm maior risco de sofrer convulsões

Estudo chama a atenção para os potenciais factores de prevenção primária da epilepsia, pois pouco se sabe sobre possíveis factores de risco para a doença.
 
não fumarO tabaco pode estar associado a um risco mais elevado de convulsões. Esta é a principal conclusão de um estudo prospectivo publicado na última edição online do jornal Epilepsy (a versão impressa sairá em 2010), no qual se pretendeu avaliar indicadores relacionados com a prevenção primária da epilepsia. Barbara A. Dworetzky, do departamento de Neurologia da Harvard Medical School (EUA), e colegas analisaram questionários e relatórios médicos, datados de 1989 a 2005, de 116313 mulheres, com idades entre os 25 e os 42 anos, em risco de sofrer crises convulsivas. Destas mulheres, 65 por cento eram não fumadoras. Neste conjunto, foram confirmados 95 casos de convulsões e 151 de epilepsia. Ao comparar as doentes fumadoras com as não-fumadoras, verificou-se que as primeiras tinham um risco aumentado de ter crises convulsivas (risco relativo de 2, 60 e intervalo de confiança de 95 por cento, 1. 53-4. 42). Estes resultados são, no entanto, independentes do número de cigarros diários, embora o estudo sugira que o número de anos em que se fuma influencia o nível de risco de se sofrer crises convulsivas. Já as mulheres que foram fumadoras no passado e que deixaram de o ser não apresentaram uma correlação com a ocorrência de convulsões, mas tinham um risco ligeiramente aumentado para a epilepsia.
Constatou-se ainda que o consumo prolongado de cafeína ou de álcool não estava associado ao risco de convulsões. Não se verificou associações entre a doença e o consumo moderado, excessivo ou mesmo a abstinência de álcool. A autora alerta para a necessidade de se fazerem novos estudos coorte para se saber mais sobre potenciais factores modificáveis do risco de epilepsia a fim de se poder, em última análise, identificar mecanismos de prevenção primária da doença.

Ler Também:

NicVax – A Vacina para Deixar de Fumar

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.