Gravidez Psicológica (Pseudociese): Causas, Sintomas, Testes e Tratamentos - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Gravidez Psicológica (Pseudociese): Causas, Sintomas, Testes e Tratamentos

Experimentar uma gravidez psicológica é um evento bastante incomum, mas não impossível.

Esse pode ser um momento muito confuso na vida da mulher. Nesta matéria ajudaremos a entender tudo o que se deve fazer nesses casos tão incomuns.

Gravidez Psicológica

O que é a gravidez psicológica?

A gravidez psicológica, tal como a Wikipedia indica, é referida por muitos outros nomes, incluindo Pseudociese, falsa gravidez ou gravidez histérica.

É um evento caracterizado pela manifestação física de alguns sintomas presentes na gravidez, mesmo que a mulher não esteja realmente grávida.

Este tipo de condição também ocorre em outros mamíferos e, acredita-se que esteja ligado ao sistema endócrino, responsável por grande parte da regulação dos hormônios no organismo.

Quando determinados hormônios estão esgotados ou em excesso, o sistema endócrino pode reagir ao desequilíbrio hormonal simulando a mesma emissão de hormônios de uma gravidez, resultando em alguns sintomas característicos.

Essa compensação hormonal pode levar a mulher a pensar que está grávida e, em raras situações, pode até afetar os homens; quando o aumento dos níveis de alguns feromônios (estrogênio e outros hormônios femininos), ocorre nos homens.

A gravidez falsa pode ser fácil de diagnosticar, através de um teste de gravidez ou exame de ultrassom. (Conheça 15 Testes de Gravidez Caseiros).

Porém, esse pode ser um momento traumático, estressante ou preocupante para muitas mulheres.

O teste de gravidez é positivo se a gravidez for falsa?

O Teste De Gravidez é Um Método De Diagnóstico Para Uma Gravidez For Falsa

É possível obter um teste de gravidez positivo mesmo se tiver uma gravidez psicológica. O resultado é chamado de falso positivo e pode ocorrer em muitas mulheres que não suspeitam de gravidez.

O falso-positivo ocorre, em grande parte, devido a um erro ou anomalia no sangue. Este resultado é mais raro que os falsos negativos, porém, ocorre algumas vezes.

Outras causas de um resultado falso-positivo incluem um nível excessivamente alto de hCG (gonadotropina coriônica humana) como resultado de tratamentos de fertilidade, ou se diagnosticado um aborto recente.

Existem alguns casos de aborto em que a mulher não percebe a perda, no entanto, quando existem vestígios de hCG no corpo, pode haver um estímulo a algumas mudanças hormonais, que fazem parecer uma falsa gravidez.

Causas

Como mencionado anteriormente, é difícil determinar a causa precisa de uma falsa gravidez, pois, este tipo de gestação pode ser resultado de uma combinação de fatores hormonais, psicológicos, fisiológicos e físicos.

Em alguns casos, a gravidez psicológica é causada por fatores psicológicos, como o conflito frente à incapacidade de conceber ou simplesmente um desejo profundo de engravidar. Nesses casos, o estresse e a expectativa do parto podem ser um grande peso emocional para algumas mulheres.

Em outros casos, uma explicação física como um tumor de ovário ou um distúrbio endócrino será a causa das flutuações hormonais que ocasionam a gravidez psicológica.

Sintomas

Os principais sintomas de uma gravidez psicológica incluem náuseas, seios sensíveis ou aumentados, ausência da menstruação, ganho de peso, contrações, dor nas costas, abdômen distendido (barriga inchada) e até mesmo a sensação de movimento no útero.

Observamos que alguns sintomas são físicos, enquanto outros são psicológicos, mas lembre-se de que o corpo e a mente estão intimamente conectados.

Quando alguns dos sintomas da gravidez são experimentados, ela é a explicação mais natural.

Por isso, convencer uma mulher que ela não está grávida pode ser difícil. Embora, o reforço positivo seja útil.

Algumas mulheres experimentam esses sintomas apenas durante algumas semanas, enquanto outras sentirão por nove meses completos ou até mais.

Muitas mulheres reconhecem que os níveis hormonais do seu corpo estão desequilibrados, e entendem que não estão a carregar um bebê.

No entanto, algumas mulheres, apesar de serem informadas de que não estão grávidas, e, mesmo observando que não existe uma evolução da gravidez, é para elas muito difícil de o admitir.

Testes e Tratamentos

Testes E Exames Que Ajudam A Diagdonticar Uma Falsa Gravidez

Quando uma mulher com uma falsa gravidez entra no hospital, alguns dos sintomas físicos podem até mesmo enganar o médico, mas os testes de gravidez e as ultrassonografias são incrivelmente precisos para determinar a realidade da situação.

Um exame pélvico e uma verificação de batimentos cardíacos também podem ser realizados para confirmar se existe uma criança no útero.

Curiosamente, nestes casos, muitos médicos relatam ver mudanças físicas típicas de uma gravidez, como o útero alargado.

Antes de realizar uma ultrassonografia ou exame físico mais aprofundado, será administrado um teste de gravidez simples através da urina.

Um dos poucos casos em que o teste de gravidez pela urina pode se equivocar, dando um resultado falso positivo, é quando existe a presença de algum tipo raro de câncer no corpo, gerando níveis hormonais semelhantes aos de uma mulher grávida.

Quanto ao tratamento, para as mulheres que sofrem de desequilíbrios hormonais, existem vários tratamentos e terapias disponíveis.

Para o tratamento de alguns sintomas específicos, tais como distensão do estômago, sensibilidade mamária, náuseas ou interrupção menstrual, estão também disponíveis vários medicamentos.

Conforme mencionado no inicio do artigo, a gravidez psicológica é uma situação muito rara de ocorrer e, com o apoio médico correto, poderá identificar e sanar rapidamente o distúrbio e ter uma vida normal, sem qualquer repercussão a longo prazo.

Referências

http://citeseerx.ist.psu.edu/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://journals.sagepub.com/
https://jamanetwork.com/
http://journals.sagepub.com/
http://go.galegroup.com/
http://journals.lww.com/
https://search.proquest.com/

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade