Hidratação dos Cabelos – Hidratação Capilar

Conheça alguns conselhos para uma total hidratação dos cabelos. Disfrute dos verdadeiros beneficios da hidratação capilar.

Entre os muitos cuidados que as mulheres têm com a sua aparência, o aspecto do cabelo é algo que raramente é esquecido, isto porque basta uma madeixa fora do lugar para que todo o conjunto fique com um ar desleixado. Mas ter um cabelo bem arranjado nem sempre significa que está saudável; e este é precisamente um dos principais erros cometidos pela maioria das pessoas.

Segundo Paulo Vieira, «há actualmente um grande recurso aos trabalhos técnicos, que se sobrepõem uns aos outros, sendo raro encontrarmos um cabelo “virgem”.».

Ou seja, há uma grande tendência para fazer permanentes e pinturas em simultâneo, assim como o recurso frequente ao calor dos secadores, entre outros maus tratos, que tendem a enfraquecer e a desvitalizar o cabelo. Mas estas são também soluções de último recurso que ajudam a disfarçar os verdadeiros problemas que atingem um cabelo que está a ficar desidratado e «doente».

Este profissional do mundo da moda não hesita em salientar que, acima de tudo, «o mau estado do cabelo é o primeiro sintoma de que algo não está bem, tanto no aspecto físico como psicológico».

Por isso, mais do que disfarçar os problemas, há que tratar o mal pela raiz e prevenir algumas das agressões mais frequentes.

O bom champô e a máscara

É importante saber que não são só as tintas e o secador os únicos responsáveis pelos maus tratos infligidos. Inimigos de uma boa saúde capilar são também o recurso a lavagens muito frequentes, assim como a utilização de champôs muitas vezes inadequados em relação às necessidades dos cerca de 120 a 150 mil cabelos que cada um de nós tem na cabeça.

Quanto às lavagens, o principal cuidado é não abusar, pois a água arrasta consigo a sujidade, mas também a gordura, que é necessária para uma boa nutrição dos cabelos. Com efeito, «a segregação sebácea tem como função alimentar o fio de cabelo, quando a retiramos estamos a contribuir para a desidratação e a descamação».

Além disso, as lavagens frequentes vão estimular ainda mais a produção das glândulas sebáceas, o que, no caso da tendência para a oleosidade, pode originar situações mais graves, em que só as lavagens diárias dão ao cabelo um aspecto limpo.

Em relação aos produtos de supermercado, «é preciso ter cuidado na escolha», porque podem ter resultados mais rápidos, mas o seu pH está, muitas vezes, longe de ser neutro, o que acabará por ter efeitos prejudiciais a longo prazo. Este profissional prefere, por isso, a opção dos produtos de venda exclusiva em cabeleireiros ou em farmácias.

Paulo Vieira dá ainda um outro conselho que considera primordial: «O cabelo deve ser tratado com os mesmos cuidados que são dedicados à pele.»

Para além das lavagens, é preciso uma alimentação e hidratação dos fios capilares, da mesma forma que se alimenta e hidrata o rosto e o corpo. E o método para o fazer é semelhante ao que costuma ser utilizado na pele, ou seja, através do recurso frequente a máscaras.

Para este profissional, que está habituado a cabelos que são submetidos a muitas secagens e penteados sofisticados, como é o caso das modelos ou das actrizes, é na máscara que reside o grande segredo de um cabelo saudável.

Como o próprio frisa, «a máscara vai compensar as agressões a que muitas vezes o cabelo tem que ser submetido». Por isso, este é um cuidado que deve fazer parte da rotina de todas as mulheres, bem como do cabeleireiro, ao cortar ou arranjar o cabelo, para além de que as máscaras têm uma outra vantagem: podem ser aplicadas calmamente em casa.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:00 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)