Inalador com Contador de Doses - Como Usar - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Inalador com Contador de Doses – Como Usar

Inalador com Contador de Doses – Como Usar:

O que é?

Um inalador é um recipiente de pequenas dimensões que permite vaporizar uma pequena quantidade de medicamento – que o ajuda a respirar melhor – para dentro da garganta e dos pulmões. Também pode ser designado por inalador com contador de doses ou ICD devido à administração de uma dose de medicamento de cada vez. Deverá usar o seu inalador correctamente de modo a que o medicamento atinja a garganta e os pulmões e actue da melhor forma possível. Se o usar de forma incorrecta, o medicamento acabará por ficar retido na língua ou na parte posterior da boca. Siga as instruções do médico no que concerne à frequência de utilização do inalador.

Como usar o ICD? Os passos seguintes ensiná-lo-ão a usar correctamente um inalador com contador de doses.

1- Agite devidamente o inalador para misturar o medicamento. 2- Remova a tampa do bocal. 3- Se possuir um inalador que tenha de ser montado, vire o bocal para o lado. Um dos lados da extremidade achatada do bocal possui um pequeno orifício. Introduza a haste de metal do recipiente no orifício.

Apresentam-se, de seguida, três métodos de utilização de um ICD. Pergunte ao seu médico qual o método mais adequado para o seu caso. Os métodos 1 e 2 podem ser adoptados para todos os inaladores de medicamentos. O método 3 não deverá ser adoptado para inalação de esteróides, mas poderá ser usado com outros tipos de medicamentos para a asma.

Método 1: Segure no inalador a uma distância compreendida entre 25 mm e 50 mm da boca (cerca de dois a três dedos).

Método 2: É possível que lhe dêem um espaçador/câmara de expansão de suporte para usar juntamente com o seu inalador. Trata-se de um pequeno tubo constituído por um material semelhante ao plástico do bocal do inalador. As câmaras encontram-se disponíveis em várias formas. O medicamento passa, primeiro, para dentro da câmara tornando, assim, a vaporização mais lenta no interior da boca e da garganta. Feche os lábios sem apertar demasiado o bocal. Não obstrua a abertura com os dentes ou a língua.

Método 3: É possível que lhe digam para introduzir o bocal do inalador na boca, apoiando-o sobre a língua. Não obstrua a abertura do bocal com os dentes ou a língua. Exale (expire) de forma lenta e contínua. Pressione firmemente o inalador enquanto inala (inspira) lentamente (três a cinco segundos). Obterá, assim, uma dose de medicamento. Pressione o inalador apenas uma vez enquanto inspira. Se usar uma câmara de expansão, pressione primeiro o inalador. Comece a inspirar lentamente no espaço de cinco segundos.

Afaste o bocal da boca. Sustenha a respiração enquanto conta, se possível lentamente, até dez. Tal permitirá que o medicamento penetre profundamente nos pulmões. Expire lentamente comprimindo os lábios (como se estivesse a soprar num trompete). Nunca expire através do bocal. Siga as instruções do médico no que toca ao número de doses a tomar. Se necessitar de tomar duas doses, aguarde um minuto antes de passar à dose seguinte. Não se esqueça de agitar novamente o recipiente.

Depois de usar o inalador: Enxagúe a boca e gargareje com água. Não engula a água, pois tal diminui a quantidade de medicamento que se encontra na boca e na garganta. Gargarejar também diminui o ardor que possa, eventualmente, sentir na garganta, bem como a necessidade de tossir. Enxaguar e gargarejar também pode ajudar a evitar uma infecção na boca.

Como limpar o inalador? Examine o orifício através do qual o medicamento sai do inalador. Limpe o inalador se detectar sinais de pó dentro ou à volta do orifício. Retire o bocal de plástico da caixa metálica. Enxagúe apenas o bocal e a tampa em água morna. Seque-os de um dia para o outro à temperatura ambiente. De manhã, coloque novamente o bocal na caixa. Tape o bocal.

Como ver se o inalador está vazio? As caixas dos inaladores indicam, geralmente, o número de doses. Apresenta-se, de seguida, um exemplo de como poderá saber se o seu inalador está vazio. Se a sua caixa contiver 200 doses e lhe tiverem sido recomendadas oito doses por dia, divida 200 por oito. A resposta é 25 (dias). Se tiver começado a usar o inalador no dia 1 de Maio, substitua-o no dia 25 de Maio ou antes. Escreva na caixa a data a que começou a usar o medicamento. Não mergulhe a caixa em água para ver se está vazia. Essa técnica não resulta.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade