Benefícios da Hidroterapia

A hidroterapia favorece a pele em geral e esse bem-estar é extensivo à saúde interior do indivíduo, refere Emília Pinto, esteticista e directora técnica do Instituto de Beleza Bella Dona, em Lisboa.

“Para nós, esteticistas, há duas coisas fundamentais que se interligam: beleza e relax. Sabendo que estão a beneficiar grandemente a sua imagem, o físico e a saúde, a parte psicológica melhora, pelo alívio do stress e do relaxamento”, afirma.

A hidroterapia significa, de forma geral, o tratamento pela água. A hidromassagem é utilizada nas situações de flacidez geral ou localizada. Possuímos uma banheira de fisioterapia, de origem francesa, de grande potência, com computador, onde são introduzidos os dados necessários ao programa. Ao todo, trabalha com mais de 60 saídas de água.

A hidromassagem é fundamental para se fazer uma desintoxicação em profundidade», explica, salientando a grande vantagem deste equipamento, capaz de travar o jacto de água no local do corpo pretendido.

«O utilizador pode fixar a hidromassagem na zona cervical, por exemplo, e manter-se assim durante 20 minutos ou mais», esclarece.

Segundo a esteticista, para o caso de adelgaçamento são utilizados produtos de cosmética que já se encontram à venda com grande variedade no mercado, e que permite aos técnicos de beleza e saúde fazer um proveitoso trabalho.

Acupunctura líquida

Segundo Emília Pinto, no seu instituto fazem-se outros tratamentos, nomeadamente com um aparelho específico, no caso de artroses e inflamações, através de águas e correntes eléctricas, com bastante sucesso. «Na utilização de algas, envolve-se o paciente numa marquesa térmica, onde fica uns 20 minutos. Com as próprias algas no corpo passa para o trabalho da hidromassagem.

É muito benéfica e bastante recomendada no tratamento adelgaçante», esclarece a especialista, referindo igualmente a importância das algas como reafirmantes.

A banheira de hidromassagem, continua a explicar, faz uma espécie de acupunctura, que começa com jactos dirigidos à ponta dos pés, que vão subindo gradualmente pelo corpo e terminam na coluna cervical, centrando-se nas zonas de maior necessidade, tal como na acupunctura.

«Pode terminar com um jacuzzi, estando preparada para isso. Este é um dos processos mais eficazes de tonificação, adelgaçamento, relaxamento e boa circulação sanguínea», sublinha a esteticista.

Qual a regularidade aconselhada nestes tratamentos? «Sempre que haja grande necessidade pode fazer-se duas ou três vezes por semana. Após essa fase passa para uma sessão. Como manutenção, deve-se fazer uma vez por semana», informa.

Vantagens da Hidroterapia

Uma das vantagens da hidroterapia é estar indicada para todas as idades. «Há jovens que trazem consigo uma herança complicada em termos de celulite. Os pais, conscientes disso, orientam-nas para que estes problemas sejam acompanhados e controlados desde o início», esclarece Emília Pinto.

Quanto a contra-indicações, a profissional diz não as haver, pois, incorporado na banheira existe um termóstato que é regulado em cada caso.

 

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:53 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)