Inalador para Asma - Como usar o Inalador - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Inalador para Asma – Como usar o Inalador

Inalador para Asma – Como usar o Inalador?

O que é um inalador para asma?

Um inalador é um aparelho que, cabendo numa mão, contém um medicamento que pode ser vaporizado para a garganta e pulmões. O medicamento ajuda a evitar ataques de asma.

Também é designado por instrumento para inalações ou bomba. Deverá usar o seu inalador correctamente para que o medicamento se aloje nos brônquios e tenha o efeito desejado.

Se o usar de forma incorrecta, o medicamento acabará por ficar na língua ou no céu da boca.

Siga as instruções do médico relativas à frequência com que deve usar o inalador. Nunca use mais de 4 cápsulas (comprimidos) de medicamento por dia.

Como usar o meu inalador?

Os passos seguintes ensiná-lo-ão a usar correctamente um inalador. Solicite o Folheto de Medicamentos para obter mais informações sobre os seus medicamentos por inalação.

Lave as mãos com água e sabão.

Enxugue e seque as mãos. Alguns inaladores já trazem o medicamento.

Noutros, deve colocar-se uma cápsula aquando da administração de cada dose. Se tiver de carregar o seu inalador, retire a cápsula do invólucro para que esta fique pronta a usar.

Não a manuseie demasiado pois ela pode amolecer.

Não retire as cápsulas do invólucro até estar pronto para as usar. Se deixar as cápsulas fora do invólucro poderá parti-las e, assim, anular o efeito do medicamento.

Segure o inalador com o bocal virado para baixo e voltado para si.

Deslize a manga a todo o comprimento, até ao topo. Abra o bocal, desenroscando a ponta no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Dentro, verá uma pequena hélice numa haste. Pressione firmemente a extremidade colorida da cápsula do medicamento para o meio da hélice.

De forma delicada, mas firme aperte novamente o dispositivo até ouvir um estalido. Deslize a manga totalmente para baixo para fazer um buraco na cápsula.

Depois, deslize-a novamente para cima, o que permitirá soltar o medicamento. Efectue este passo apenas uma vez para cada cápsula.

Mantenha o bocal do inalador entre 2,5 a 5 cm da boca (cerca de 2 a 3 dedos). Exale (expire) tanto ar quanto possível. Coloque o bocal na boca e feche os lábios sem exercer muita força.

Não bloqueie a abertura com os dentes ou a língua. Inale (inspire) rápida e profundamente uma vez para encher os pulmões. Retenha a respiração e conte até 10, se conseguir. Tal permitirá que o medicamento chegue bem fundo nos pulmões. Retire o bocal da boca.

Exale lentamente com os lábios contraídos (como se estivesse a soprar num trompete). Nunca exale através do bocal. Inale e exale, da forma previamente descrita, mais 2 a 3 três vezes até acabar todo o medicamento que está no inalador.

Depois de usar o inalador:

Enxugue a boca e gargareje com água. Não a engula. Tal diminui a quantidade de medicamento deixada na boca e na garganta.

Gargarejar também diminui o ardor na garganta e diminui a necessidade de tossir. Enxaguar e gargarejar também podem evitar uma infecção na boca. Enxugue o bocal com água morna. Seque devidamente o inalador antes de o guardar.

CONTACTE O MÉDICO SE:

Tiver qualquer um destes problemas depois de usar o inalador:

Garganta ou peito inflamado ou arranhado.

Tosse ou sensação de sufocamento.

Congestão nasal (nariz entupido).

Tonturas, dores de cabeça ou náuseas (enjoos).

Tiver febre acima dos 38ºC e tremores.

Tiver quaisquer questões ou preocupações sobre a sua doença, medicação ou sobre como usar o seu inalador.

Veja também na Enciclopédia das Doenças asma brônquica ou bronquite asmática, no adulto, asma induzida pelo exercício e asma na criança.

Conheça 3 Óleos Essenciais Para o Alívio da Asma

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade