Ginástica funcional - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Ginástica funcional

Alguns dos maiores problemas atuais, como uma alimentação incorreta e pouco balanceada, uma vida sedentária e maus hábitos posturais, são responsáveis pela grande maioria das doenças mais comuns e da maior parte das idas ao médico.

exercício de ginastica funcional

Como tal, é essencial reverter este processo, comendo melhor, fazendo exercício físico e corrigindo a sua postura.

Um dos treinamentos mais populares nos dias que correm é a ginástica funcional.

Este tipo de treinamento ajuda a tornar mais eficientes funções como coordenação motora, potência, equilíbrio, força e flexibilidade, melhorando assim a execução dos movimentos habituais no dia-a-dia e a sua postura.

Saiba mais sobre o que é ginástica funcional, como funciona e as suas vantagens.

Confira ainda quem pode fazer este tipo de treinamento e alguns exemplos de exercícios.

O que é a ginástica funcional

A ginástica funcional é um treinamento que se realiza sem recurso aos aparelhos habituais de uma academia, utilizando essencialmente movimentos idênticos aos do dia-a-dia, para melhorar a condição física.

Com especial incidência no CORE, centro de força do corpo, esta ginástica irá fortalecer a zona lombar e abdominal.

No entanto, este tipo de treinamento consegue ainda tonificar todo o corpo, reduzir cansaço e fadiga, mas também, prevenir lesões e promover o emagrecimento.

Bastam apenas algumas semanas de prática correta e contínua de ginástica funcional para conseguir ver resultados visíveis na firmeza e contorno do seu corpo.

Como funciona a ginástica funcional

A ginástica funcional utiliza acima de tudo exercícios com movimentos habituais no dia-a-dia, e ainda, com recurso a pesos leves, de 1 a 3 kg apenas, cabos elásticos e bolas.

Tudo o que sejam aparelhos de musculação ou pesos mais pesados não integram este treinamento.

A ginástica funcional consiste assim na realização de exercícios de uma forma controlada, e sempre com a postura correta.

Dessa forma, além de fortalecer de uma forma equilibrada os músculos que utiliza todos os dias, estará ainda a corrigir a sua postura, prevenindo dessa forma lesões.

Vantagens e benefícios da ginástica funcional

A ginástica funcional oferece um conjunto muito grande de vantagens. Estas incluem:

– Aumento de equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

– Fortalecimento e aumento muscular. O aumento da massa magra ocorre apenas até um certo ponto, já que a partir de determinado limite, terá de usar exercícios de musculação tradicional para atingir resultados superiores.

– Perda de peso. Os exercícios da ginástica funcional induzem uma frequência cardíaca maior, o que leva a um gasto maior de calorias.

Além disso, o gasto energético pós-treino é bastante significativo, o que eleva também ainda mais a queima de calorias e o metabolismo.

– Melhora o condicionamento físico, sendo especialmente úteis para atletas.

O facto de os exercícios serem adaptados a cada um, torna este tipo de treinamento muito útil para melhorar os níveis corporais relacionados com o desporto praticado.

Quem pode fazer ginástica funcional

Não existindo qualquer problema a físico que se apresente com impedimento ou como risco para a prática de ginástica funcional, qualquer pessoa pode fazer este treinamento.

Sendo exercícios com o objetivo principal de fortalecer o CORE, eles podem ser adaptados consoante as características e necessidades individuais de cada pessoa.

Desta forma, este tipo de treinamento pode ser realizado por qualquer pessoa que esteja interessada em fortalecer a sua massa muscular, aumentar a flexibilidade, coordenação e equilíbrio, melhorar a sua postura e emagrecer.

É portanto adequado para pessoas sedentárias, pessoas ativas, grávidas no pós parto, e ainda, para atletas.

Além disso, mesmo pessoas com problemas ortopédicos como dores nas costas, artrite, artrose, hérnia discal, entre outras, podem fazer ginástica funcional, já que o programa de treino é adaptado a cada pessoa.

Exemplos de exercícios funcionais

A ginástica funcional possui um leque muito variado de exercícios, e que podem eles mesmo ser adaptados a cada pessoa e às suas necessidades específicas.

Para ficar a conhecer um pouco melhor como é que funciona este tipo de treinamento, deixamos aqui alguns exemplos de exercícios. Confira.

Fortalecimento de abdômen e ombros

Coloque uma faixa elástica sob os pés, agarrando as duas pontas com as mãos.

De seguida, flexionando os braços levantando os cotovelos, puxe o elástica para cima. Faça 3 séries, com doze repetições em cada uma.

Fortalecimento dos glúteos

Coloque uma cadeira afastada à sua frente, com as costas viradas para si. Apoie as suas mãos nas costas da cadeira, e com a postura correta, flexione um dos seus joelhos.

De seguida, dobrando o joelho da perna apoiada no chão, aproxime o joelho flexionado do chão, até que a perna apoiada faça um ângulo de 90º. Realize 2 séries para cada perna, com oito repetições cada.

Fortalecimento das pernas

Sente-se numa cadeira. De seguida, eleve os seus braços para a frente, e sem apoiar as mãos ou tirar os pés do chão, levante-se e volte a sentar-se.

Faça 4 séries, repetindo cinco vezes em cada uma. Quando já se sentir à vontade com este exercício, pode aumentar a dificuldade, utilizado apenas um pé como apoio.

Vídeo aulas

Músculos definidos sem academia

Exercícios com utensílios domésticos

Treinamento funcional com elástico ajuda a emagrecer

Treinamento funcional com fita para exercícios suspensos

Treinamento funcional com bosu ajuda a definir os músculos

Onde fazer ginástica funcional

Na maioria das academias, especialmente as maiores, existem profissionais credenciados que o irão orientar na ginástica funcional.

Além de poder praticar este treinamento em academias, pode ainda fazer em casa, usando os nossos exemplos e as muitas vídeo aulas que poderá encontrar na internet.

Mas atenção, tenha sempre o cuidado de seguir as indicações corretamente, de modo a utilizar os movimentos e a postura correta.

Descubra os 7 Benefícios do Treinamento com Pesos Para a Saúde

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade