Fotos Antes e Depois

Hidratos de Carbono

O que são? Os hidratos de carbono são uma das três classes de alimentos chamados macronutrientes (os outros dois são gorduras e proteínas).

O termo “Hidratos de Carbono” é um grande guarda-chuva que inclui coisas muito diferentes, desde açúcar a couve-flor.

A unidade básica destes é um monosacarídeo ou açúcar simples (como a glicose ou a frutose), mas estes açucares simples podem ser combinados de formas muito diferentes, e podem ter efeitos muito diferentes no seu corpo segundo a forma como estão combinados.

O corpo pode obter tudo o que necessita a partir das proteínas, gorduras e de uma boa dieta de hidratos de carbono (como os vegetais, que oferecem muitos outros componentes como antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais).

Porque necessito de boas fontes de hidratos de carbono?

Os bons hidratos de carbono têm um impacto lento na subida do açúcar no sangue.

Os melhores compostos, como os vegetais, encontram-se em alimentos não processados que são óptimas fontes de fitoquímicos – constituintes das plantas, que nos dão protecção contra o cancro, doenças cardiovasculares e outro tipo de doenças.

Muitos dos fitoquímicos são antioxidantes naturais e muitos são anti-inflamatórios.

Os vegetais e as frutas também contêm imensas vitaminas e minerais. Adicionalmente, são a única fonte de fibra.

Os Melhores

Lembre-se, uma dieta focada em comer uma variedade de bons hidratos de carbono é naturalmente baixa em açúcar – em especial em açúcar processado ou açúcar adido.

Isto quer dizer que, quando se preocupa em comer bons glicídios, está ao mesmo tempo a seguir um os outros princípios nutritivos da tão conhecida dieta atkins – Baixo Consumo de Açúcar.

Porque devo evitar os maus glicídios?

Os maus glicídios são os altamente processados (pão refinado, cereais e pastelaria industrial) que promovem a subida rápida dos níveis de açúcar no sangue.

O que Procura?
Piperina: conheça as propriedades benéficas da pimenta preta

Estes glicídios refinados não são só ricos em açúcar como muito pobres em nutrientes como fibras.

Também se transformam muito rapidamente em glicose e entram na corrente sanguínea mais rapidamente que os vegetais e que outros bons glicídios.

Isto quer dizer que se consome alimentos com hidratos de carbono refinados, o nível de açúcar no sangue comporta-se como uma montanha russa, com picos altos e baixos.

Quantidades que necessito

Não tanto como pensa. Por exemplo, a maioria das pessoas consome mais de 300 gr de glicídios por dia, sendo que a maioria deles vêm de alimentos altamente processados que aumentam o nível de açúcar no sangue de modo muito rápido e que fazem muito mal à sua saúde.

Uma boa norma para uma pessoa activa e sã é que 30 a 40% do seu consumo diário de calorias seja feito com hidratos de carbono para que possa manter o seu peso.

A pesar de que muitas pessoas possam sobreviver com muito menos que isso por dia.

Em especial, se quer perder peso.

Por exemplo, os atletas em boa forma física, sem problemas de açúcar no sangue podem inclusivamente queimar mais.

A percentagem dependerá de inúmeros factores como os seus objectivos de peso e o consumo individual de glicídios.

Como posso adicionar bons hidratos de carbono à minha dieta?

Os melhores tipos de hidratos de carbono são os que têm baixo e lento impacto na subida de açúcar no sangue.

Não sobem muito o açúcar no sangue mas providenciam ao corpo humano bons nutrientes e um maior variedade na quantidade de nutrientes de que necessitas.

A este tipos de alimentos descrevemos como os bons hidratos de carbono ou alimentos baixos em glicemia.

Estes incluem os vegetais, frutos baixos em glicemia, como por exemplo, frutos silvestres, maças, assim leguminosas e alimentos não processados e ricos em fibras como os cereais integrais.

Os Bons glicídios dão ao seu corpo componentes muito importantes como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes e por outro lado não provocam uma subida brusca nos níveis de açucar e insulina no sangue.

O que Procura?
O que é Diabetes?

O método “Atkins Nutritional Approach” recomenda uma dieta recheada com uma variedade de bons hidratos de carbono – alimentos ricos em nutrientes com um baixo teor de Hidratos de Carbono Líquidos, alimentos como vegetais fibrosos e cereais integrais.

Os bons hidratos de carbono suportam a perda de peso, manutenção do peso e uma saúde óptima.

Conheça » 10 Frutas com Baixo Índice Glicêmico

10. Fevereiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *