IBAN e SWIFT

Afinal o que são o código IBAN e o SWIFT? O número internacional de conta bancária (IBAN) é o código que identifica o número de conta de alguém que possua uma conta bancária. Este número identifica o país, o banco onde está a conta e a respectiva conta. Este código permite melhorar a eficácia dos serviços prestados pelos bancos quando são realizadas transferências internacionais. Quanto ao SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) este é utilizado no mundo financeiro e permite a identificação de um banco, e é obtido junto do banco Beneficiário Estrangeiro.

O IBAN é formado no máximo por trinta e quatro caracteres, sendo que os dois primeiros correspondem ao país onde está a conta por exemplo (PT – Portugal, ES- Espanha etc.) o terceiro e quarto são de controlo e servem para validação do código do respectivo país, os restantes caracteres dizem respeito à estrutura de identificação de contas definidas para cada país.

No nosso país para a construção do IBAN não é necessário alterar os números de conta nacionais nem a respectiva estrutura, o IBAN das contas dos portugueses tem vinte e cinco caracteres – o prefixo que é (PT50) e os vinte e um caracteres restantes dizem respeito ao NIB (Número de Identificação Bancária).

A estrutura do IBAN de Portugal é a seguinte:
IBAN -> PT50 **** **** **** **** **** *
O código SWIFT é constituído entre oito e onze caracteres

O código BIC é constituído por 8 ou 11 caracteres: quatro dos quais definem o banco, Código do Banco; os dois seguintes constituem o código ISO do país (ISO 3166), Código do País; os dois que se seguem dizem respeito aos caracteres de localização, podem ser em forma alfabética ou numérica, de maneira a que os bancos do próprio país se possam distinguir entre si, Código de Localização; depois os últimos três caracteres são opcionais e definem o balcão de um determinado banco como sendo um ramo desse mesmo banco, Código Ramo;

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:10 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)