Ilhas Baleares – Clima

Revisado por Equipe Editorial a 6 de janeiro de 2011 e Atualizado em 13 janeiro 2018

Clima das Ilhas Baleares.

As praias e o clima transformaram as Ilhas Baleares num dos principais destinos turísticos do país, Espanha. As temperaturas são suaves, mínimas de 12º C em Janeiro e máximas de 28º C em Agosto. A água do mar é agradável para banhos desde Abril e pode-se tomar banhos de sol praticamente todo o ano.

+ Info

Moeda: Euro

Saúde: Não é necessária nenhuma vacina para os turistas que visitem Espanha.

Electricidade: 220 a 240 volts.

Diferença Horária: GMT + 1 hora.

Idioma: Espanhol e Maiorquino.

Horários

Comércio: As lojas abrem das 9:00 ou 9:30 h. até às 13:30 ou 14:00 h., e das 16:30 ou 17:00 h. até às 20:00 ou 8:30 h., embora tenha vindo a ser comum abrir também durante as horas reservadas à tradicional sesta. Os estabelecimentos comerciais encerram durante um dia e meio por semana. Muitos encerram durante o Sábado à tarde e ao Domingo, outros começaram a encerrar só aos Domingos. Em áreas turísticas, e especialmente no Verão, os horários comerciais são normalmente alargados até às 22:00 ou 23:00 h. durante os sete dias da semana.

Restaurantes: Os horários dos restaurantes são bastante variados, ainda que seja norma abrir das 13:30 às 15:30 h. para almoço, e das 20:30 às 23:00 ou 23:30 h. para jantar. No Verão estes horários também são alargados, oferecendo serviço contínuo de aperitivos até altas horas quando a cozinha se encontra encerrada.

Bares: Estão abertos todo o dia e encerram muito tarde. Em geral, a vida nocturna em Espanha é bastante intensa, permanecendo os bares e discotecas abertos até muito depois da meia-noite. No Verão, podem encontrar-se abertos até às 3 ou 4 h. da manhã. Nas grandes cidades, por exemplo, existem muitos lugares que permanecem abertos até amanhecer, mesmo no Inverno.

Farmácias: Estão abertas das 9:30 h. às 14:00 h. e das 16:30 h. às 20:00 h. Também há, como em Portugal, farmácias de serviço permanente. Todas as farmácias dispõem de uma lista de todas as outras que se encontram de serviço, com indicações de quais são as mais próximas. Também pode encontrar esta informação nos jornais locais.

Bancos: Das 8:30 h. às 14:00 h. de segunda a sábado, excepto nos meses de Verão, que encerram aos sábados. Alguns postos principais podem encontrar-se abertos à tarde.

Transportes

Barcos: O trajecto do continente às Ilhas é feito pela Companhia Transmediterrânea.

Outras Dicas

Câmbio: Se possível, troque as suas divisas unicamente em bancos. Hotéis, restaurantes e comércio oferecem um câmbio menos favorável. Grandes cadeias comerciais como El Corte Inglês permitem trocar a horas em que os bancos se encontram encerrados.
Cartões de Crédito: São aceites todos os cartões e os estabelecimentos comerciais indicam à porta quais aceitam.
Cheques de Viagem: Podem ser cambiados em bancos e postos, e normalmente o seu cambio é maior que o dinheiro.

Qual a melhor epoca do ano para conhecer as Ilhas Baleares? Se procura bom clima e tranquilidade, Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro são os melhores meses. Se prefere calor opte por Julho e Agosto. O resto do ano é perfeito para relaxar.

O que vestir: Para o Verão, roupa prática, descontraída e, se possível, 100% na moda. Um casaco para as noites mais frescas.
O que levar: Protector solar e óculos escuros.
Para telefonar: Em todas as ilhas existem cabinas de uso público. As instruções encontram-se no interior, em diferentes idiomas. Estas cabinas funcionam com moedas de 5, 25 e 100 pesetas, tendo sido recentemente incorporado um sistema de cartão magnético.
Gorjetas: Ainda que praticamente todos os estabelecimentos incluam na factura uma parcela pelo serviço, é comum deixar gorjeta. Este costume, comum em bares e restaurantes, estendeu-se aos empregados de hotéis, acomodadores de teatro e cinema e taxistas, mas não é obrigatório.

Fazer Compras

As compras mais interessantes centram-se na moda, artesanato, tecidos concebidos e desenhados à mão, panos bordados, artesanato em couro. Em Menorca podemos adquirir bijuteria e objectos metálicos e queijos artesanais. Por todas as ilhas existem cartazes que anunciam a proximidade de algum mercado hippy, sobretudo em Ibiza.

Em Ibiza, além do artesanato (recelagem, fiação, olaria, chapéus, sandálias, cobertores de lã e de algodão, jóias de metal — que pode encontrar no mercado ao ar livre ao longo do país, no mercadillo) há uma indústria de moda que se popularizou com o nome da moda Ad Lib.

Gastronomia das Ilhas Baleares

A cozinha Balear é um fiel reflexo da cozinha mediterrânica. Têm grande importância os queijos artesanais e a “ensaimada maiorquina”. Outros pratos típicos da zona são: Arròs brut (arroz de caldo com carne), em Escudella.
A Caldeirada, sobretudo de lagosta, em Fornells. O Molho maionese, típico de Maó, é o acompanhamento habitual para desfrutar de bons peixes e mariscos.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *