Hematoma Subungueal (Unha negra, Unha pisada)

Subungueal é o termo utilizado para designar a área localizada debaixo das unhas dos pés e das mãos. Um hematoma é uma acumulação de sangue que extravasou dos vasos sanguíneos.

Um hematoma subungueal é uma acumulação de sangue localizada sob uma unha da mão ou do pé.

Causas do hematoma subungueal

Um hematoma subungueal resulta, geralmente, de uma lesão sofrida numa unha da mão ou do pé. Por exemplo, trilhar um dedo numa porta provoca uma ruptura dos vasos sanguíneos localizados debaixo da unha.

Sinais e sintomas

O sinal mais evidente é a coloração escura da unha. É possível que sinta dores provocadas pela pressão do sangue debaixo da unha. Esta poderá sangrar ou ficar pisada.

Posteriormente, poderá cair, crescendo, mais tarde, uma outra no seu lugar.

Como se Diagnostica

Em geral basta a observação para fazer o diagnóstico. Contudo, se houver suspeita que o traumatismo possa também ter causado uma fractura de algum osso, poderá ter de tirar uma radiografia.

Cuidados a ter

Mantenha a área devidamente limpa. Poderá ter de cobrir a unha com uma ligadura. Coloque um saco de gelo no local e mantenha a mão acima do nível do coração.

Tal ajudará a reduzir as dores e o inchaço. Poderá ter de ser vacinado(a) contra o tétano. Para o alívio das dores, poderá tomar paracetamol, ibuprofeno ou outro anti-inflamatório receitado pelo médico.

Riscos e Complicações

Os traumatismos da unha com formação de hematoma poderão infectar ou mais raramente (se houver lesão do leito) poderão interferir com o normal crescimento da unha, causando deformação ou alteração importante do aspecto da unha.

Tratamento do hematoma subungueal

O seu médico poderá ter de fazer um pequeno orifício na unha para drenar o sangue encurralado. Essa manobra ajudará a diminuir as dores e a acelerar a recuperação.

Se houver um corpo estranho debaixo da unha, deverá ser removido. Em alguns casos, a própria unha poderá ter de ser arrancada.

Foto: Hematoma subungueal no dedo grande do pé esquerdo.

Foto: Dedos das mãos

» Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas e Possíveis Tratamentos

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 5 Comentários
  1. Vera coelho Reply

    Minha unha do dedão do pé está com um risco escuro e avermelhado, além dispo um pouco dolorida. Isso eh micose ou trauma por usar muito o tênis?

  2. Priscila Reply

    Minhas unhas dos pés estão escuras e ninguém soube me explicar.Quero tratar,mas preciso de orientação.O dermato não me receitou nada!

  3. Ygor Legey Reply

    Sou triathleta e vivia tendo esses problemas de voltar com as unhas pretas após as competições, sobretudo das corridas longas. Troquei tênis, passei a usar meias durante as provas e nada. Descobri em uma consulta com ortopedista que faço muito esforço concentrado na parte frontal dos pés quando corro e isso causa os hematomas subungueais. Assisti ao vídeo da matéria e vi que o procedimento é super simples e indolor. É necessário apenas os cuidados assépticos com o local a ser drenado e com as “ferramentas cirúrgicas” – clipe, além de lavar bem o local, fazer gelo e tomar o antiinflamatório. No mais, parabéns pela postagem do vídeo! Ajudou muito!

  4. Antonio Reply

    Pare de retirar a cutícula da unha, vc deve estar realizando esta retirada de maneira ERRADA

  5. Elisabete Aperta Reply

    Bom dia
    Gostaria de ter alguma informação sobreo que me estar a acontecer nas minhas unhas, conforme imagem junta.
    Muito obrigada, fico aguardando qualquer informação a respeito deste problema.
    Com os melhores cumprimentos
    Elisabete Aperta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:01 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)