Fotos Antes e Depois

Gravidez – Exames durante gravidez?

Controlos Médicos  – Quais os exames que deve fazer ao longo dos nove meses de gravidez?

Análises de sangue
Determina as seguintes variáveis:
=> Grupo sanguíneo da mãe, se esta o ignora (é preciso saber se o Rh é incompatível com o do pai).
=> Hemograma ou o número de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
=> Sideremia (presença de ferro), para descobrir uma possível anemia.
=> Concentração de glucose no sangue para descobrir possível diabetes.
=> Possível imunização contra a rubéola, toxoplasmose, hepatite e sífilis.
=> Se é portadora do virus da sida.

Análises de urina
Detecta possíveis doenças do tipo renal (se se encontrar albumina), diabetes (se aparece uma elevada quantidade de glucose), ou infecções (se o número de leucocitos for elevado).

Ecografia
Técnica de diagnóstico fetal através de ultra-sons. Aparecem visíveis num monitor a forma e os órgãos do feto e da placenta. Com a ecografia comprova-se se o feto se desenvolve correctamente, se padece de malformações, se há mais do que um, assim como o seu sexo (nem sempre é possível), a posição e a idade gestacional. Também se utiliza para controlar o feto enquanto se fazem outro tipo de provas (como a amniocentese).

Alfa-fetoproteína
Serve para determinar a possibilidade de que o feto padeça de alterações cromossómicas ou defeitos abertos do tubo neural, por exemplo a espinha bífida.

Teste de O´Sullivan
Indica o nível de concentração de glucose no sangue da mãe.

Registo cardiotocográfico
Recolhe as pulsações do coração do feto, assim como as contracções uterinas (a sua frequência e intensidade).

A primeira consulta
Consultas e exames que deverá fazer ao longo de nove meses

PROVAS DE ROTINAQUANDO SE FAZCOMO SE FAZRISCOSRESULTADOS
ANÁLISES DE SANGUELogo nas primeiras semanas. O hemograma faz-se trimestralmente. Na semana 28, costumam repetir-se as análises relativas ao ferro e à glucose. Se os resultados da rubéola e da toxoplasmose forem negativos, devem repetir-se periodicamente.Através da picada de uma agulha na veia de um braço, extrai-se uma amostra de sangue que é depositada num tubo de ensaio.NenhumPodem-se consultar passada uma semana, aproximadamente.Se existe incompatibilidade de Rh, procede-se ao teste de Coombs indirecto (para determinar a presença de anticorpos anti-Rh+).A detecção precoce de doenças contagiosas obrigará a tomar as medidas adequadas a cada caso.Se se descobre que a mãe tem alguma carência (ferro, etc.) prescreve-se um medicamento adequado e a repetição das análises periodicamente.
ANÁLISES DE URINAQuando tudo vai bem, costuma fazer-se uma análise por trimestre.Recolhe-se uma amostra da primeira urina do dia num recipiente esterilizado.NenhumConhecem-se numa semana
ECOGRAFIAA primeira faz-se no início da gravidez; a segunda, entre as semanas 18 e 20; a terceira, entre as semanas 34 e 36. Poderão fazer-se mais, caso exista alguma complicação ou suspeita de alterações no desenvolvimento do feto, ou todos os meses, se for uma gravidez de risco.Sobre o abdómen da mãe espalha-se um gel que actua como condutor. Depois, passa-se uma sonda sobre a barriga, emitindo ultra-sons em direcção às zonas do feto que se querem explorar. Estes ultra-sons ressaltam e produzem «ecos» que se traduzem em imagens num monitor.NenhumOs resultados obtêm-se no momento. Se se detectarem anomalias, deverão ser levadas a cabo outras provas para fazer um diagnóstico definitivo.
ALFA-FETOPROTEÍNAEntre as semanas 14 e 16 de gestação.Faz-se uma análise de sangue da mãe. Na amostra, comparam-se os níveis das proteínas AFP e beta-HCG para determinar se estão ou não alteradas.NenhumDemoram uma semana a conhecer-se. Se o nível das citadas proteínas for elevado, pode indicar a existência de anomalias no tubo neural, como a espinha bífida. Se os níveis forem anormalmente baixos, o feto pode ter síndroma de Down.
TESTE DE O’SULLIVANEntre as semanas 26 e 28 de gestação.Dá-se glucose a beber à grávida (50g). Seguidamente, obtém-se uma amostra de sangue onde se comprovam os níveis de concentração dessa substância.NenhumÉ preciso esperar uma semana. Se os níveis de glucose forem elevados, pode ser indício de diabetes gestacional. O médico prescreverá uma prova mais conclusiva (curva de glicemia).
REGISTO CARDIOTOCOGRÁFICOAs batidas fetais controlam-se em cada visita ao médico. As contracções, durante as últimas semanas.Coloca-se no ventre da grávida um sensor que capta as batidas do coração do feto e outro que regista as contracções do útero, durante cerca de meia hora.NenhumA evolução do pulso e as contracções são impressas numa tira de papel. Se o resultado for anormal, é preciso tomar medidas (talvez adiantar o parto).
O que Procura?
Categorias

29. junho 2010 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Ola me poderia responder porque se costuma fazer uma analise para ficar sabendo se estamos grávidas ou nao?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *