Ilha da Inhaca (Moçambique)

A Ilha da Inhaca situa-se na baía Espírito Santo e dista cerca de 35 quilómetros da capital de Moçambique, Maputo. Várias carreiras de táxis aéreos asseguram a ligação ao continente e a opção pelo transporte marítimo não deixa de ser menos interessante já que se pode apreciar outras pequenas ilhas durante o percurso.

A Xefina grande, por exemplo, detém ainda vestígios das antigas instalações destinadas a presos políticos do regime colonial. Mais adiante, a ilha dos portugueses, com a sua característica tropical. Chegado à ilha da Inhaca, o turista sente o isolamento e conforto que a unidade hoteleira lhe proporciona.

Um edifício central onde está instalada a recepção, salas de jantar e e bares virados para o mar. Os quartos, encontram-se espalhados tipo “bangalôs” e uma piscina de água salgada, limita a área do acesso à praia. A fauna terreste inclui muitas espécies de aves, insectos, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

Na parte sul da ilha existe uma importante estação de biologia marítima, sob a supervisão directa da faculdade de bilogia da Universidade Eduardo Mondlane. Várias são as solicitações dos pesquisadores de todo o mundo, pelo que desde a sua contrução, em 1951, uma parte da ilha passasse a ser designada como reserva natural protegida.

A Inhaca sempre foi considerada a ilha de sonho e poucos moçambicanos tiveram o privilégio de a conhecer. Os clientes mais assíduos (sul-africanos), mantinham, regra geral, a lotação esgotada. Após a independência e dados os conflitos com o então regime do “apartheid”, o afluxo de turistas descresceu significativamente. Porém, a empresa “Pestana Resorts” reabilitou as instalações e hoje concorre em outras estâncias balneares, entre as quais o arquipélago do Bazaruto e a Ponta do Ouro, a sul do País.

Não se esqueça de dar um saltinho à Ilha de Santa Maria onde poderá desfrutar de um manancial de espécies de peixes raríssimos. A pesca é outro dos atractivos da viagem. Desde os marlins a tubarões, os pesqueiros estão bem aprovisionados.

Galeria de Fotos da Ilha da Inhaca (Moçambique)

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:09 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)