Hipogonadismo Masculino - Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnostico
Fotos Antes e Depois

Hipogonadismo Masculino

Atualizado em 29 dezembro, 2017

20% dos homens com mais de 60 anos sofre de hipogonadismo.

A testosterona diminui progressivamente nos homens com mais de 50 anos, o que pode provocar alterações significativas na sua qualidade de vida.

A deficiência de testosterona provoca sintomas que se designam de hipogonadismo e que passam pela diminuição da massa muscular e da libido, disfunção eréctil, anemia, cansaço, osteoporose, aumento da gordura corporal, depressão e irritabilidade.

Segundo dados da ONU, o hipogonadismo é detectado em cerca de 20% dos homens com idade superior a 60 anos.

Ainda de acordo com as Nações Unidas, estima-se que em 1999 existiam 40 milhões de homens com hipogonadismo, número que em 2050 deverá subir para 160 milhões.

Para fazer face a essa situação, a Schering lançou recentemente um fármaco em gel que, para além das vantagens em termos de aplicação, «torna possível o restabelecimento dos níveis sanguíneos normais de testosterona, que se mantêm estáveis durante 24 horas apenas com uma aplicação diária», explica a assessora científica da área hospitalar da Schering Lusitana, Dr.ª Sofia Ferreira.

Segundo a mesma fonte, um estudo efectuado nos EUA demonstrou que esse gel originou «o aumento da libido nos homens e da sua performance sexual», conseguindo ainda «diminuir a irratibilidade, a depressão e aumentar o bem–estar e a vitalidade».

Permitiu, ainda, aumentar a massa e a força muscular e a densidade mineral óssea.

Contudo, salienta Sofia Ferreira, «a terapêutica de reposição da testosterona no hipogonadismo masculino só deve ser efectuada após a deficiência de testosterona ter sido confirmada através de sinais clínicos e exames laboratoriais».

Saiba mais sobre o Hipogonadismo e 6 Tratamentos Naturais

Informação para profissionais de saúde e estudantes de medicina:

Hipogonadismo Masculino – Sintomas, Causas e Características do diagnóstico

Os principais sintomas são Diminuição da libido, impotência e Crescimento escasso dos pêlos corporais masculinos. Os testículos podem ser pequenos ou de tamanho normal; em geral, a testosterona sérica costuma estar reduzida.

Gonadotropinas séricas (LH e FSH) estão reduzidas no hipogonadismo hipogonadotrópico; aumentadas na insuficiência testicular primária (hipogonadismo hipergonadotrópico).

As causas de hipogonadismo hipogonadotrópico incluem enfermidade crônica, desnutrição, fármacos, tumor hipofisário, síndrome de Cushing, hiperprolectinemia, síndromes congênitas (p. ex., síndrome de Kallman).

As causas de hipogonadismo hipergonadotrópico incluem síndrome de Klinefelter, anorquia ou criptorquidia, traumatismo testicular, orquite, distrofia miotônica, hemocromatose, disgenesia gonadal e defeitos na biossíntese de testosterona.

Diagnóstico diferencial
. Distúrbios mencionados acima
. Insensibilidade aos androgênios
. Disfunção erétil neurogênica ou vascular
. Hipotireoidismo

Hipogonadismo Masculino Tratamento
Avaliar e tratar disturbio subjacente.
Reposição de testosterona (intramuscular ou transdérmica).

Dica
Uma das razões para avaliação do primeiro nervo craniano: a anosmia é uma manifestação da síndrome de Kallman.

Referência
Hayes FJ et al.: Hypogonadotropic hypogonadism

Atualizado em 29 dezembro 2017

13 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. em 2009 fiz uma cirurgia intracraniana para retirada de um tumor, na hipófise. desde então fiquei impotente,e com hipogonadismo.fiz tratamento com indocrinologista com urologista. tomei NEBIDO, DESPOSTERON, DURATESTOM ,porem não obtive êxito,tinha libido mas não tinha ereção.acredito que so uma prótese resolveria meu problema.porem não tenho condições financeiras e os hospitais do sus de recife,nao faz este
    procedimento. att joarez silva

  2. Olá Décio!!
    Tenho hipogonadismo e comecei o tratamento em 1986 época em que estava com 19 anos de idade.
    Faço uso de DURATESTON 15/15 dias desde então e levo uma vida normal dentro das possibilidades. Sou casado há 19 anos, hoje estou com 46 e não tive filhos.
    Te oriento a procurar um ENDOCRINOLOGISTA.
    Na época eu também tinha as mesmas características suas incluindo poucos pêlos pelo corpo o que foi normalizado.

    Boa sorte!!

    Hélio Prates

  3. Tenho medo: Tenho dois varicocelos bilaterais mais pequeno hidrocelo, tenho 50 anos. Esta situação resulta ou provoca hipogonadismo? Que hei-de fazer?

  4. Olá pessoal, tenho os testiculos pequenos e o libido baixo, peço ajuda.

  5. Não Vejo as respostas. Se por acaso não obtiveram ainda sou especialista estudioso no assunto me contatem: [email protected]

  6. minha testosterona e 118nh/dl e tenho infertilidade.a 2 anos tomo deposteron 15/15 dias tem 2 meses q nao tomo.o q pode ser feito no meu caso tenho 47anos e quero ser pai obrigado fico a guardando resposta

  7. Tento buscar resposta para meu caso, mas nenhum médico sabe me dizer. Tenho 55 anos, a minha testosterona está normal e o libido baixo, com isto, o meu urologista me aplicou o nebido e a minha testosterona foi a 1200, só aí zerou meu libido, fiquei apático, o único beneficio foi uma linda musculatura. Notei que em mim a testosterona faz efeito contrario, será que é normal ou tenho algum disturbio, a quem devo recorrer. Caso alguém saiba, ficarei bastante grato.

  8. Há algum tempo venho apresentrando estes sintomas (pouca produção ou quase nenhuma de esperma, até dias para voltar a sentir normalidade com antes, testículos muito encurtadoos…entre outros), mas só agora tive “coragem” de buscar aqui uma ajuda! O que devo utilizar?! Já fui a um médico, mas o mesmo nem mesmo consultou “direito”, apenas olhou, perguntou algo e me mandou fazer o espermograma. O que não consegui realizar, até fiz, mas a quantidade colhida, mesmo após 10dias sem ter relação, foi quase nenhuma! Pediram que eu refizesse o teste. E eu não consegui comparecer! Qual o tratamento?! Posso usar estes adesivos que falam?! Muito grato . LUIS PAULO LIMA

  9. Sou diabético glicemia=280 e hipertenso controlado, testosterona “82” (…isso é o fim do mundo…), 42 anos; por favor me ajudem, estou desesperado…

  10. gostaria de referencias de medico em bh que tratam hipogonadismo

  11. gostaria de uma resposta ,sou transplantado de figado e tenho 62 anos e uso clomide pois tenho dificuldade de ereãço e muito pouco desejo sexual ,tem tratamento pra isso????

  12. por favor vc conseguiu algum tratamento para hipogonadismo entre em contato no meu email preciso de ajuda para meu filho.

  13. tambem sofro de hipoganadismo e as minhas caracteristicas sao:traso no crescimento fisico,testiculos muito pequenos e sinto que tenho uma dificuldade em raciocinar.gostaria de saber quais sao as chances de cura que tenho.lembrem se tenho 21 anos de idade.peco a juda, por favor

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *