Infecção do Trato Urinário

A infecção do trato urinário é uma infecção comum da bexiga, dos rins ou da uretra. Quando a infecção ocorre na bexiga é designada por cistite.

Quando a infecção ocorre na uretra é designada por uretrite. É designada por pielonefrite se a infecção alcançar os rins.

Descubra 8 Óleos Essenciais para Tratar Infecções Urinárias

Infecção do Trato Urinário Feminina (na bexiga, nos rins, nos ureteres)

As infecções do tracto urinário são um problema comum, especialmente em mulheres que mantêm relações sexuais. Algumas mulheres podem sofrer diversas infecções em simultâneo.

Os rins podem ficar danificados se uma infecção do trato urinário não for tratada durante meses ou anos.

Os rins são órgãos com a forma de um feijão que eliminam os químicos indesejados do sangue. Estes químicos eliminados são transformados em urina pelos rins.

Os rins encontram-se ligados à bexiga através de pequenos tubos designados por ureteres. A urina é transportada através dos ureteres até à bexiga, a qual é um órgão oco que armazena a urina.

A urina passa da bexiga através da uretra, sendo depois eliminada para fora do corpo sempre que urinamos.

Causas da infecção do trato urinário

Germes designados por bactérias provocam as infecções do trato urinário. Estes germes entram habitualmente pela uretra e viajam pelo trato urinário acima.

As bactérias podem então infectar a uretra, a bexiga ou os rins. Descrevem-se a seguir algumas das razões pelas quais é possível sofrer de uma infecção do tracto urinário.

Limpar com um movimento de trás para a frente depois de urinar ou de defecar.
O sexo poderá facilitar a entrada de germes na uretra.
A gravidez.
Sofrer de diabetes mellitus.
Ocorrência de infecções do trato urinário frequentes

Sinais e sintomas da infecção do trato urinário

Dor e ardor ao urinar. Necessidade de urinar com bastante frequência ou sensação de que necessita de urinar com bastante frequência. Vontade de urinar logo depois de ter terminado a micção.

Quantas Vezes se Deve Urinar por Dia: Saiba Tudo

A urina poderá ter um aspecto avermelhado ou rosáceo (urina com sangue) ou poderá sentir dores no abdómen (barriga).

Caso sofra de uma infecção do trato urinário poderá sentir dores nas costas, nas partes laterais do corpo ou no estômago.

Poderá ter febre ou ter a sensação de que vai vomitar. Algumas pessoas com infecções do tracto urinário não apresentam quaisquer sintomas.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Será necessário fornecer uma ou mais amostras de urina as quais serão enviadas para o laboratório para serem examinadas.

Cuidados a ter:

Beber água frequentemente

Riscos e Complicações:

Infecção nos rins (pielonefrite)

Tratamento para infecção do trato urinário

Se a infecção tiver sido causada por uma bactéria necessitará de tomar antibióticos. Beba entre 8 a 10 copos (de tamanho normal) de água por dia para manter a urina com uma coloração amarela clara.

A ingestão de grandes quantidades de água ajuda a limpar os rins de grandes quantidades de germes. Poderá ser necessário efectuar tratamentos hospitalares caso sofra de uma infecção grave do tracto urinário.

Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)

Infecção do Trato Urinário em Crianças

As infecções do trato urinário são mais comuns nas raparigas. A criança poderá sofrer de uma infecção do tracto urinário mais do que uma vez.

Algumas crianças com este tipo de infecções não apresentam quaisquer sintomas. Se a infecção não for tratada durante meses ou anos, a infecção poderá danificar os rins.

Causas

A criança poderá sofrer uma infecção do trato urinário se não conseguir eliminar a urina sempre que sentir necessidade de o fazer.

Se a criança for uma rapariga, poderá apanhar uma infecção se limpar o recto com um movimento de trás para a frente.

Este tipo de limpeza, particularmente depois de defecar, pode espalhar os germes para a abertura do tracto urinário. O bloqueio de algum tubo do trato urinário também poderá provocar uma infecção do tracto urinário.

Sinais e sintomas

A criança poderá sentir dores ou ardor ao urinar. Poderá urinar pouco ou não conseguir urinar. A criança poderá também sofrer de incontinência ou urinar durante a noite.

A urina poderá exalar odores ou apresentar um aspecto rosáceo ou avermelhado (urina com sangue). A criança poderá ter febre ou sentir dores a meio das costas ou nas partes laterais. A criança poderá sentir enjoos ou começar a vomitar.

Como se Diagnostica

O diagnóstico é feito através de análises à urina. Estas análises indicam se existe infecção e, se esta existir, qual é a bactéria que a provoca e qual o melhor antibiótico para o seu tratamento.

Riscos e Complicações

As principais complicações das infecções urinárias dizem respeito ao envolvimento dos rins, o que pode deixar cicatrizes e levar a um funcionamento defeituoso dos rins.

Por esta razão a criança deve fazer sempre uma análise de urina quando há suspeita de infecção urinária.

Tratamentos

É necessário tomar antibióticos para ajudar a matar as bactérias. O médico poderá sugerir que dê à criança paracetamol para baixar a febre.

A criança deverá ingerir bastantes líquidos para manter a urina numa cor amarelada clara. Se a infecção for grave, a criança poderá necessitar de ser hospitalizada.

Conheça as Causas de Infecção Urinária na Gravidez

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 1 Comentário
  1. Vinicius Aguiar Sousa Reply

    Quando eu faco xixi só arde no final e sai sangue porque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:01 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)