Haemophilus Influenzae tipo b - Vacina HIB contra a meningite bacteriana
Fotos Antes e Depois

Haemophilus Influenzae tipo b – Vacina HIB

Vacina HIB – Vacina contra a meningite bacteriana:

O que é?

– A vacina HIB ajuda a proteger o seu filho contra a doença por haemophilus influenza tipo b na gripe.” Hib é uma doença grave causada por uma bactéria (germe). Qualquer pessoa pode apanhar a Hib, mas normalmente atinge crianças com menos de 5 anos de idade. Muitas pessoas morriam todos os anos por causa da Hib, antes de ter sido descoberta a vacina. O número de crianças com Hib seria muito maior se deixássemos de as vacinar contra a doença.

O que é a Hib?

O seu filho pode apanhar a doença Hib por estar perto de outra pessoa que possa ter a bactéria sem saber. Os germes propagam-se de umas pessoas para as outras através do ar. Talvez o seu filho não apanhe a doença se os germes ficarem no nariz e na garganta. Mas o seu filho pode ficar muito doente se os germes penetrarem nos pulmões ou no sangue.

A doença de Hib foi uma das principais causas da meningite bacteriana nas crianças com menos de 5 anos de idade antes de ter sido encontrada a vacina da Hib. A meningite é uma infecção dos revestimentos do cérebro e dos revestimentos da medula espinal. Esta infecção grave pode levar a danos cerebrais a longo prazo e a surdez.

A Hib também pode causar os problemas a seguir indicados:

Infecções do sangue, das articulações, dos ossos e do revestimento do coração.
Pneumonia (uma infecção do pulmão).
Grande inchaço na garganta, que torna difícil ao seu filho respirar.
Com o tempo, até a morte.

Quando é que o seu filho deve ser vacinado contra a HIB? A vacina da Hib pode ser dada ao mesmo tempo que outras vacinas.

A maioria das crianças deverá ser vacinada contra a Hib nos períodos descritos a seguir. O seu filho não precisa de começar desde o início se falhar uma dose ou se ficar atrasado relativamente ao programado. Basta apanhar a dose seguinte o mais depressa possível.
2 meses.
4 meses.
6 meses. O seu filho pode não precisar desta dose, dependendo da marca da vacina da Hib que utilizou. Pergunte aos médicos se o seu filho precisa desta dose.
12 a 15 meses.
Crianças mais velhas e adultos: O seu filho pode não precisar da vacina da Hib se tiver mais de 5 anos de idade. Mas algumas crianças mais velhas e alguns adultos podem precisar da vacina Hib se tiverem um dos problemas a seguir indicados.
Ter um cancro que está a ser tratado com quimioterapia.
Ter feito um transplante da medula óssea.
Ter HIV ou SIDA.
Ter a doença de células falciformes.

Há pessoas que não devam ser vacinadas contra a Hib ou que devam esperar até mais tarde para serem vacinadas?

Espere para dar a vacina ao seu filho se ele tiver uma doença moderada ou grave. O seu filho pode ser vacinado quando recuperar.
Não dê a vacina ao seu filho se:

Tiver menos de 6 semanas de idade.
Tiver tido uma reacção alérgica perigosa a uma dose anterior de vacina da Hib.

Riscos

Tal como acontece com qualquer outro medicamento, esta vacina tem alguns riscos, como por exemplo uma reacção alérgica grave. A maioria das pessoas não faz qualquer reacção a esta vacina. O risco de danos graves ou de morte é extremamente pequeno. Mas, se o seu filho tiver quaisquer problemas, é normal começarem no dia a seguir e apenas duram 2 a 3 dias. A seguir estão descritos os tipos de problemas que podem acontecer.

Febre superior a 38,5° C.
Vermelhidão, calor, ou inchaço no local onde foi dada a vacina.

O que é que posso fazer para diminuir a febre e a dor depois da criança ser vacinada? Dê ao seu filho um medicamento para reduzir as dores, sem aspirina, como por exemplo paracetamol. Isto é especialmente importante se o seu filho tiver tido um ataque apopléctico. Também é muito importante se um pai, um irmão, ou uma irmã tiverem tido um ataque apopléctico. Pergunte ao médico do seu filho a quantidade de medicamento que deve dar ao seu filho e com que frequência.

Telefone imediatamente ao médico se:

O seu filho tiver os seguintes sinais de uma reacção alérgica grave. Normalmente, estas reacções acontecem entre alguns minutos a algumas horas após a vacina.
Agir de maneira diferente do que antes da vacina.
Tonturas.
Batimento cardíaco acelerado.
Urticária (manchas vermelhas na pele, com comichão).
Alterações na cor de pele do seu filho, de uma cor normal para uma cor pálida.
Dificuldades respiratórias, rouquidão, ou asma.
Fraqueza.

Informe o médico sobre o que aconteceu, a data e a hora em que aconteceu, e quando é que o seu filho foi vacinado. Peça aos médicos para preencher um relatório sobre a reacção adversa à vacina, no caso de tal ter acontecido ao seu filho.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade