Fotos Antes e Depois

Funcho

O funcho de nome científico Foeniculum vulgare é uma planta medicinal com uma papel bastante importante na cultura alimentar de vários países europeus, sobretudo na França e Itália.

O funcho é também conhecido por anis doce ou erva doce. É também muito apreciado desde a antiguidade por países como a China, Egipto e Ásia e isto tudo deve-se às suas importantes fontes medicinais a que está associado.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

O funcho é composto por bolbo, caule, flores e as suas sementes e está inteiramente relacionado com a cenoura, salsa, endro e coentro. Pode atingir cerca de dois metros de altura e o seu sabor aromático é único, sendo muitas vezes confundido com o anis.

O funcho apresenta uma textura crocante e estriada e é muito semelhante ao aipo. Trata-se de uma planta que tanto pode ser consumida crua como cozida.

É uma maravilhosa planta indicada para tratar espasmos gastrointestinais, flatulência e secreção nas vias respiratórias. Derivado das suas propriedades medicinais, funciona como um excelente anti-inflamatório, antiespasmódico, anti-reumático, antibiótico e expetorante.

O funcho apresenta muitos benefícios para a nossa saúde, dos quais se podem destacar os seguintes: rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras, hidratos de carbono (carbohidratos), abre o apetite, estimula a digestão, aumenta o leite materno, combate diarreias, apresenta efeitos diuréticos (ajuda a emagrecer) e combate a tosse.

O seu consumo excessivo pode provocar o aborto espontâneo. Se cozer a raiz do funcho vai ajudar a eliminar líquidos e atua com um maravilhoso relaxante muscular. É também bastante utilizado o funcho para fortalecer os nervos, em casos de asma e inflamações nos olhos.

O funcho é rico em água, glúcidos, lípidos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B, e vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio, e zinco, sendo que todos estes elementos assumem importância para o bom funcionamento do organismo e da saúde.

Chá Medicinal

Se optar por tomar chá de funcho, esmague uma colher de sementes para cada 250 ml de água fervida e deixe arrefecer durante dez minutos antes de tomar. Pode adicionar uma colher de mel se o seu problema está relacionado com as vias respiratórias ou sem adoçar se for caso de flatulência. Tome três a cinco chávenas de chá de funcho por dia.

O que Procura?
Dióspiro (Caqui): Quem tem Diabetes pode consumir? Aumenta o Colesterol?

O chá de funcho é responsável por aliviar enjoos, reduzir gazes, ajudar na digestão, prevenir a azia, apresenta efeitos laxantes e ajuda a aumentar o leite às mulheres que amamentam.

O chá de funcho é utilizado praticamente como um remédio caseiro e para além das propriedades digestivas a que está associado é também utilizado no combate à azia (Ler: Chá de Funcho para Azia). Deve consumir o chá o mais natural possível, para que o mesmo não contribua para agravar a situação e não anule os benefícios associados a este.

Aconselha-se mesmo com ausência de qualquer sintomas de azia que consuma este chá na mesma, porque ajuda a prevenir este problema e a prevenir outros relacionados com o sistema digestivo.

O funcho pode também ser utilizado em várias receitas para fins culinários, sobretudo para temperos de saladas, sopas, na preparação de pratos picantes, com molho de tomate e até mesmo para estufados.

Apresenta também alguns benefícios para perfumarias, uma vez que os óleos essenciais do funcho são utilizados para pastas dentífricas, champôs e sabonetes.

Sementes de Funcho

Das sementes obtêm-se um óleo essencial usado na fitoterapia.

O óleo do fruto contem cerca de 60 % de anetol (composto aromático), 15 % de fenchona (monoterpeno e uma cetona), e cerca de 5 % de estragol (um fenilpropeno).

Os herboristas e os fitoterapeutas consideram-na uma planta com propriedades diuréticas e carminativas. Também pode ser usada externamente para aliviar irritações nos olhos, olhos cansados e a conjuntivite.

A Comissão E (Comissão Científica de Peritos sobre as plantas medicinais do Departamento de Saúde Alemão) indica o funcho para o tratamento da dispepsia (indigestão), cólicas, distúrbios no sistema gastrointestinal por espasticidade da musculatura, flatulência e sensação de saciedade, assim como para o catarro das vias respiratórias superiores.

Ensaios laboratoriais mostram que o funcho tem atividade insecticida, antifúngica, digestiva, carminativa e espasmolítica. Favorece a digestão e contribui para expulsar os gases, reduzindo o inchaço e a barriga inchada.

Os seus efeitos digestivos são potenciados quando a planta é usada em conjunto com outras plantas carminativas, como o anis, cominho (Cuminum cyminum), Alcaravia (Carum carvi), camomila, poejo, menta (Mentha L), alcachofra, cardo mariano, hortelã-verde (Mentha spicata), Lúcia-lima (Aloysia citrodora) e Erva-cidreira (Melissa officinalis).

O que Procura?
Boswellia Serrata (Olíbano): Os 12 Benefícios Para A Saúde, Usos E Efeitos Colaterais

18. Abril 2012 by admin

7 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Cuidado gente o funcho tem ethol, é inseticida é neurotóxico, causa aborto e doenças mentais, estou falando porque tive muitos problemas devido a este chá.

  2. Gente muito cuidado com a quantidade pois o funcho é super perigoso, ele e neutóxico, destrói seus neurónios e causa doenças como alzheimer, é usado sim na industria de sabonetes, shampos pois é bem perfumado, é usado também para destruir células de cancêr, mais destroi você também… agora depois que este chá quase me matou parece que proibiram esta divulgação na internet, a pesquisa onde encontrei as informações sumiram misteriosamente??? quem explica.

  3. eu adoro principalmente em gratin e fiambre para mim, feita desta maneira é um regalo e serve não só como entrada mas também como prato principal,,….. experimentem vão gostar

  4. Como posso utilizar o bulbo do funcho? Posso congelar as folhas?

  5. Olà! Muito conhecido no Brasil como erva medicinal o funcho sera usado em culinaria como uma salada como entrada. Salada pra 5-6 pessoas : 2 funchos(ver foto anexa), 3 laranjas bahia(tirar a pele dos gomos) ou 5 mexiricas, 1 limao, 2 kiwis.
    Preparaçao
    Cortar os funchos, as laranjas e os kiwis en pequenos pedaços dentro de uma saladeira.
    Arosar com o suco dos limoes.
    Preparar um molho a parte. Misturar azeite, vinagre de vinho, mustarda forte(francesa), sal, pimenta do reino. Bater até obter um molho onctuoso.
    Servir à parte o molho, onde cada convidado se servira como ele deseja.
    Bon appétit.

  6. Olá, tenho cá em meu recanto uma horta de verdes e leguminosas e consegui plantar o funcho. Tenho tomado uma tisana feito das folhas do mesmo e quereria usar o bulbo e as raízes. Tendes alguma sugestão para tal emprego do mesmo?
    Grato
    R. IV

  7. Gostei muito dos pormenores sobre o funcho, mas gostaria de saber a utilização do funcho na culinária. Muito agrdeço as vossas informações e se possível, o envio de algumas receitas com funcho. Renovo os meus agradecimentos.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *