8 Benefícios Incríveis da Glicerina Para a Pele

Publicado por Equipe Editorial a 18 de janeiro de 2018 - Atualizado em 19 abril 2018

A glicerina é um líquido claro naturalmente presente nas gorduras animais e vegetais. Ela hidrata a pele, atraindo água para a camada externa da pele.

O composto orgânico ajuda também a combater algumas doenças da pele como a psoríase, acelera a cicatrização de feridas, acalma a pele irritada e combate a acne. Combine-a com mel e faça o seu próprio hidratante!

9 Benefícios Da Glicerina Para A Pele, Como Usar A Glicerina No Rosto

Basta vermos a lista de ingredientes da maioria dos produtos de cuidados com a pele para encontrarmos a glicerina lá listada. Então, o que é exatamente este ingrediente maravilhoso?

A glicerina ou (Glicerol, propanotriol), é um líquido claro e inodoro presente naturalmente na maioria das gorduras vegetais e animais, incluindo na sua própria pele.

A glicerina comercial é feita a partir de produtos naturais, como óleos vegetais ou sintetizados via álcool propileno, e usada na maioria dos sabonetes e produtos de skincare.

Em termos de aplicações cosméticas ou usos na pele, é considerada segura, sendo os seus sabonetes extremamente populares em pessoas com a pele mais sensível. Além de evitar a irritação, existem muitos outros benefícios com o uso de glicerina na pele.

Abaixo listamos exatamente em que casos a glicerina pode ajudar a sua pele. Certifique-se de escolher uma glicerina à base de plantas em vez de uma derivada de produtos químicos e aproveitar ao máximo os benefícios a seguir.

Benefícios Para A Pele

Os principais benefícios do uso de glicerina na pele incluem:

  • Hidratante da pele
  • Previne o envelhecimento prematuro
  • Mantém o equilíbrio de água
  • Cura a acne

Vamos discuti-los em mais detalhes abaixo.

Balanço hídrico

A glicerina atrai a água do ar e minimiza a sua perda devido a evaporação para manter o equilíbrio hídrico na pele.

Hidrata a pele

A glicerina é um umectante natural (protege contra a perda de umidade). Isso significa que, quando aplicada na pele, atrai umidade para a camada superior. Pode, portanto, ajudar a manter a barreira da pele e prevenir a pele seca e escamosa.

Existe apenas uma ressalva quando usada como hidratante. A glicerina atrai umidade para a superfície da pele de onde quer que a encontre. E quando o ambiente é úmido, pode extrair umidade da atmosfera (o que é chamado de higroscopicidade).

No entanto, quando a atmosfera estiver seca, “ela puxa a umidade” das camadas mais profundas da pele para a superfície, onde pode ser dissipada.

Embora este evento ainda mantenha a pele hidratada e gorda, pode significar uma perda de hidratação nas camadas mais profundas. Este problema pode ser resolvido na maioria dos casos usando glicerina juntamente com um emoliente oclusivo, ou seja, substâncias cerosas ou oleosas, como a cera de abelha, manteiga de cacau ou óleo de semente de uva, que ajudam a bloquear a evaporação da umidade da superfície da pele.

É adequado para pele com tendência à acne

Acne

Quando a pele é propensa a acne, necessitamos ser cautelosos ao fazer uso de produtos de cuidados com a pele, que podem eventualmente entupir os poros.

A pele oleosa é um alvo fácil para a acne, pois os poros da pele e as bactérias que lá crescem são a causa das espinhas.

Nos casos em que existe a restrição de usar produtos de pele gordurosos a glicerina funciona perfeitamente em tal cenário, porque é não-comedogênica e não vai bloquear os poros da pele.

Descubra 8 Remédios Naturais para Acne Hormonal

Ajuda a combater a psoríase e eczema

Psoríase Do Couro Cabeludo

A psoríase, um distúrbio da pele que causa pele vermelha, espessa e escamosa. Para termos uma ideia, a condição afeta mais de 3% dos americanos.

A glicerina pode ajudar as pessoas com essa condição, “informando as células da pele” para que funcionem e amadureçam adequadamente.

Normalmente, as células jovens da pele localizadas nas camadas mais profundas da pele, cuja principal função é a replicação, movem-se para a superfície, para se tornarem células superficiais maduras e formarem a barreira protetora da pele.

O que acontece é que em pessoas com psoríase, as células da pele crescem ou replicam-se em demasia.

A glicerina nestes casos pode funcionar como um sinal para modular este processo, ajudando a direcionar essas células através de estágios normais de maturidade, basicamente “dizendo” que é hora de parar de crescer e amadurecer.

A propriedade hidratante do composto também pode ajudar as pessoas com a condição, uma vez que a psoríase é agravada pela pele seca.

As propriedades hidratantes do composto podem reduzir os surtos, a coceira e a irritação que ocorrem em infecções fúngicas como a psoríase e o eczema.

Conheça 8 Óleos Essenciais Para Psoríase

Ajuda a curar feridas

O composto também é visto como um acelerador na cicatrização de feridas, podendo ser usada em pequenos cortes, arranhões e contusões. Por exemplo, se tiver os mamilos doloridos da amamentação, usar um penso de glicerina entre as amamentações pode acelerar a cicatrização, mantendo a pele úmida.

Acalma a pele irritada

Muitas são as coisas que podem irritar a pele – alguns sabonetes e cosméticos por exemplo! O composto oferece também propriedades anti-irritantes. Um estudo realizado induziu irritação ao lavar os braços de voluntários com ácido nonanóico e Lauril éter sulfato de sódio.

Quando aplicada imediatamente depois a glicerina foi capaz de reduzir o efeito irritante de ambas as substâncias.

Anti-Envelhecimento

Rugas E Bolsas Debaixo Dos Olhos

À medida que envelhecemos as nossas células da pele começam a perder umidade, a principal causa das rugas. A glicerina penetra nas camadas internas da pele e hidrata-as profundamente, ajudando a “engordar” a pele e reduzir o aparecimento de rugas, manchas senis e manchas solares.

Limpador e Toner

O composto pode ser usado para aliviar a inflamação e eliminar a descoloração.

Incorpore a glicerina no seu regime de cuidados com a pele

Conheça Os 9 Usos Da Glicerina Na Pele

Abaixo descrevemos algumas ideias sobre combinações com glicerina que podem fazer maravilhas na sua pele!

Hidratante da pele com Mel e Glicerina: Use mel e glicerina para fazer um hidratante simples. Misture bem 1 parte de mel com 9 partes de glicerina. Esfregue a mistura sobre a pele para conseguir uma tez mais flexível.

Creme de Hamamélis, Glicerina e água de rosas: Misture 4 onças de água de rosas e glicerina cada, com 8 onças de hamamélis para um creme de rosto calmante.

A glicerina é hidratante, enquanto a adição do hamamélis anti-inflamatório e a água de rosas perfumadas e calmantes fazem deste um fixador de rosto extremamente potente!

Como Usar a Glicerina na Pele?

Existem algumas formas de aplicá-la, mas a abordagem mais simples é usar apenas uma bola de algodão e glicerina líquida.

Lave o rosto e seque delicadamente. Mergulhe uma bola de algodão na glicerina e massageie-a em volta do rosto e pescoço. Evite colocar glicerina nos olhos, lábios, nariz ou boca. Deixe no local até absorver completamente.

Esta abordagem é perfeita para o uso como hidratante, toner e tratamento da acne. Também pode misturar o composto com argilas, pós ou óleos essenciais para criar máscaras faciais ou limpadores faciais fantásticos.

Efeitos Colaterais na Pele

Existem alguns efeitos colaterais a ter em conta ao usar o produto na pele, especialmente em excesso. Quando usado em excesso, podem ocorrer as seguintes condições:

  • Desidratação da pele: pode causar desidratação da pele.
  • Alergia: As reações alérgicas podem incluir erupções cutâneas, coceira, urticária e vermelhidão, entre outras.
  • Acne: O uso excessivo pode atrair sujidade devido à viscosidade e causar não só acne como outras infecções.

Tenha cuidado onde aplica a glicerina, pois o contato com membranas sensíveis como os olhos pode causar algum desconforto.

O Que Fazer, E Não Fazer, Quando Aplicar Glicerina Na Pele

Devido ao aumento da sensibilidade da pele, use protetor solar ao usar a glicerina topicamente.

Use pequenas quantidade, para começar, e verifique se existe alguma reação.

Se notar algum efeito colateral, interrompa o uso imediatamente. Evite o uso excessivo.

Misture o produto com água de rosas ou outros óleos essenciais para melhorar / potencializar os seus efeitos.

Referências do artigo

1 https://www.health.harvard.edu/
2 https://www.womenshealth.gov/
3 D’Angelo, Janet M. Milady standard esthetics: fundamentals. Milady Cengage Learning, 2012.
4 https://newsinhealth.nih.gov/
5 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
6 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
7 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *