Gravidez: Cuidados com o corpo, rosto, cabelo, pernas, peito e massagens

Mimos e cuidados com o rosto e corpo atraves de massagens e outros tratamentos eficazes, para nove meses de gravidez fantásticos.

Screenshot 2017 12 29 Pregnant Pesquisa Google

A revolução hormonal, o maior volume de sangue que circula pelo organismo e os problemas de circulação e retenção de líquidos que se produz durante a gestação repercutem-se sobre o estado geral da pele e do cabelo.

Mas alguns simples cuidados e a dieta própria da gravidez são suficientes para conseguir que estes meses não deixem marcas no corpo.

Corpo

O maior risco é a aparição de estrias no abdómen, ancas, peito e coxas. São mais propensas a elas as mulheres de pele clara e as que, sem ter estado grávidas, já têm algumas.

Para preveni-las, é preciso nutrir a pele duas vezes por dia (ou mais se for necessário), começando desde que se confirma a gravidez, com um creme específico e fazê-lo penetrar completamente com uma massagem em sentido circular.

Também é bom estimular a pele com pequenos beliscões e terminar o duche com água fria, mas nunca gelada.

Pernas

O maior volume de sangue e a pressão do útero dificultam a circulação de retorno e provocam problemas de peso, inchaços, varizes e celulite.

Para minorá-los, não deve estar muito tempo em pé nem sentada; deve evitar o calor e a roupa apertada demais; sentar-se e dormir com os pés elevados; passear todos os dias 30 minutos, dar duches de água fria às pernas desde os joelhos até às coxas, e aplicar massagens e cremes refrescantes.

Depilação: não deve usar cera quente (devido ao calor) nem cremes, e é melhor recorrer à lâmina ou às depiladoras eléctricas.

O rosto

A pele está mais sensível e podem produzir-se algumas alergias. Cada creme novo, deve experimentar-se no pulso antes de o aplicar no rosto e usar preferívelmente produtos hipoalergénicos.

Também, na maioria dos casos, a pele perde elementos gordos (as hormonas reduzem a actividade das glândulas sebáceas) e acumula água, o que a faz distender.

As duas acções favorecem o aparecimento de rugas. Por outro lado, como existe uma maior irrigação devido ao aumento do volume de sangue, o seu aspecto costuma ser radiante.

De manhã e à noite, temos de limpar a cara com leite de limpeza (não com sabão), e uma vez por dia aplicar um creme ligeiramente mais nutritivo que o hidratante.

Manchas: são mais frequentes em mulheres de pele escura, e aparecem a partir do terceiro ou quarto mês.

O único meio de preveni-las é utilizar – até no Inverno – protectores solares de alto índice, inclusivamente um écran total.

Bolsas nos olhos: produzem-se por causa da retenção de líquidos normal na gravidez.

Para preveni-las, convém dormir com uma almofada baixa, usar um contorno específico para os olhos e aplicar pela manhã compressas de água fria.

O cabelo

Se existe falta de ferro, pode ficar opaco e quebradiço. Geralmente (por vezes acontece o contrário), os cabelos gordurosos tornam-se normais e os secos secam ainda mais.

Dependendo do caso, é preciso mudar de champô e, se for necessário, aplicar máscaras nutritivas. Não convém abusar do secador nem de cortes agressivos.

Também não são recomendadas as tintas (só se admitem as chamadas vegetais), as descolorações e as permanentes.

O peito

Para prevenir as estrias e o alongamento, deve usar-se desde o início um bom soutien que não aperte, com alças largas e de um tecido que permita a transpiração.

E aplicar um creme anti-estrias (serve o do abdómen) de manhã e à noite, fazendo-o penetrar com uma massagem suave.

Se estiver habituada, a água fria é muito boa para reafirmar, assim como o seguinte exercício: unir as mãos como para rezar, levantar os cotovelos até à altura dos ombros e apertar lentamente as palmas das mãos inspirando, e expirando ao relaxar.

Massagens

São muito relaxantes e favorecem a circulação, mas devem ser suaves.

Não são permitidas – salvo expressa autorização médica – a drenagem linfática manual, as massagens reafirmantes dos seios nem as reflexológicas.

Nas pernas: A grávida deve estar comodamente deitada e com os pés sobre uma almofada.

A pessoa que dá a massagem (o ideal é que seja o marido) pode aplicar um gel refrescante ou relaxante e ir subindo desde os tornozelos até às coxas, como acariciando a pele, mas suavemente e sem fazer pressão. Se existem varizes, nunca se deve massajar a veia, mas friccionar suavemente à volta.

Nas costas: Sentada ao contrário (de pernas abertas) numa cadeira, apoiar a cabeça sobre as costas dela (colocando uma almofada para estar mais comodamente).

A pessoa que vai dar a massagem coloca-se de joelhos por detrás e vai descendo desde a zona lombar (com as mãos abertas e os polegares juntos) até à cintura, e dela até ao pescoço. Aí separam-se as mãos, e rodeiam os ombros para descer de novo pelas costas até à cintura.

Os movimentos das mãos devem ser lentos e suaves, mas firmes, sem pressionar nem esticar a pele, e para que deslizem melhor, aplica-se óleo ou creme hidratante.

Conheça 17 Sintomas Iniciais que Indicam que Pode Estar Grávida

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. linda Reply

    estou gravida de 5 meses, minha preocupacao e das estiras, tenho pele clara mais ate agora ainda nao apareceu nenhuma sera se ainda tenho chaces de ter….mais o meu rosto estar machando eu nao saio de ks sem protetor ok eu fasso ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:07 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)