Hortelã-Pimenta: 25 Benefícios Surpreendentes, Propriedades, Para Que Serve - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Hortelã-Pimenta: 25 Benefícios Surpreendentes, Propriedades, Para Que Serve

Enquanto muitos de nós reconhece perfeitamente o sabor e o aroma da hortelã-pimenta, são poucos os que conhecem os benefícios que a planta pode oferecer à nossa saúde.

foto de hortelâ pimenta

O Que É a Hortelã-Pimenta?

A hortelã-pimenta é uma variedade de hortelã híbrida, criada através da combinação de hortelã-verde (Spearmint) e Hortelã-da-água (Watermint).

Cientificamente conhecida como Mentha x Piperita, a planta é encontrada em todo o mundo. (1)

A hortelã-pimenta cresce particularmente bem em áreas úmidas e sombrias. Tem um sabor picante e refrescante que a torna um ingrediente extremamente popular em muitas receitas, sucos, batidos, cocktails, doces, sobremesas, entre outros.

As folhas da planta são a parte principal usada, devido à presença do seu precioso óleo essencial, que contém altos níveis de mentona, mentol, limoneno e vários outros ácidos, compostos e antioxidantes.

Apesar de muitas pessoas usarem os termos Menta (Mentha) e Hortelã-Pimenta de forma intercambiável, é importante perceber que, a primeira pode referir-se a diferentes tipos de Mentas ou hortelãs, enquanto a última é uma variedade específica, a Mentha x Piperita.

A planta é nativa da Europa e do Oriente Médio, sendo hoje uma espécie invasora presente em muitas outras regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Galápagos, entre outras.

São plantas aromáticas que preferem crescer em zonas úmidas e frescas. Crescem melhor através de estaquia de ramos novos, em vez de se reproduzirem via dispersão de sementes.

Benefícios Da Hortelã-Pimenta para a saúde

25 Benefícios Surpreendentes Da Hortelã Pimenta Para A Saúde

Existe uma gama enorme de efeitos positivos na saúde associados ao consumo de hortelã-pimenta, incluindo a capacidade de aliviar os sintomas da febre do feno, prevenir náuseas, vômitos, melhorar a memória, o desempenho cognitivo, entre muitos outros:

Usos / Para que serve

A Hortelã-pimenta tem um grande número de usos, tanto medicinais como culinários, sendo inclusive, usada nas seguintes ocasiões:

Óleo Essencial

O óleo é muitas vezes aplicado na pele para tratar problemas respiratórios. Conheça os 6 Usos e Benefícios do Óleo de Hortelã-Pimenta para o Cabelo

Chá

Beber chá de hortelã-pimenta é uma excelente forma de aliviar o estresse, a ansiedade, e aumentar os níveis de energia.

Tinturas e extratos

As tinturas e os extratos são normalmente usados ​​em maiores concentrações, na cura interna e em condições de saúde mais graves.

Agente aromatizante

A planta é também um agente aromatizante bem popular em muitos alimentos, doces, bebidas e produtos de panificação.

São várias as partes da planta utilizadas, incluindo sementes e folhas, e todas elas usadas de formas e com objetivos diferentes.

Efeitos Colaterais

Embora existam muitos efeitos positivos desencadeados através do consumo da hortelã-pimenta, existe também uma série de efeitos colaterais negativos associados.

Gravidez ou Amamentação

As mulheres grávidas ou que estão em fase e amamentação, devem evitar o óleo de hortelã-pimenta, bem como o extrato da planta, pois a concentração de ingredientes ativos presentes nesses compostos pode ser perigosa para o bebê ou para o feto em desenvolvimento.

Dermatite de contato

As pessoas alérgicas à planta podem desenvolver uma crise de dermatite de contato ao tocar em qualquer uma destas substâncias.

Problemas Gastrointestinais

Algumas pessoas relatam problemas gastrointestinais, diarreia e gastrite ao usar a hortelã-pimenta, especialmente em excesso.

Chá de Hortelã-Pimenta (Receita – Thé à La Menthe)

Chá De Hortelã Pimenta

Ingredientes:

  • 3 unidade(s) raminhos de hortelã
  • 2 colher(es) de chá hortelã-pimenta
  • 4 colher(es) de chá de açúcar
  • Pinhões-do-líbano

Modo de preparo:

Coloque os ramos de hortelã-pimenta no bule e despeje por cima um pouco de água fervente. Deixe repousar durante alguns minutos e pode retirar a hortelã-pimenta. Acrescente chá-verde e água fervente suficiente para 4-6 pessoas e deixe em infusão durante 5 minutos. Adoce a gosto.

Acrescente alguns pinhões em taças ou xícaras e coe o chá sobre eles. O Thé à La Menthe pode ser tomado a qualquer hora do dia.

Referências

1 https://pubs.acs.org/
2 https://onlinelibrary.wiley.com/
3 https://www.neurobiologyofaging.org/
4 https://www.sciencedirect.com/
5 https://www.sciencedirect.com/

9 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Adorei as informações, tenho um pé dessa planta em casa, e agora vou aproveita-la bem melhor.

  2. Posso tomar o cha de hortela pimenta, todos os dias?

  3. Qual a diferença da hortelã,para hortelã pimenta?Gostaria de receber tudo de fala sobre chãs.Obrigada.

  4. Uso hortelã pimenta na forma de suco, ou chá se forem folhas secas ,ajuda demais em diabetes o suco da folhas verdes com erva doce usem é marvilhoso um produto caro é feito dessa mistura chama snorvit , nao gastem faço o uso e a vida do diabetico será outra.
    Espero ter sido util.
    Att
    Ana

  5. O chá da Hortelã Pimenta diminui os pelos indesejáveis nas mulheres pelo fato de diminuir o hormônio masculino(testosterona). Isso é verdade?

  6. Boa tarde!

    Sempre gostei de conhecer as propriedades das plantas medicinais.

    Deus nos deixou fonte naturais para o tratamento das enfermidades de seus filhos!

    Gostei muito da matéria apresentada.

    Que deixemos o comodismo e venhamos utilizar os métodos naturais através das plantas para cura e economia no bolso, pelo altos preços dos medicamentos os quais muitas das vezes não resolvem os problemas das enfermidades, irradiando outras doenças.

    Atenciosamente,

    Elizonete.

  7. Bom dia adorei a matéria. Tenho vontade de fazer curso sobre plantas medicinais. vc sabe indicar alguns?

  8. A natureza está sempre pronta para atender as nossas demandas. Infelizemente o ser humano é incapaz de perceber isso e só faz destruí-la. Parabenizo pelo texto.

  9. Excelente o conteudo sobre essa maravilhosa planta,parabens!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade