Genipabu (Natal, Estremoz – Brasil)

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 15 de setembro de 2011

Genipabu é um destino turistico obrigatório para quem visita a capital do Rio Grande do Norte. Localizada no município de Extremoz, a 30 quilómetros de Natal, a praia de Genipabu, Área de Protecção Ambiental, é uma das procuradas no nordeste do Brasil. Esta remota e decadente colónia de pescadores é, sem dúvida, diferente de tudo o resto. Aqui a natureza parece ter reunido todos os elementos de que dispõe para obter uma estética deslumbrante.

Na praia de Genipabu, encostada em dunas “mais brancas do que a neve” que tornam esta região famosa, as águas ganham cores que variam a cada instante. Conhecida desde o início dos anos 80, quando o Rio Grande do Norte despontou para o turismo, Genipabu é um fascínio para os olhos de quem a visita. O principal motivo de atracção desta praia são as suas dunas móveis e fixas, que atraem turistas de todo o mundo para um passeio de “buggy”.

Existem cerca de mil condutores credenciados em Natal, que levam os visitantes a passear (se preferir sem emoção) ou a voar (com emoção) pelas fantásticas dunas e lagoas do parque de Genipabu.

Mas existem outras emoções igualmente radicais, menos perigosas e mais ecológicas. Vale a pena experimentar o “esquibunda” – onde se descem as dunas em cima de pranchas de madeira até cair numa lagoa -, o “aerobunda” – parecido com o “bunging jumping” – e, porque não, um simpático passeio de dromedário nas areias da praia.

Ao longo do extenso areal, encontramos ainda a foz de um pachorrento rio que insiste em desaguar as suas águas no oceano Atlântico. Aqui, longe do incomodativo barulho dos motores dos “buggy”, nada melhor do que alugar uma canoa e percorrer as águas do rio Ceará Mirim. Não se vai arrepender. É difícil descrever a “magia”. É preciso sentir Genipabu.

Onde ficar alojado

Hotel Carlton Natal – Av. Senador Dinarte de Mariz, 5525, Via Costeira km 7, Natal. www.pestanahotels.com.br. Desde 150 euros por noite, em quarto duplo, com pequeno almoço.

Pousada Free Willy – Rua Francisco Gurgel, 9292, Praia de Ponta Negra. www.freewilly.com.br Desde 30 euros por noite, em quarto duplo, com pequeno almoço.

Pousada Villa do Sol – Praia de Genipabu. www.villadosol.com.br Desde 40 euros por noite, em quarto duplo, com pequeno almoço.

Galeria de Fotos de Genipabu (Natal, Estremoz – Brasil)