Áustria – Gastronomia da Áustria Tipica de cada Região

Gastronomia da Áustria

Comer na Áustria supõe fazer malabarismos com as tradições do extinto império. A maior parte das receitas incorporam uma nota checa, eslovaca, judia ou húngara. Se passear pelas ruas, pode eleger algo de doçaria ou uma salchicha que se come com as mãos e que se encontra nos quiosques de rua ” Würstelstand”.

Prove por exemplo um “Burenwurst” com mostarda suave com pão negro ou um “Franckfurter” com mostarda forte e pão branco.

Se gosta de sentar-se num restaurante e degustar a boa cozinha do país, sugerimos-lhe os pratos mais importantes de cada região:

  • Burgenland: Ocas de San Martín, enguia fumada, goulash, blunzngrust ( morcela com batatas), etc…
  • Carintia: kasnudl (massa fresca com queijo), Maischl (chouriço com batatas), caviar, caça , carnes fumadas.
  • Alta Austria: Durcheinanderknudel (rolos de massa recheados com toucinho), chucrut campesina , puré de queijo com batatas , Gselchtes (porco fumado)
  • Estiria: Sterz (à base de farinha e manteiga de porco), salsichões fumados, recheados com toucinho.
  • Tirol: Tiroler Grustl o Speck (presunto fumado), Blunzgupf (morcela de batatas e chucrut).
  • Viena: Wiener Schnitzel (filete panado), Tafelspitz (boi com rábanos e maçãs), Sachertorter (torta de chocolate), Apfelstrudel (torta de maçã), Topfenstrudel( torta de queijo branco com rum e passas).

Bebidas

A cerveja é a bebida nacional mas não podemos esquecer que também existem bons vinhos : os melhores são os brancos e um dos mais populares é o “Grüner Veltliner”. Mas se quiser realmente provar o popular peça o vinho da casa “Ein Viertel Weiss wein” (um quarto de vinho branco).

“Sturm” (tempestade) é o nome que é dado ao vinho branco novo. “Most” é um sumo de maçã ou pêra fermentado. Também há boas aguardentes e licores elaborados com plantas medicinais como o “Raunikar de Feldkirchen”. Na Áustria não há água mineral sem gás, todas são gasificadas. Se desejar água natural peça água “Litung wasser”.

Restaurantes

Se tiver tempo poderá degustar a cozinha austríaca e internacional em grandes restaurantes de luxo, os “Beisel” ou os “Heurigen”, um convite à viagem pela gastronomia da Europa Central.

Os “Beisel”, são pequenos locais originalamente cafés e que hoje estão muito em moda.

Os “Heurigen”, são uma espécie de tabernas onde se oferecem especialidades da casa, em muitas ocasiões tipo buffet e self – service. Geralmente oferecem música típica.

A cozinha Austríaca é mundialmente conhecida pelos seus maravilhosos doces e guloseimas. Um exemplo disso é o strudel, servido na maioria das vezes, junto com uma xícara de café .

Wiener Schnitzel servido com decoração.

Prato tradicional da Áustria, á base de carne de porco, servido com Rosti de batatas, legumes , cogumelos e molho.

Strudel

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 1 Comentário
  1. maria luiza Reply

    olha gostei muito mais o strudel gostaria que tivesse a historia dele iisso me ajudaria muito ja que estou fazendo uma feira sobre a austria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:41 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)