Icterícia - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Icterícia

A icterícia é um problema de saúde que se caracteriza pelo aparecimento de uma cor amarelada na pele, um pouco por todo o corpo no geral, e incluindo os olhos.

icterícia em bebê

Esta condição aparece de uma forma mais comum nos bebés, e nomeadamente nos primeiros dias de vida de bebés recém-nascidos. Geralmente, depois da primeira semana de vida este problema desaparecerá.

A icterícia surge geralmente (nem sempre) associada ao excesso (relativamente ao normal) da concentração de bilirrubina no sangue do bebé, que provoca esta cor mais amarelada.

Existem dois tipos principais de icterícia: icterícia neonatal e obstrutiva.

A icterícia neonatal é aquela, conforme já foi falado, que ocorre em bebés recém-nascidos, devido ao excesso de concentração de bilirrubina no sangue. O facto de a concentração desta substância ser elevada deve-se ao processo de eliminação de hemácias. Este processo é normal e o corpo do bebé vai eliminando hemácias conforme já não necessita delas.

Inicialmente, a cor amarelada começa mais pela parte da cabeça (pele da cabeça). Depois, progressivamente esta vai avançado de cima para baixo no corpo, sendo que os pés são a última parte do corpo onde a coloração amarelada se irá notar.

As consequências da icterícia não são geralmente graves, mas podem existir alguns casos muito raros em que este problema poderá causar lesões cerebrais. A fototerapia é uma forma de diminuir a coloração amarelada, quando esta tende a intensificar-se ao invés de se tornar menos notória.

Nos casos raros em que se podem causar lesões cerebrais estamos perante um problema de nome kernicterus. Neste caso, poderá ser necessário que se recorra a uma transfusão de sangue no sentido de resolver o problema.

Em casos de icterícia sem complicações, não será necessário nenhum tipo de tratamento. Neste caso a alimentação frequente do bebé é uma das formas de combater o problema, já que contribui para que a concentração de bilirrubina seja menor.

Em alguns casos, conforme se poderá consultar com pediatras, poderá ser necessário suspender o processo de amamentação durante 1 ou 2 dias, para que a concentração de bilirrubina seja normalizada no sangue.

Quanto ao outro tipo de icterícia, a obstrutiva, esta surge geralmente associada ao cancro, hepatite, cirrose, fibrose cística, entre outros problemas de saúde. Neste caso, trata-se não de uma concentração elevada de bilirrubina mas sim de uma obstrução da passagem da bile que passa para o sangue. A cor da pele fica amarelada devido ao facto de a coloração da bile ser também ela amarelada.

Tratamento

O tratamento deve ser feito através da eliminação da causa. Em alguns casos, poderá ser necessário a toma de medicamentos. Noutros, poderá ser mesmo necessário que se recorra à cirurgia.

A icterícia é um problema que tem cura. Conforme referido acima, basta que se planeie um tratamento que incida de forma directa sobre a causa do problema, e assim este será consequentemente resolvido.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade