Os Homens emagrecem mais que as mulheres

Publicado por Equipe Editorial a 31 de outubro de 2014 - Atualizado em 1 outubro 2018

Em artigos relacionados a dietas e emagrecimento, é muitas vezes referido que os homens emagrecem mais que as mulheres, mas será que esta ideia corresponde à realidade?

Na verdade sim, a diferença entre o metabolismo masculino e feminino permite que os homens percam peso de forma mais rápida do que as mulheres. Em geral, os homens possuem aproximadamente mais 20% de massa muscular do que as mulheres, o que lhes permite emagrecer de forma mais rápida e fácil.

Uma vez que o metabolismo masculino é mais rápido, os homens gastam um maior número de calorias para realizar atividades físicas, o que contribui para o seu emagrecimento.

O metabolismo dos homens não favorece apenas o emagrecimento durante a prática de exercício físico, mas também o faz em repouso, dado que o corpo masculino consome um maior número de calorias em descanso.

Para que as mulheres possam acelerar o seu emagrecimento devem optar por realizar atividades físicas como o levantamento de pesos, já que este tipo de exercício contribui para aumentar a massa muscular.

Com maior massa muscular e um maior número de mitocôndrias, o metabolismo das mulheres passa a gastar também mais energia, mesmo quando se encontra em repouso.